Início » Antivírus e Segurança » Instagram guardou milhões de senhas em texto puro, avisa Facebook

Instagram guardou milhões de senhas em texto puro, avisa Facebook

De acordo com o Facebook, as senhas do Instagram ficaram expostas dentro da empresa mas não vazaram

Felipe Ventura Por

Lembra quando o Facebook guardou em texto puro, sem criptografia, as senhas de “dezenas de milhares de usuários” do Instagram? Bem, na verdade a situação é mais grave do que o estimado: agora, a empresa diz que o problema afetou “milhões de usuários” do Instagram. Essa rede social não nos dá um dia de paz.

fancycrave-instagram-unsplash

O Facebook atualizou nesta quinta-feira (18) um comunicado divulgado em março, dizendo: “desde que este post foi publicado, descobrimos registros adicionais de senhas do Instagram sendo armazenadas em um formato legível”.

Isso afetou mais pessoas do que o informado anteriormente: “agora estimamos que esse problema impactou milhões de usuários do Instagram”. Eles serão notificados e receberão o conselho de mudar a senha.

De acordo com o Facebook, os dados ficaram expostos dentro da empresa, mas não vazaram: “nossa investigação determinou que essas senhas armazenadas não foram abusadas internamente nem acessadas indevidamente”.

OK, milhões de senhas ficaram expostas em texto puro, mas quantos milhões? Uma porta-voz do Facebook diz ao TechCrunch que a empresa ainda não tem “um número preciso” para compartilhar.

Problema afetou até 600 milhões de contas do Facebook

Em janeiro, engenheiros de segurança do Facebook descobriram as senhas expostas em texto puro. Foi criada uma força-tarefa para encontrar outros lugares onde isso pudesse estar acontecendo. O problema foi divulgado ao público em março.

O Facebook diz que expôs senhas de “centenas de milhões de usuários” do Facebook Lite, e “dezenas de milhões” de outros usuários da rede social. Segundo o pesquisador de segurança Brian Krebs, o problema afetou entre 200 milhões e 600 milhões de contas.

Os usuários foram notificados com as seguintes sugestões:

Como explicamos anteriormente, o Facebook não costuma guardar senhas em texto puro: a empresa usa o algoritmo scrypt para transformá-las em uma sequência aleatória de caracteres. Os algoritmos hash e salt são uma medida básica de segurança para evitar invasões de conta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

Tu acha que uma empresa do tamanho do Facebook já criptografaria a senha na hora da configuração e jamais armazenaria a original, mas não... Pois, Zuckerberg.

Ivan

Verdade, são palavras subjetivas e genéricas.

Lucas Santos

Ainda dependemos do conceito deles de "abuso" e "indevidamente".

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

e precisa?

só fingir que pagou a multa e pronto.

Keaton

Esse é o momento no qual a gente tem de fingir surpresa, né?

Rookie naz

Recebi isso também, mas fechei a página e acabei não lendo todo o recado.

Paçaro

Em se tratando de Facebook estou sempre desapontado mas nunca surpreso.

Eduardo Braga

Password generator

Ivan

“nossa investigação determinou que essas senhas armazenadas não foram abusadas internamente nem acessadas indevidamente”.
Ou seja, confessou que as senhas foram usadas pelos funcionários.

P. Herrera

A sorte do Facebook e redes pertencentes é que não tem ninguém para concorrer com os msms. O mundo é refém desse monstro social.

O único capaz seria o Google, mas falhou inúmeras vezes e jogou a toalha.

Juliano Ferretti

É por essas e outras que uso 2FA em tudo que é possível. É um pouco aborrecedor ter que ficar autenticando em tudo quanto é lugar, mas... 🤷‍♂️

Sandro Soares

Pqp, o Facebook literalmente não aprende com os erros!

Bernardo

No caso, esse trata-se das senhas do Facebook, de outro vazamento. O de hoje é específico para o Instagram.

Sandro Soares

De novo? Esse print é de semana passada https://uploads.disquscdn.c...

Pedro Henrique

facebook ja deve ter vazado minha senha tantas vezes que já to sem opção de senha pra usar.