Início » Internet » Instagram estuda esconder número de likes em fotos

Instagram estuda esconder número de likes em fotos

Em versão de teste do Instagram, seguidores não podem ver quantidade de curtidas no feed

Por

“Curtido por fulano e outros” em vez de “Curtido por fulano e outras 727 pessoas”. É isso que o Instagram estuda fazer no feed, para que seus seguidores não vejam a quantidade de pessoas que deram like nas suas fotos.

A novidade foi descoberta pela engenheira de software Jane Manchun Wong. Quando o teste está ativado, o aplicativo esconde o número de curtidas e mostra a mensagem: “Queremos que seus seguidores foquem no que você compartilha, não em quantas curtidas seus posts recebem. Durante este teste, apenas a pessoa que compartilhou o post verá o número total de likes recebidos”.

Instagram

Embora o número total de likes seja ocultado no feed, ainda é possível que seus seguidores vejam pequenos avatares de quem curtiu a foto, bem como o nome de uma das pessoas que gostaram da publicação.

E por que o Instagram estudou a alteração? O TechCrunch nota que muitos usuários excluem as postagens que não recebem curtidas “suficientes” imediatamente, ou decidem publicar imagens “constrangedoras” em uma conta secundária. Se as pessoas não souberem quantas curtidas uma publicação recebe, elas se importarão menos com o número e poderão publicar mais na rede social.

Além disso, o The Independent noticiou que o Gabinete do Comissário para a Informação do Reino Unido (ICO, na sigla em inglês) recomendou que os recursos que roubam a atenção dos usuários para aumentar o engajamento devem ser desativados ou totalmente banidos em sites que podem ser acessados por menores de 18 anos. Isso porque mostrar o número de curtidas, por exemplo, pode fazer uma pessoa passar mais tempo em uma rede social, prejudicando seu bem-estar.

Em nota, o Instagram diz que não está testando a funcionalidade neste momento, mas que sempre explora maneiras de “reduzir a pressão” dentro da rede social.