Samsung adia eventos de lançamento do Galaxy Fold na China e Espanha

Várias unidades do Samsung Galaxy Fold enviadas a jornalistas tiveram problemas na tela

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 5 meses
Samsung Galaxy Fold (Foto: Mark Gurman/Bloomberg)
Samsung Galaxy Fold (Foto: Mark Gurman/Bloomberg)

A Samsung havia escolhido esta semana para fazer o lançamento oficial do Galaxy Fold em determinados países, mas alguns eventos vêm sendo adiados. Os motivos não estão claros, mas é impossível não associar a decisão aos problemas na tela dobrável do dispositivo que foram reportados por veículos que receberam unidades para testes.

Um exemplo vem do editor de tecnologia da CNBC, Steve Kovach, que mostrou no Twitter o seu Galaxy Fold com defeitos na tela após apenas um dia de uso. Outro é o de Todd Haselton, também da CNBC: a tela da sua unidade piscava com frequência e tinha problemas de cintilação, também com pouco tempo de uso.

This is what the Galaxy Fold looks like this morning, like the damage it’s spreading around. pic.twitter.com/4g57LC9Ng2

— Todd Haselton (@robotodd) April 18, 2019

Houve casos de jornalistas que removeram uma película que recobria a tela do Galaxy Fold. Como não havia avisos a respeito, eles entenderam que aquela era apenas uma proteção temporária, que deveria ser removida antes do uso do smartphone. A Samsung disse mais tarde que a remoção da película pode causar danos.

Com retirada de película ou não, os relatos de problemas com o Galaxy Fold pelos jornalistas que receberam unidades de teste são tão numerosos que parece existir um problema de fabricação ou projeto. A suspensão dos eventos de lançamento do modelo reforça essa possibilidade.

Hong Kong e Xangai tinham eventos marcados para 23 e 24 de abril, respectivamente. Ambos foram suspensos. Ainda não há informações sobre novas datas. Ao jornal National Business Daily, a Samsung disse ter tido problemas com o local escolhido para o lançamento em Xangai. Sobre Hong Kong, porém, até agora não houve justificativa.

De acordo com o El País, a Samsung também cancelou o evento da Espanha, marcado para quarta-feira (24). No comunicado enviado aos convidados, a Samsung disse que “está trabalhando para assegurar que todos os seus dispositivos ofereçam a melhor experiência de uso e qualidade no momento de colocá-los à venda”.

Para o mesmo dia havia um evento de lançamento marcado para Singapura. Este também foi cancelado, sem previsão de nova data.

Samsung Galaxy Fold

Nos Estados Unidos, as vendas do Galaxy Fold começarão nesta sexta-feira (26). Até o momento, essa data continua valendo. Por lá, o aparelho custará US$ 1.980. Mesmo nos países que tiveram os eventos suspensos, a pré-venda do celular dobrável parece ter sido mantida.

Agora, as atenções estão direcionadas à Samsung. Espera-se que a companhia se pronuncie sobre a prometida investigação das unidades defeituosas e que confirme se o Galaxy Fold seguirá ou não as datas de vendas previstas — 26 de abril nos Estados Unidos e 3 de maio na Europa, por exemplo.

Vale destacar que o Galaxy Fold passou por homologação na Anatel. Apesar disso, não há previsão de lançamento no Brasil.

Com informações: SamMobile, Engadget.

Atualização às 15:05: na tarde desta segunda-feira, a Samsung emitiu um comunicado informando que o lançamento do Galaxy Fold foi adiado por tempo indeterminado.

Receba mais sobre Galaxy Fold na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados