Início » Internet » Google expande Open Heritage, projeto que digitaliza locais históricos

Google expande Open Heritage, projeto que digitaliza locais históricos

Open Heritage é uma plataforma online com imagens e modelos 3D detalhados de pontos históricos

Emerson Alecrim Por
33 semanas atrás

O incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame de Paris no último dia 15 é prova recente da importância de iniciativas para conservação de monumentos emblemáticos. Até plataformas online podem ser úteis. É o caso do Google com a Open Heritage, ideia que acaba de ser expandida: o projeto disponibiliza imagens e reproduções digitais detalhadas de locais históricos.

Templo de Apolo

Templo de Apolo

A Open Heritage é uma parceria do Google com a ONG CyArk. A iniciativa foi apresentada há um ano com o objetivo de disponibilizar imagens e reproduções tridimensionais precisas de pontos históricos em todo o mundo que estão sujeitos a danos severos ou até destruição completa, seja por ação do homem ou por desastres naturais.

É possível acessar a Open Heritage diretamente na plataforma Google Arts & Culture, criada em 2011 para permitir visitas virtuais a museus e galerias de arte de várias partes do mundo, bem como oferecer vasto material explicativo sobre as peças expostas.

Para você ter ideia, na Google Arts & Culture é possível encontrar várias imagens e informações a respeito do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, destruído por um incêndio em setembro passado.

Com a expansão anunciada nesta semana, o Open Heritage passa a disponibilizar imagens e informações de mais 30 lugares, aproximadamente. Até então, 27 locais históricos estavam registrados na plataforma. Umas das novidades é uma reprodução 3D da Catedral Metropolitana da Cidade do México.

De modo geral, os modelos 3D dos monumentos do projeto são tão detalhados que, eventualmente, podem auxiliar em trabalhos de restauração ou reconstrução, além de permitir visitas virtuais com riqueza de detalhes, é claro.

Infelizmente, a Catedral de Notre-Dame de Paris não foi incluída a tempo no Open Heritage. Mas nem tudo está perdido: o jogo Assassin’s Creed Unity tem um mapeamento 3D do local tão rico que pode servir de grande ajuda para os trabalhos de restauração.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.