Início » Aplicativos e Software » Apple deve trazer Tempo de Uso e Atalhos do iPhone para o macOS

Apple deve trazer Tempo de Uso e Atalhos do iPhone para o macOS

Atalhos da Siri e Tempo de Uso podem chegar à nova versão do macOS, que deve ser anunciada em junho

Lucas Lima Por

A Apple deve apresentar novidades para seus sistemas operacionais entre os dias 3 e 7 de junho, durante a WWDC 2019, e o desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo adianta que a empresa levará recursos já presentes no iOS para o macOS 10.15, entre eles os Atalhos da Siri e o Tempo de Uso.

O recurso Atalhos da Siri (Siri Shortcuts) foi introduzido no iOS 12 e permite que o usuário grave comandos de voz para atividades específicas como, por exemplo, navegar para casa no Waze — não são necessariamente apps nativos do iOS. Fontes dizem a Guilherme Rambo, que já adiantou corretamente vários detalhes sobre a Apple, que o app Atalhos será levado para o macOS.

Desde a aquisição do Workflow pela Apple, o Atalhos abriu um leque de facilidades, gratuitamente, para usuários do iOS, com a possibilidade de criar atalhos para executar rotinas entre vários aplicativos com um só toque. Há também uma galeria com atalhos pré-definidos. É algo parecido com o que o Automator já faz no macOS, só que com uma interface mais simples.

Alguns exemplos práticos do que é possível fazer: criar um PDF com uma série de fotos da galeria, transformar uma Live Photo em GIF, ativar vários alarmes de uma vez, juntar arquivos em um .zip. No iOS, o aplicativo Atalhos não é instalado nativamente no sistema, mas pode ser baixado da App Store.

Por sua vez, o Tempo de Uso (Screen Time) funcionaria da mesma forma como no iOS, para exibir estatísticas de uso do Mac: quanto tempo foi gasto em cada aplicativo ou categoria como produtividade, entretenimento ou rede social. Com o recurso, também seria possível limitar um tempo de tela para cada programa — caso queira, por exemplo, definir um limite para jogos ou navegação na internet.

iOS 13

Na atualização do sistema operacional móvel do iPhone e iPad, Guilherme diz que a Apple vai implementar o modo noturno já disponível no macOS 10.14 Mojave. O iOS deve também ganhar alguns ajustes na interface e suporte a novos gestos.

O Mail e Lembretes podem passar por uma atualização, trazendo mais recursos aos usuários que optam pelos apps nativos da Apple a opções do mercado como Outlook e Todoist, por exemplo. Os novos gestos devem beneficiar o gerenciamento de arquivos, semelhante ao arrastar e soltar no Finder do macOS.

A versão do iOS para iPad deve ganhar melhorias no quesito multitarefa: seria possível abrir várias janelas do mesmo aplicativo ao mesmo tempo e ter cards de informações flutuantes e deslizáveis na interface.

O teclado também pode ganhar aprimoramentos no suporte de idiomas e gestos para desfazer e refazer uma digitação. Todas as novidades serão confirmadas na WWDC 2019, em junho.

Com informações: 9to5Mac.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Will Walbr
Acredito que sistemas operacionais, todos eles, alcançaram um nível de maturidade onde não existe mais nada a oferecer que mude de forma substancial a usabilidade. O que resta são pequenos acertos aqui e ali.
uB.
N tô insatisfeito, até curto bastante o OS e n pretendo migrar (apesar dos problemas que venho enfrentando, especialmente nos novos hardware do Macbook), mas ele n me surpreende mais, n tem saído nenhuma atualização q eu diga: UAU! Nem mesmo atualização de visual, entende?"Ahh, mas hoje o sistema é maduro o suficiente e é difícil criar novas coisas"É verdade! Mas eu diria a mesma coisa há 10 anos e mesmo assim eles entregavam novidades.
Will Walbr
Num ciclo de atualizações anuais não deve ser possível implementar coisas como antes, sem que isso traga muita dor de cabeça. Tou bem satisfeito com o Mojave e ansioso pelo próximo sistema, mesmo que não seja minha intenção fazer essa atualizações tão cedo.
Eduardo Braga
Já sei o que vai estar no Windows 10 20H1.
Robert Rey
Esse tempo de uso pra mim só serve como controle parental. Fora isso deixo desativado sempre.
uB.
Antigamente, especialmente quando a atualização era paga, o MacOS tinha melhorias e novos recursos interessantes, tanto é que o pessoal sentia vontade de pagar pelas atualizações.Hoje são coisas bem meh! Tanto é que tô perdendo cada vez mais aquela ansiedade e curiosidade sobre a nova versão a cada ano.