Início » Internet » WhatsApp e Facebook são bloqueados no Sri Lanka após atentados

WhatsApp e Facebook são bloqueados no Sri Lanka após atentados

Medida temporária foi tomada após atentados ocorridos neste domingo, 21, que tiveram pelo menos 290 mortos

Lucas Lima Por

O Sri Lanka decidiu bloquear temporariamente algumas redes sociais para evitar disseminação de notícias falsas no país. A medida ocorreu por conta dos atentados ocorridos contra igrejas católicas e hotéis de luxo neste domingo de Páscoa (21). O governo impôs um toque de recolher no país e restringiu o acesso ao Facebook, Facebook Messenger, Instagram, WhatsApp, YouTube e Viber.

Facebook - discurso de ódio

Segundo o assessor presidencial Harindra Dassanayake, a decisão foi unilateral e temporária, e foi feita para “evitar que os ataques desencadeassem ondas adicionais de desinformação generalizada, discursos de ódio e violência”.

O presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, pediu calma e disse desejar que a população não seja enganada por rumores. Ao todo, foram oito explosões em quatro hotéis e três igrejas, com pelo menos 290 mortos e cerca de 450 feridos.

Sri Lanka também bloqueou redes sociais ano passado

No ano passado, o Facebook, Viber e o WhatsApp também foram bloqueados no Sri Lanka por publicações originarem atitudes violentas contra muçulmanos, que resultou em duas mortes e deixou oito feridos. As postagens afirmavam que os muçulmanos eram os responsáveis por envenenar alimentos que eram entregues ou vendidos para os budistas.

Com isso, o Facebook chegou a mudar algumas de suas políticas com o objetivo de impedir que notícias falsas, que incitem o ódio, circulem na rede social. A regra leva em conta textos e posts que contam apenas com fotos.

A rede social de Zuckerberg trabalha em conjunto com organizações locais e internacionais para averiguar se o que foi publicado é verdadeiro ou não, com uso de reconhecimento de imagem para detectar textos nas fotos e ilustrações que possam fomentar reações violentas, e que sejam baseadas em notícias falsas.

Com informações: G1, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PravdaVadi

Você já leu um dos livros sagrados para os seus crentes ou você ouviu falar que tava escrito em tal vercículo e tals? (tenho certeza que eh a segunda opção risos) Pois muito do que você tah jogando ai de forma irônica poderia ficar umas boas páginas argumentando. Mas acho que você disconhece mesmo e só ouviu falar e fica tirando sarro se achando o Deus vivo intelectual heheheh.

Mas, há uma série de elementos tanto históricos como conjunturais que explicam claramente porque há certos absurdos escritos nos livros sagrados. Exemplo, no Corão tem uma série de passagens relacionadas a guerra e etc. E é sabido historicamente na época de sua escrita que o povo árabe vivia da guerra. Ai o cara tah lah escrevendo o que recebeu da divindade, com raiva por saber da sua família morta por "infieis", se achando o salvador do mundo, o cara colocou a forma que ele entendeu da mensagem. Tão simples. Conjuntura parecida com passagens biblicas.

Agora, leia o texto sagrado inteiro e você verá que estes absurdos não constam nem de 1% de todo conhecimento moral que transformaram as sociedades pelo mundo. Desde os 10 mandamentos, até a lei do Amor de Jesus e a terceira revelação da vida Espiritual e Imortalidade da alma, há sim uma continuidade e você consegue entender claramente o motivo dos absurdos e o porquê das coisas. E não é porque os escritores desses livros interpretaram certas passagens de forma enviezada, que o todo está comprometido.

Na própria ciência há uma série de absurdos que com o tempo se é corrigido devido a falha humana. Nas religiões é a mesma coisa. Por isso é necessários compreender cada escrita sagrada com a sua conjuntura histórica e compreender como o conhecimento divino é passado a terra para daí compreender que certos elementos foram usados para facilitar a compreensão do povo do seu tempo. E não é porque os escritores interpretaram alguns conceitos errado que toda a obra está errada.

Imagina Jesus chegando para a galera e falando: ai truta, tem vida em outros planetas, em bilhões de estrelas, em bilhões de galáxias e este é só mais um planetinha pequeno. Certeza que ele teria sido morto ou os truta iam acreditar nele? Ele preferiu, em sua sabedoria transcendental, um cara que era filho de camponeses, sem estudo, sem perspectiva de crescimento e afirmou numa frase clássica imutável que valerá daqui a milhares de anos o seguinte: "Na terra de meu Pai há muitas moradas".

Agora imagina os sacerdotes donos da igreja ter essa ideia de forma proposital para manipular as massas a 2 mil anos. Eles devem ter fumado um beck daqueles nervosos e do nada soltar esta frase sem saber de tudo que sabemos hoje pela ciência? Como pode ser tão preciso uma única frase definir uma conjuntura tão complexa?

Pensa cara!!! Pensa!!!

Epic Mac Fadden - ODZ -

Mas o que raios era que você havia dito no comentário apagado?

PravdaVadi

Eu mostrei uma série de argumentos, você só palavras ao vento sem conteúdo. Então não teve recíproca nenhuma, já tive discussões com mais argumentos do outro lado heheheh.

Qui bão que você é decente! Eu não vou mudar seu ponto de vista e nem tenho esta pretenção do que você acha da vida. Cada um acha aquilo que acha que o mais achado, risos.

Por outro lado, devido os seus ataques generalizados de forma gratuita a milhares de pessoas achei por bem te trazer conhecimento não de algo imaginado por mim e nem algo que acho, mas sim de um conhecimento estudado do qual foi transmetido pela divindade por milhares de anos de formas complementares que nos ajudam a entender quem somos, onde estamos e para onde vamos.

Epic Mac Fadden - ODZ -

O Corão trata igualitariamente homens e mulheres. A Bíblia ama homossexuais e comedores de frutos do mar.

Engraçado que satanismo me faz mais sentido... e Candomblé. E Candomblé não tem livro de regras.

E se te dissesse que sou judeu?
E apaguei aquela merda de Fecalbook.

,,,e quem quer minha alma é o Cebolinha.

Epic Mac Fadden - ODZ -

A recíproca é verdadeira, sou um cidadão e humano decente sem pertencer a nenhuma religião. Não vai mudar meu ponto de vista, nem eu o seu.

Epic Mac Fadden - ODZ -

Aí não entendi mesmo. Não me importo de não concordar com alguém e vice-versa.

Não lembro o que tava escrito. Engraçado que aconteceu com outro comentário pra mim em outro site (no Disqus mesmo).

PravdaVadi

Bloquearam meu comentário por que? Marcado como SPAM? Risos. Liberdade de expressão parece que tah com os dias contados.

PravdaVadi

Você quer convencer os outros que religião não presta e por outro lado se contradiz e diz que é ÍNTIMO fé. Se é algo pessoal, por que perder seu tempo enchendo o saco de quem é religioso com esse monte de rebosteio? Não se define como ateu mas age como tal nos argumentos.

Infelizmente para você nos vemos do outro lado sim. E o maior problema do outro lado sabe qual é? O arrependimento! O que tem de "pessoas mortas" (pois morte não existe e sim desencarne) que ficam se arrependendo de perder tempo não tah escrito. Se imagina chegando do outro lado como espírito desencarnado que deixou o escafandro da matéria e ver que você passou boa parte da sua vida negando Deus perdendo um puta de um tempo precioso que poderiam ser usado para fazer outras coisas úteis risos.

Religiões matam? Tem certeza? Que eu saiba a bíblia, alcorão, livro dos espírtos, xaria não pegam em armas e saem matando as pessoas. Algo abstrato não mata, mas sim pessoas que são seres reais risos. E pelos seus argumentos você anda vendo muita historinha de religião por ai risos. Sabe naaaadddaaa inocente. Vai estudar sobre religiões mesmo ao invés de ficar vendo essas historinhas ateias de Facebook e veja a quantidade imensa de pessoas sérias que estão no meio religioso e pare de pensar que tudo é pastor "fela da pulta" que quer seu dinheiro e sua alma!

Epic Mac Fadden - ODZ -

Ah humanos, tão teocêntricos... tão ANTROPOCÊNTRICOS.

Epic Mac Fadden - ODZ -

"Convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade; crença."

Acabou de corroborar o que eu disse, é ÍNTIMO.

Não me defino ateu, apenas religiões sempre foram e parece que serão uma pedra no sapato. Não me faz sentido crer em nada, não quero convencer ninguém a não acreditar, apenas exponho minha idéia.

Bem, a gente não se vê do outro lado....

Religiões matam desde que época mesmo? Desde o culto ao fogo ou desde que Ugh resolveu contradizer Grunt dizendo que seu graveto era mágico?

Sem pessoas, não há religião.

PravdaVadi

Esqueci do pássaro...

Sim, a divindade é única e criou o universo com todas as suas leis, Ele tem o tamanho do universo. Na verdade estamos dentro Dele e nunca chegaremos a ser como Ele, mas chegaremos próximos a Ele. Ele é o todo, é o incriado, é o universo em si. Astros e seres num momento quântico incompreensível para os nossos sentidos foram "criados". Pois na verdade nada é criado, tudo sempre existiu por todo o sempre. Mas para sua mente terrena e pobre pode-se entender que o universo existe por todo sempre e é renovado de bilhões em bilhões de anos em ciclos de big bangs com um período de expansão do universo bem longo (período atual) e outro de achatamento até um ponto de massa único que formará um novo big bang num ciclo de destruição e criação do universo por todo o sempre. Sendo assim o pássaro também "têm deuses" é o mesmo de você. Aquele que te criou foi o mesmo que criou os pássaros. Mas não como descrito nos textos antigos em 7 dias, e sim com toda a estrutura químico e físico do universo material em seus bilhões de anos desde a formação das estrelas até uma simples ameba.

PravdaVadi

Não tem como falar com você cara. Eu tentei. Você aprendeu que a melhor forma de argumentar é desconstruir algo simplesmente para destruir. Você não quer dialogar nada só quer vencer uma discussão para massagear o próprio ego, continuando a ACREDITAR que Deus não existe e ponto final. Infelizmente o pior cego é aquele que não quer ver. Mas como sou educado vou responder suas perguntas e/ou colocações:

1 - Está sendo um ateu nocivo sim pelo simples fato que querer destruir o valor das pessoas com frases de efeito sem nenhum conteúdo não "criticando UMA religião apenas, mas sim todas." ferindo o artigo 5º da constituição.

2 - Não sei e nem quero saber. Mas as ideias que você propaga são de origem ateia...

ateísmo
substantivo masculinoFILOSOFIA
1.
doutrina ou atitude de espírito que nega categoricamente a existência de Deus, asseverando a inconsistência de qualquer saber ou sentimento direta ou indiretamente religioso, seja aquele calcado na fé ou revelação, seja o que se propõe alcançar a divindade em uma perspectiva racional ou argumentativa.

3 - Que que tem haver uma coisa com a outra? Por algum acaso você já leu no dicionário o significado de fé? Se quiser te explico dentro das religiões e suas vertentes quais são as interpretações do que é fé, pois você me parece meio equivocado nas ideias.

Significado de Fé
substantivo feminino
Convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade; crença.

4 - Tô morto cara, agora é meu espírito que vos fala. Morri de tanto tédio de ver mais um ateu ficar sem argumentos, se ferrar na dialética contra mim e só fazer "argumentum ad hominem" HAHAHAHAHA.

5 - Verdade mesmo? Que santidade que é você. Que eu saiba o comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas desde a revolução russa de 1917 e não sei se você sabe é uma ideologia que dentre outras coisas perseguiu religiosos e valores da família, etc matando quem pensasse diferente. Então o problema é sempre as religiões não é mesmo? Só elas ficam no seu caminho, agora ideologias humanistas das quais uma vertente é o ateísmo, fez tantas atroxidades quanto as relgiões durante a história e você vem pagar de isentão, que nunca fica no caminho das pessoas. Me polpe!!

Cai na real irmão: o problema nunca é gerado pelas ideias e sim pelas pessoas!

Epic Mac Fadden - ODZ -

Estou sendo um ateu nocivo?

Por acaso sabe se sou ateu?

Por acaso pássaros têm deuses?

Por acaso preciso crer em um deus pra ter fé?

Religiosos morrem de medo de quem discorda deles, principalmente quando criam uma conta no mesmo dia só pra ficar de mimimi.

Nunca fiquei no caminho de ninguém por causa de religião. Já o contrário.......

PravdaVadi

Bla bla bla e mais bla bla bla e portanto volto a afirmar... kkkkkk.. patético. Sem argumentos. Uma bela de uma tese de *****.

PravdaVadi

Sim, e você já parou para pensar o contrário que negar o inegável é ser tão intolerante ou mais intolerante quanto o pior dos extremistas?

Exibir mais comentários