Início » Aplicativos e Software » Microsoft cancela projeto do Windows 10 que trazia abas ao Explorador de Arquivos

Microsoft cancela projeto do Windows 10 que trazia abas ao Explorador de Arquivos

Microsoft preparava "sets" para Windows 10, que permitia reunir aplicativos diferentes em abas de uma só janela

Felipe Ventura Por

A Microsoft estava preparando um recurso para o Windows 10 que permitiria reunir aplicativos diferentes em uma só janela, colocando abas até mesmo no Windows Explorer. Ele se chamava “sets” e chegou a ser testado por usuários do programa Insider, mas nunca foi lançado. A empresa desistiu dessa ideia, que dependia do navegador Edge para funcionar.

Fontes dizem à Mary Jo Foley, do ZDNet, que a Microsoft abandonou planos para implementar os sets no Windows 10. Os usuários ficaram confusos com esse recurso, e a aceitação em geral não foi boa. Isso também exigiria “muito trabalho extra” da equipe de engenharia do Office para funcionar com o Word e PowerPoint.

Rich Turner, gerente sênior de programas na Microsoft, corrobora essa informação: ele diz no Twitter que “a experiência de abas fornecida pelo Shell [do Windows 10] morreu”.

Os sets eram basicamente uma extensão do Edge para todos os aplicativos no Windows 10. No entanto, a Microsoft decidiu refazer seu navegador com base no Chromium. Ela teve que escolher se iria refazer integrá-lo novamente aos Sets, explica Foley, o que levaria bastante tempo; isso ajudou a “matar” o recurso de vez.

Os Sets foram anunciados pela primeira vez no final de 2017. Inicialmente, eles apareciam somente em aplicativos universais (UWP), como o Email, Calendário e OneNote, além do próprio Edge. Pouco tempo depois, ele já funcionava com alguns programas Win32 tradicionais: era possível usar abas no Explorador de Arquivos, Bloco de Notas, Prompt de Comando e PowerShell.

O Windows Explorer parecia pronto para ganhar abas: ele tinha um comando “Abrir nova guia” acessível pelo atalho de teclado Ctrl + T, além da opção “Abrir em nova guia” ao clicar com o botão direito em uma pasta.

Tudo isso acabou. Mas ainda há alguma esperança: o PowerShell deve ganhar suporte a abas pois isso “tem alta prioridade na nossa lista de tarefas”, escreve Rich Turner no Twitter. O Windows 10 não vai mais implementar guias em todo aplicativo, mas o recurso ainda poderia ser adotado individualmente. Será que o Explorador de Arquivos vai ganhar isso no futuro?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Reginaldo Farias

Isso não quer dizer que isso não aconteça um dia.

Reginaldo Farias

Nem sabe do que fala.

Reginaldo Farias

Travalinux é só dor de cabeça.

Reginaldo Farias

Travalinux é lix0.

Daniel Rios

Mano, eu andei pesquisando aqui, vi algumas coisas no Reddit, o nome (ou sigla), é DWD? Eu vi umas imagens dele e achei foda demais, não fazia ideia que tinha ou já teve isso no Plasma, KDE está a frente em muitos quesitos...

Daniel Rios

Pois é, e no Plasma ainda é mais completo que no Cinnamon, que já e completo por si só; no Plasma vc consegue fazer as janelas literalmente seguirem o cursor, independente de onde ela foi aberta e fechada da última vez, ela sempre abre no monitor onde o cursor está, isso e uma baita mão na roda, no Windows isso é um chato do caramba...

Daniel Rios

Caramba, que interessante, KDE sempre tem ótimos recursos, se removeram deve ter tido uma explicação, mas eu queria ter visto isso funcionando, comecei a usar no KDE 5 mesmo

Panino, o Moço

É juntar janelas mesmo.
Ficava apenas uma barra de título, com os ícones e nomes dos programas, cada programa se tornava uma aba da janela. Não lembro o nome desse recurso mas ele existia e recentemente vi gente perguntando sobre trazer ele de volta para o Plasma 5.

Orlando Junior

Ele tem umas automatizações muito fodas, não vivo sem

Adriano Garcez

Dei uma olhada nele quando abandonei o Clover, mas não vi utilidade para mim (uso doméstico), além de achar MUITO FEIO. O QTTabBar me supre muito bem - e olha que não uso boa parte das funções.

Eduardo Braga

Pois é. Até com o teclado e o touchpad. Era um recurso bem desnecessário.

Nyan Cat

Ainda bem que essa função foi removida afinal o nome do sistema é "Windows" e não "Sets". As janelas são justamente pra isso.

Fabricio de Oliveira Silva

Sempre me perguntei por que o Explorer não tinha suporte a abas. O Nautilus no Linux já faz isso há eras, e realmente ajuda na produtividade ao trabalhar com arquivos.

EuTenho2Empregos

Vtnc MS! O povo pediu abas no files Explorer, apenas! Começa a inventar coisa, pra depois abandonar.

Keaton

Que se danem as abas no explorer, eu quero esse wallpaper do T-Rex.

Exibir mais comentários