Apple perde espaço em vendas de celulares premium; OnePlus e Huawei crescem

Liderança no segmento ainda é dos iPhones, seguido pelos Samsung Galaxy

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Tinh tế Photo/Flickr

O mercado global de smartphones é dominado por três marcas: Samsung (18,7%), Apple (18,2%) e Huawei (16,1%), de acordo com dados do IDC do último trimestre de 2018. Mas e quando falamos dos celulares premium, com preços maiores e margens de lucro teoricamente melhores? Nesse segmento, a Apple detém a liderança absoluta — mas vem perdendo espaço para as chinesas.

A Counterpoint Research mostra que, em 2018, a Apple abocanhou 51% do mercado de aparelhos premium em todo o mundo. A Samsung vem em segundo lugar, com 22%. No entanto, ambas enfraqueceram em relação a 2017: a Apple, que sofreu uma queda maior, era dona de 58% do segmento, enquanto a marca coreana tinha 23% de participação.

Em compensação, três marcas chinesas aumentaram sua participação de 2017 para 2018. A Huawei passou de 8% para 10%, a Oppo foi de 1% para 6% e a OnePlus subiu de 1% para 2%. Esta é a primeira vez que a OnePlus aparece no ranking, graças aos bons resultados do OnePlus 6T do mercado indiano: ela deteve 33% do segmento premium, atrás somente da Samsung, com 36%.

São considerados celulares premium aqueles cujos preços de venda no atacado ultrapassem US$ 400. Essa faixa cresceu 27% no ano na região da Ásia-Pacífico, devido às vendas fortes de Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi. Os brasileiros também estão comprando smartphones mais caros: o segmento premium subiu 13% em relação a 2017.

Samsung, Apple e Huawei lideram na América Latina

Vendas de celulares premium por região (Counterpoint Research)

Em todas as regiões do mundo, com exceção da China e da Índia, o primeiro e o segundo lugares são da Apple e da Samsung. A partir do terceiro lugar, vemos algumas particularidades.

Por exemplo, na América do Norte, o ranking é seguido por Google, LG e Motorola: as vendas do Pixel 3 reforçaram a presença da empresa de Mountain View na região. Além disso, pela primeira vez, o Google apareceu no top 5 da Europa.

Na América Latina, as empresas que mais vendem celulares premium são, respectivamente, Samsung, Apple, Huawei, Motorola e LG. A Huawei é a única que ainda não está presente no mercado brasileiro — mas já detém participações de dois dígitos em outros países da região, e é vice-líder em smartphones na Bolívia, no Chile e na Colômbia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados