Diversas fontes apontam que o presidente Jair Bolsonaro está aberto à privatização de diversas estatais, incluindo a Petrobras, a Eletrobrás e os Correios. A empresa de cartas e entregas está subordinada ao Ministério das Comunicações, Ciência, Tecnologia e Inovação; o ministro Marcos Pontes diz que não é contra a venda para a iniciativa privada, mas quer que o processo seja feito “sem precipitação”.
- Correios são multados em R$ 21,9 milhões por concorrência desleal em entregas
- Correios querem criar “Uber das encomendas” para realizar entregas
Pontes diz em entrevista ao Estadão que está “alinhado” com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no que tange à privatização dos Correios; no entanto, ele quer que isso seja baseado em números e em um plano de negócios bem-elaborado.
A decisão “precisa ser feita de forma responsável e lógica, sem precipitação”, diz o ministro. Isso também deve levar em conta o retorno para o governo e “principalmente” a garantia dos direitos dos servidores.
Em entrevista à GloboNews, Guedes disse que Bolsonaro considera privatizar uma estatal, mas sem revelar qual era porque ainda falta definir como será feita a venda. Fontes afirmam à Reuters e ao G1 que se trata da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).
Correios terão “mais liberdade para se modernizar”
Guedes quer que o governo federal venda empresas estatais para diminuir a dívida pública. Ele também lembra que o controle excessivo do Estado abre margem para ineficiências — como os cargos de confiança apontados por políticos — e esquemas de corrupção.
Por exemplo, temos o escândalo dos Correios em 2005, no qual um funcionário da ECT foi flagrado em vídeo negociando propina com um empresário interessado em participar de uma licitação. No meio das investigações, foi revelado outro esquema ainda maior — o mensalão.
Além disso, corre na Justiça um processo que investiga possíveis irregularidades no Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios. Uma organização criminosa seria a responsável por um rombo de mais de R$ 5 bilhões, desviando recursos de forma sistemática para dirigentes do fundo de pensão, instituições financeiras, empresários e outros.
A equipe presidencial acredita que os Correios precisam ser privatizados para concorrerem melhor em seu setor. “A empresa ganhará mais liberdade para se modernizar e responder às mudanças no mercado promovidas pelo comércio eletrônico”, diz uma fonte à Reuters.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Tá
Não foi birra, foi estratégico, pra tirar ele da disputa a presidência. E meu caro, pouco me importa se se vc acredita que ou não se ele é culpado. Você tem que entender que Bolsonaro é a pior coisa que já aconteceu a esse país, e que nada que ele esta fazendo vai melhorar a sua ou minha vida. A degradação que ocorrera pelo governo Bolsonaro, não chegara nem perto do crime do Lula. Vamos acabar sem Educação, Saúde, Segurança e Aposentadoria. Se toca.
Foi provado sim. Ou você acha que três instâncias da nossa justiça resolveram condenar ele por birra?
Amigo paga de qlqr jeito pq tem q repassar grande parte do seu lucro. E no governo pt foi repassado de forma ilegal cerca de 6 bilhões a mais...
Isso n da pra fazer com emprrsa privada né? Obrigar pagar imposto a mais...
Eles falam de subsídio como se existissem poucas cidades atendidas que não dão lucro nenhum os xocorrei. A verdade é que o governo passará a gastar com esse subsídio pq hj n gasta nada pois os Correios se mantem.
Outra coisa a ponderar, no governo Lula-Dilma foi tomado dos Correios cerca de 6 bilhões a mais para pagar contas do governo. Isso pq a empresa tem q repassar parte do seu lucro.
Sinceramente eu acho um tiro no pé...
Mas, vou só observar...
Subsidio pra operar? De onde vc tirou isso? Correios n tira um centavo do governo, é ao contrário, tem q dar parte do seu lucro ao governo federal.
Tá falando o que n sabe!
Ou inventando para embasar um mentira.
Os Correios é um Gigante Adormecido! O insucesso dessa empresa é culpa exclusiva dos malditos políticos que presenteiam seus incompetentes apadrinhados, parentes e cabos eleitorais com as posições mais estratégicas no organograma da companhia. Se entregasse a sua administração aos TÉCNICOS que são concursados, avaliados semestralmente por escrito, extremamente cobrados por resultados e ainda assim...apaixonados por vestirem aquela camisa...nunca mais os CORREIOS teriam prejuízo.
sim, por que não?
assim como muitos anti-liberancaps quero que bancos e empresas paguem o que devem para que os nossos *representantes* administrem esse dinheiro.
como ideologias funciona bem na teoria, na prática é outros 500. mas é mais fácil pagar de anti-sistema e querer que tudo se exploda, sendo que independente do que acontecer o governo vai sair perdendo. é melhor agente perder com a faca e o pão na mão, do que dar pra outro... a faca e o pão, se quiser dar outra coisa aí é com vc.
vc disse que é diferente, mas esquece que o documento tá para todos lerem.
assim como a da previdência chilena...
só tem o pagamento mínimo de diferente.
Porque não privatizam as universidades federais? Lembrei só ricos estudam nelas.
oi? o imposto que deveria ser pago por bancos e empresas de grande porte (2.8 tri, dos quais 44% não podem ser recuperados) servem como um todo.
mas finja que não sabe disso (e para que os impostos servem) e use um jargão apelativo que é mais velho que a vovó mafalda, tá abafando, miga!
legal, agora executa esse código aí bot:
run.TextoBatido(2);
close(cerebro);
nemleu e nemlera o que eu postei, que foi o governo que postou, usando a fórmula da previdência...
mas um passarinho me contou que é normal isso no tecnoblog.
"CORREIOS PRATICAM CONCORRÊNCIA DESLEAL E SE PRIVATIZAR OS PREÇOS DE TODOS VÃO BAIXAR E PAGAREMOS MENOS IMPOSTOS."
Como dizem pelas internets.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Povo é muito otário mesmo.
Se morram e parem de me foder!
Sou a favor da privatização, desde que cumpra algumas regras como manter as agências em operação, evitando assim a demissão em massa de funcionários públicos. A privatização pode ser uma boa para a melhoria dos serviços prestados, já temos um exemplo das transportadoras privadas no país que prestam um bom serviço ao consumidor. Motivo pelo qual grandes lojas de e-commerce abandonaram os correios, e firmaram parcerias com elas. Outro caso de sucesso são as courier UPS, FedEx, DHL que são privadas e prestam serviços superiores a estatal brasileira. A única vantagem do ECT é a vasta quantidade de agências espalhadas pelo país. De atendimento já deixou de ser boa a muito tempo.
ou entrar com foro privilegiado, que é o caso deles...
E o que eu tenho a ver com o Lula? Nunca votei no partido dele. Jair Bolsonaro é corrupto, e só vai ser julgado, quando for viável pra alguém naquela casa de horrores. Fico impressionado com essa ingenuidade.
Não foi provado documentalmente que lula erra corrupto, apesar de todo mundo saber que ele facilitou a vida das construtoras e bancos.
Não há processo tramitado e julgado para se afirmar isso. No caso do Lula há, então ele é corrupto
segundo nosso ordenamento jurídico, todo mundo é inocente até que se prove o contrário
todo mês cortam gente. e não tem concurso público (graças ao temer e o guedes).
quem não seria ineficiente assim? o Et Bilu?
não só ele, o 01 e o 02 também.
tá comprando o quê?
que eu saiba passa pela RF, e dependendo da encomenda pode ir pra PF/INMETRO/ANATEL.
e sabem mesmo, por que guedes não cobra os 2.8 trilhões de empresas e bancos?
Spoiler: ele é banqueiro e investidor especulativo
só que não, a previdência privada continua recebendo uma porcentagem da previdência pública (igual a chilena).
fora o cálculo que só quem fez a fórmula sabe, aonde o pagamento é o mesmo pra quem recebe 10 milhões ou 5.900, o que não faz sentido por causa do teto NA proposta.
twitter.com/GulagCanavieiro...
prejuízo sendo que o imposto que paga.
agora as empresas privadas de grande porte não pagarem seus impostos e juros, enquanto demandam taxas e incentivos ao governo... acho que a economia se lasca ainda mais.
isso sem contar taxas supérfulas quando a demanda cresce demais, pelo menos se fingir fazer algo o presidente da empresa evita que outro seja nomeado no lugar dele, ao menos que o outro seja parente de algum político....
mas não tinha má gestão fazendo corte no efetivo.
chama-se ser estatal.
agora por quê tá no vermelho pra corrigir, nenhum presidente que assume a empresa quer saber. só quer ficar peidando na cadeira e receber 15 mil/mês...
implantaram o despacho postal para desafogar o fluxo.
estou recebendo encomendas (apos pagar o despacho) em até 30 dias, antes era 3 meses.
na teoria, na prática vai entrar com recurso.
tipo ideologias? ah...
mas aí, essa frase só funciona de tempos em tempos ou é regra absoluta? porque na prática é regra absoluta, mas na teoria uns e outros do tecnoblog ignoram ela pra dizer que X ou Y é top em comparação a Z e A.
porque não?
Se biroliro for o Jair Bolsonaro, sim, ele é corrupto.
Você conhece TODOS os casos de privatização de empresas de correios no mundo? Mas a questão nem é essa, a questão é que temos uma empresa estatal ineficiente, poço de corrupção e que recebe subsídios estatais para operar. Ela já não deu certo. Qualquer mudança será positiva, pelo menos para os cofres públicos.
chegou o gado
ainda bem que a petrobrás nunca teve nada parecido kkk
belo e moral
Acredito que haveria um estilo IFood de cartas em cidades assim
o biroliro é corrupto?
governo americano também mata civis inocentes no oriente médio
é mais fácil tirar depois de privatizar
"Que empresa privada vai querer trabalhar no prejuízo?"
Uber, Nubank, Spotfy, etc
Por que? Concessão é mais para onde geralmente não tem muita concorrência, como estradas e aeroportos
É diferente mesmo... Pagamos o upload e download mais caro do universo.... Affff...
Gaius Baltar .. Vc tá comparando telecomunicações (dados) com operações (objetos postais). São diferentes. Em nenhum lugar do mundo a privatização dos Correios deu certo. Porque aqui daria?
Isso quando é importação. No meu caso eles perderam a encomenda e encontraram quase 2 meses depois.
Ah, tudo bem.
Não. Uma empresa privada pode ser contratada para prestar um serviço público. As alternativas são continuar com os Correios ou simplesmente abandonar locais sem viabilidade econômica.
Uma pergunta meio besta, em vez de venda dos correios, por que o governo não adota o modelo de concessão, como fez com as rodovias e aeroportos?
Alguns acham erradamente isso.
Se não dá lucro ter internet em uma área então é justo cobrar do pobre que vive em cidade pra sustentar esse prejuízo? Não é porque o país é grande que o país inteiro tem que pagar a conta, cada estado/cidade/município poderia muito bem cuidar do próprios problemas e não passar para todos os outros.
É justo cobrar dessas pessoas que moram em lugares isolados para arrumar o Rio Tietê, pra colocar internet nas favelas, pra comprar comida pra famílias, pra pagar a falta de água de São Paulo? Ou é um problema de São Paulo?
Se tem demanda vai haver oferta, mas não quer dizer que vai ser barato, é o preço de morar em um lugar mais isolado, ou vamos criar uma "Telebras" pra cada serviço que existe no Brasil? "Cinemabra"? "Veterináriobras"? Se um produto é mais barato lá no norte deveríamos criar uma Produtobras pra subsidiar o produto para o Sul/Sudeste?
mas ela foi feita para dar prejuizo!!!
O objetivo da nova Telebrás é justamente levar internet onde as demais prestadoras não têm interesse!
Já ouviu falar no plano nacional de banda larga????
Faz ideia do tamanho desse pais??
Esqueci a parte do fixa e quando comentei achei que você se referia à telefonia móvel. Foi mal.
Startups não podem viver no prejuízo, elas tem prejuízo hoje, mas visam lucro amanhã.
E de qualquer forma, o prejuízo das startups são pagos voluntariamente pelos investidores, já o prejuízo de estatal são pago compulsoriamente pelos "investidores".
Em Portugal privatizaram o correios deles. Depois de anos continua a mesma bosta ou pior, só que mais caro.
Se for falar de viver no prejuizo é melhor fechar todas as Startups....
Esse subsidio não caracterizaria uma empresa de participação mista? Como é o Banco do Brasil?
Nem eu, mas isso é o que alguns acham que vai acontecer se privatizar a Petro a gasolina vai custa R$ 1,00/L, se vender os Correios nenhuma encomenda irá atrasar e todos serão bem atendidos, que se os bancos públicos pararem de emprestar dinheiro para investimentos o setor privado fará, que privatizando universidades federais a educação vai melhorar e por aí vai...
Não tem incentivo porque sempre vão receber, e pra receber mais tem que oferecer um serviço péssimo, "por que votar num político que quer aumentar gasto com educação se já tá ótimo? Vou votar no outro que vai aumentar gasto com saúde que tá péssima".
Vide segurança pública (que é péssima), as pessoas querem segurança de qualidade, mas a única que tem é a do estado, a qual todos são obrigados a pagar.
Toda estatal não tem prejuízo para os "donos temporários", o prejuízo retorna para a população, o "lucro" está no prejuízo, quanto mais prejuízo uma estatal der, mais os "donos/funcionários" recebem. Se ocorrer o contrario, a empresa der lucro, o lucro vai para o governo e não para os "donos/funcionários".
Ninguém está falando em resolver os problemas do Brasil com a privatização dos Correios. A ideia é resolver só o problema dos Correios mesmo.
Deixa eu reformular então: Precisa investir mais e melhor para entregar educação pública de qualidade para todos e não só os riquinhos que passam nas universidades federais e na USP.
E pq na sua opinião o serviço público não tem incentivo para oferecer qualidade? Só por não visar lucro? Se for isso fica muito difícil discutir...
Governo americano também tem... a USPS.
Também não existia a altíssima demanda atual naquela época. Vale lembrar.
15 reais nas encomendas enviadas por CARTA. Se você enviar como pacote não tem cobrança desta taxa.
ps: Por acordos internacionais, o ganho de correspondência por carta para os correios é ZERO. Agora imagina os Correios recebendo toneladas de "cartas" com inúmeras quinquilharias chinesas e recebendo zero por isso...
O mundo real não é o Chaves e Quico disputando pelo melhor preço de refresco. Lembre-se que empresas tem de fazer lucro e otimização operacional tem seus limites.
Ou seja, é lindo na teoria mas pode ser o oposto na prática.
Isso se não aumentar o custo...
Não importa o quanto o país invista em educação, nunca vai ter melhoras significativas, não há incentivos, pra que melhorar a educação se com uma educação ruim a população vai querer mais investimento em "educação pública e de qualidade".
Já recebem, sempre vão receber, independente da qualidade oferecida, se for ótima, cai no corte de gasto, se for ruim, precisa de mais investimento, continua ruim? Investe mais! Ainda tá ruim? Provavelmente falta investimento...
Qualquer serviço público (em que a população é obrigada a pagar) não tem incentivo para oferecer qualidade.
Não entendi, como assim só vai ter o custo dessas regiões e não de toda a operação?
O que estou comentando é que para FedEx não é interessante entregar produtos no Brasil inteiro, mesmo com isenção isso pode continuar sendo verdade; Se o Correio não fosso obrigado, provavelmente não entregaria também.
Se o imposto for o grande problema, tudo bem, mas acredito que o mercado consumidor e as deficiências de infra-estrutura sejam os maiores problemas.
Não estou enganado, só não acredito em soluções fáceis. Não vai ser privatizando tudo Correios, Petrobrás, Banco do Brasil, Eletrobrás, etc... que tornará esse país uma potencia mundial e sim investir em educação pública de qualidade, melhorar processos e otimizar o uso de recursos.
É "diferente" mas dá prejuízo também:
2009 - 20 Mi
2010 - 13 Mi - Virou operadora no mesmo ano (expansão)
2011 - 47 Mi
2012 - + 40 Mi - Lucro
2013 - 146 Mi
2014 - 117 Mi
2015 - 235 Mi
2016 - 270 Mi
2017 - 243 Mi
2018 - 224 Mi
Desde da "privatização" de 98 a 2017 a estatal acumula 1.3 Bi em prejuízo, sendo 1 Bi no período 2010 - 2017. Em 12 anos ela deu prejuízo de 300 Mi, resolveu expandir e poof! prejuízo de 1 Bi em 7 anos.
Se tivesse privatiza totalmente a estatal o prejuízo de 98 até hoje seria 0,00 Reais.
Se não tiver mercado suficiente na região, o governo só perde dinheiro com a isenção e não muda nada.
Novidade? Telefone existia no Brasil desde a época de d. Pedro II. E até a década de 80 era um serviço ineficiente e caro.
Sim, era ótimo precisar pagar um serviço como se fosse um bem. Vamos fazer isso novamente. Ao invés de comprar um chip de 10 reais vamos todos mundo comprar 3500 reais em ações da Claro ou da Tim para podermos ativar um plano de celular. Quando quisermos mudar de operadora é só consultarmos uma boa corretora, liquidarmos as ações e comprarmos outro lote de 3500 reais de ações. Já agora vamos sugerir a volta do gatilho salarial e da tabela da Sunab também. 😂
E os pulsos não se pagavam, jovem? O que havia eram pulsos mais baratos em horas de menor uso, como durante a noite e nos fins de semana. Gostaria de ter um De Lorean para voltarmos a 1985 e você convencer o meu pai que a conta de telefone lá de casa era barata. 😂
A Vale foi fundada em 1942 e privatizada em 1997. Foram 55 anos sem rompimento de barragem!
Em 2005 (18 anos após a privatização) estou a de Mariana.
Tá mais do que na cara que após a privatização neglicenciaram as barragens para maximizar lucros. Só não vê quem não quer.
Não se engane. Hoje todos nós pagamos os prejuízos dos Correios. Será uma escolha da sociedade subsidiar ou não as comunidades afastadas e/ou sem viabilidade econômica.
Com certeza será menos que manter uma estatal improdutiva.
chegou a poc estatista
Estamos no Brasil.
Não espere uma redução de custo muito grande.
Antes de tudo irão fazer uma bela redução de custos, e isso irá reduzir bastante a quantidade de agências próprias e aumentar o custo dos franqueados.
Ah vá??!?!
Como eu disse, dá pra saber se você encontrar relação intrínseca (a priori).
No exemplo que você citou:
- Empresa A vende para a China
- Mercado da China cresceu
- Logo, mantendo-se todas as outras variáveis iguais, Empresa A crescerá também
Porém, no mesmo período a empresa A pode diminuir também, ou também pode crescer mais que o mercado chinês cresceu, porque existem outras variáveis incontroláveis e desconhecidas.
A impossibilidade que comentei, está em dizer algo como: analisando as empresas que vendem para a china, observamos que após o crescimento do mercado chinês, tais empresas também cresceram (correlação entre fatos), logo, o crescimento do mercado chinês causou o crescimento das empresas (causalidade de fatos).
Isso é um erro básico de epistemologia, pois, correlação não implica em causalidade.
Alguém poderia argumentar que é possível traçar uma correlação estatística, como por exemplo: em média, o aumento do mercado chinês influencia x% no aumento das empresas que vendem para a China.
O problema dessa correlação no campo da economia, é que as variáveis são tantas (e incontroláveis), que é possível que exista um cenário em que, mesmo com o aumento do mercado chinês, todas as empresas que vendem para lá diminuíram de tamanho. Se fossemos nos apoiar na correlação, concluiríamos erroneamente que: aumento do mercado chinês causa diminuição das empresas que vendem para a China.
Meu questionamento sobre o pedido do Capitão Caverna é apenas o seguinte: existem correlações a priori que não precisam ser testadas a posteriori para serem verdades, como no caso do mercado chinês que você propôs. É a mesma coisa com privatizações: é possível que haja estudos específicos que mostrem que empresas que foram privatizadas tiveram menor eficiência após serem privatizadas. Tudo certo até aí, o problema é falar que essa correlação foi causada pela privatização.
Não existe frete grátis, o preço já é embutido na mercadoria ou serviço. Quando alguém anuncia frete grátis, é marketing.
A receita federal vai continuar fazendo o trabalho dela (a menos que contratem muito mais pessoas, ela não vai conseguir tributar tudo que entra, assim como não consegue atualmente), se está na lei que tem que inspecionar e tributar, querendo ou não tem q ser feito.
Nao paga impostos e tem o governo para cobrir prejuízos. Super justa está concorrência
Maior parte das ações e do governo e ele tem Golden share
Os funcionários não podem ser demitidos e o comprados terá de assumir as aposentadorias e dívidas
Voce acha quem alguém iria pagar bilhoes numa empresa e não procurar fazer uma boa gestão?
A questão inicial é: Porque o governo tem que ter uma empresa de entregas? E o pior, Pq o governo deve ter o monopólio das entregas no Brasil? Tem que privatizar pra ontem, outras empresas como Petrobrás tbm...
Depois da análise da PF o prazo dos correios é de 10 dias. O maior atraso é da PF que quer morder uma grana onde puder.
Não tenho tanta certeza. Muito do que foi privatizado não melhorou.
Tenho problemas constantes com companhia de energia elétrica, por exemplo.
A Vale nunca tinha tido problemas de barragens quando era estatal.
As empresas de transporte público (ônibus) em SP só pioraram, pois agora só querem andar com ônibus super lotados para maximar os lucros.
Mas os Correios tem obrigação de atender todas as regiões do país.
Acho que a Amazon poderia comprar.
Investir colocando robôs autônomos para gerenciar os estoques.
Fazer entregas com drones.
Pagar 1 milhão de reais parcelado em 240x.
O Governo fica com o ônus das rescisões.
O Governo assume todas as dívidas.
Não pagar imposto algum.
Ter incentivos diversos para instalar seus CDs no interior de SP e RJ.
Fechar milhares de agências no interior.
Aí o governo só fica com o prejuízo e a empresa com o filé.
Acho justo.
A mamata está com os dias contados. Devem estar desesperados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem que isentar todo mundo, ora. Temos que privatizar o mais rápido possível
perfeito
fora as multas
Eu também. Se o Guedes fala, quem sou eu para contestar. Tem "entendidos" que acham que sabem mais que o ministro
E por isso sai no preço que sai. Já deveria ser mais do que óbvio que a tendência com a privatização dos correios será de aumento geral de preços, tanto dos correios quanto das concorrentes, pois não teriam uma tarifa tão defasada.
2 barragens estouradas e mais de 200 mortes na conta por conta de economia de manutenção
Se um aumento do frete for o preço, eu aceito pagar mais caro para privatizar os Correios. O que eu quero é que Bolsonaro privatize logo, o mais rápido possível.
Na verdade acho que vai ser o tiro de misericórdia nas importações. Pense que a empresa pode elevar o valor do frete para conter a alta demanda. Ou vocês acham mesmo que eles vão aumentar o operacional para atender a demanda?
Foi por isso que os Correios colocaram a taxa de 15 reais para as encomendas entregues via carta (onde eles não ganhavam nada pela operação)
Era mais quinquilharia chinesa entrando do que a capacidade operacional dos Correios conseguiam comportar. Só ver que o serviço melhorou muito depois da taxa, porque a demanda caiu muito.
Banggood e outras lojas fizeram isso também, pela demanda muito alta e altíssimo risco. Você não compra mais celular pagando menos de 150 reais de frete nas lojas.
...e não tinha assinatura mensal.
Mas era o que acontecia, literalmente. Você comprava ações da empresa.
Vale? hahahahaha
Nesse caso o que mais demora, é o processamento realizado pela Polícia Federal. E isso não vai mudar.
Grande notícia!!!! Toda importação que vem pelos Correios demora muito.Se privatizar, o serviço melhorará. Agora precisa privatizar a Petrobras, a Caixa, o Banco do Brasil e as Universidades Federais
Comparação sem sentido.
Você ainda disse algo que não é verdade. O custo das ligações naquele tempo eram muito baratas, pois era cobrado por pulso e não minutos. Não tinha nada de falar telegraficamente, pelo contrário.
Pesquisem sobre o fundo de pensão dos correios "Postalis" causou um rombo de 250 milhões por comprarem títulos podres da Venezuela e Argentina na gestão do PT, escândalos de corrupção tem aos montes por isso deve ser privatizado JÁ!!!
Só passei pra lembrar que hoje as taxas de frete dos correios é muito mais barato que qualquer outra empresa privada, como Fedex, Loggi, etc...
Se privatizar se preparem para pagar muito mais caro!!!
Seria muito melhor parar a corrupção, mas não, vai ser vendido a preço de banana, por que quem vai gerenciar essa venda é corrupto. se num vender por uns 100 bi, vai ser prejuízo de qualquer jeito.
ta doido
Fora que o modelo de negócios era completamente diferente. Você se tornava "sócio" da empresa ao adquirir uma linha telefônica e você podia vender sua participação se quisesse.
Dica: Oi, Telefônica e Vale são 3 exemplos.
Estão brincando com o fogo, só digo isso.
"Duvido que se privatizarem aparecerão empresas interessadas em mandar cartas e documentos (como o correios é obrigado a fazer)."
As empresas que ocuparem o lugar dos Correios tbm serão obrigadas a fazer esse tipo de entrega. O Governo continuará sendo o órgão regulatório e fiscalizador.
Não é uma opção aberta para quem queira trabalhar nessa área.
Você está tomando de exemplo uma empresa que vendia um serviço que era novidade. Tente algo mais justo.
Não se enganem, o subsídio para as empresas privadas se interessarem em fazer encomendas para cidades do interior do norte e nordeste vai ter que ser generoso. Ou seja, o gasto estatal mesmo com a privatização, continuará alto.
Agora que o atual governo quer privatizar, a galera ant bolsonaro vai começa a defender os correios só observem hahaha
Você sabe que a encomenda fica parada em Curitiba por causa da Receita Federal, não sabe?
Privatizar os Correios? O que poderia possivelmente ir errado nisso? Digo, a encomenda passar de 60 em Curitiba para 180 dias?
Não só no caso dele. Hue
Os CORREIOS a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, sem dúvida é uma das melhores do mundo, com 105 mil funcionários em 2019, tem previsão de diminuir ainda mais seu quadro de funcionários para 85000 funcionários dentro de um processo de reestruturação.
Enquanto a população brasileira aumenta consideravelmente a diminuição do quadro funcional um absurdo. Vejamos porque a qualidade do serviço e lucro vem caindo, primeiro aumento da demanda grandiosamente com novas moradias dezenas de milhões, muitos ainda sem CEP e entrega residencial; sucateamento sem contratação de funcionários e terceirização da manutenção e dos transportes terrestres, bilhões gastos com aviões de cargas velhos que não atendem a demanda, terceirização das agencias lucrativas da empresa para abertura de agencias franqueadas, banco postal bradesco e após banco postal banco do Brasil, onde o lucro vai e a sobre carga e problemas de segurança, criando um passivo trabalhista; falta de um planejamento a longo prazo com objetivo e metas de universalização dos serviços postais a serem cumpridas visando a qualidade dos serviços prestados a toda população.
A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS, tem 300 anos e merece juntamente com seus funcionários serem respeitada por todos. Os Correios para atender com qualidade e lucro operacional, ainda que seja sem fins lucrativos e cumpra uma missão CONSTITUCIONAL, necessita dá alguns passos para trás para ir para frente necessita de frota própria de transporte terrestre e aéreo, criar o banco postal dos correios, contratar mais funcionários, melhorar os processos, aprimorar suas embalagens e serviços, com transporte de outros produtos com velocidade adequada nesse continente que é o Brasil. O correio Francês tem 260000 (duzentos e sessenta mil) funcionários frota própria terrestre, trens velozes, veiculo motorizados elétricos, banco postal dos correios Francês é próprio.
Em termos de extensão territorial e populacional comparado a França, os funcionários dos correios e a EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS fazem um verdadeiro milagre, ainda sofrem com os 'gestores' QUE PREFEREM DIRIGIR NA CONTRA MÃO DOS INTERESSES DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
Gosto dos canais ancap no YouTube, mas vocês acham que repetem muito clichê não, (e isso realmente não acrescenta muito em debates com não ancaps)? Estão indo pro mesmo caminho do Rodrigo Constantino que vivia repetindo clichês liberais e se achava até ser enrabado pelo Ciro Gomes que deu pena do sujeito, ah e não sou cirista.
Está sendo o que o rapaz do ideias radicais disse pra não ser, um anarcochato.
Não existe almoço grátis.
Prepare para ver toda mercadoria ser inspecionada e tributada.
Fora o fim definitivo do frete grátis.
Obrigado, significa muito para mim.
Sim e não.
Porém encomendas internacionais em diversas modalidades vem tudo pelos correios (desde EMS até as encomendas na modalidade mais barata), se quiser usar outra empresa de courier você pode, só que ai incide 60% de imposto de importação, ICMS, mais taxas de desembaraço aduaneiro e faz com que o preço mais que dobre, porém funciona. Além disso, eles cobram mais 15 reais nas encomendas internacionais, mesmo as que a receita liberou, isso é absurdo, o frete já foi pago previamente.
Quem taxa é a receita federal, os correios só entregam.
Para mim não há problemas se as populações ribeirinhas de Aracanduva dos Anjos não terá serviços básicos. Se lá não é auto-sustentável economicamente talvez não devesse haver gente lá. O problema é isso ser viável politicamente. Apresentei um meio-termo entre o estatismo militante e a privatização total. Mas entre um e outro fico com o segundo e que se dane a população de Aracanduva dos Anjos.
Então, a ideia é que não haja uma estrutura enorme, sustentada por toda população brasileira (inclusive por quem não utiliza os serviços da estatal) e sujeita a clientelismo. Em casos extremos de isolamento o estado poderia subsidiar o fornecimento de serviços públicos por empresas privadas, ou simplesmente abandonar as populações que insistissem em viver nos cafundós do Judas. Ambas as escolhas são boas para mim.
mas a Telebrás hoje é totalmente diferente daquela estatal que foi privatizada!
Jura que o atual governo federal vai subsidiar esse tipo de coisa.....
Não, o preço será o mesmo. Só será pago por quem utiliza e não por toda a população brasileira.
nada impedirá.
até mesmo aquelas encomendas marotas da china poderão ser taxadas....
Gasta-se uma ínfima parte do que se gasta hoje. Ou então deixa-se comunidades afastadas sem serviços. É uma alternativa menos radical e politicamente mais plausível.
Capitão, não perca tempo!
Eu prefiro reduzir os cargos por indicações políticas ou passíveis de interferência do governo.
Prevejo altas porcarias com uma privatização do correios.
Na minha experiência de lidar com o correios (aproximadamente 10 anos) eu percebi os seguintes pontos:
* Uma carta enviada do centro da cidade até meu bairro (20 KM de distância) não sai por menos de 2 reais.
* As encomendas que faço em lojas online, o correios nunca foram a opção mais barata mas sim uma das 2 opções mais caras. Mas eu sempre opto receber por sedex pois sei que a encomenda vai chegar no prazo, se eu escolher qualquer transportadora privada que não seja a transfolha eu receberei a encomenda com 10 dias úteis de atraso (no mínimo).
E olha que moro no interior de SP em uma área razoavelmente bem desenvolvida.
O status de "pós doutorado" não faz um estudo ser automaticamente válido, isso se chama falácia da autoridade.
Mas sim, a economia clássica tenta traçar correlações empíricas entre fatos da mesma forma que as ciências naturais fazem (física, biologia, etc.), porém, isso só é possível nessas ciências porque conseguimos isolar variáveis. Como eu disse, em economia isso não é possível.
Recomendo dar uma olhada em epistemologia (filosofia do conhecimento) antes de procurar estudos empíricos sobre essas áreas, porque vai melhorar sua capacidade de julgar esses estudos: https://pt.wikipedia.org/wi....
Troca-se uma estatal por um subsídio.
Continua gastando dinheiro da mesma forma :|
Só temos que lembrar que até 2002 o Correios era uma empresa excelente, sem atraso nas entregas e sem prejuízo.
Não basta privatizar, tem que ter uma boa gestão.
"bem-elaborado" tudo que esse governo não sabe fazer! HAHAHAH
Uma pena que ninguém tenha entendido o quanto isso é preocupante, os Correios é o único serviço de entregas que consegue atingir quase que 100% do país, dificilmente uma unica empresa vai topar comprar toda operação dos Correios (custo altíssimo de compra e manutenção), provavelmente veremos a mão do "livre mercado" (onde tudo termina em lobby - não tão diferente do que já acontece hoje, mas pensar que os grandes grupos/conglomerados vão concorrer de igual pra igual com o médio/pequeno é ser ingenuo ou até mesmo estupido, o máximo que pode acontecer é um acordo onde o preço não sobe ou não ira ser tão diferente assim do concorrente, é mais confortável tabelar os preços do que gastar dinheiro em campanha e em promoção que no fim não será tão rentável quanto um acordo) se alto regulando em favor dele mesmo!
Então se ta dizendo que se privatizar, vai ficar mais caro?
Esquerdinha?
Parabéns pelo raciocínio binário.
Privatizar pelo fim da corrupção, cabide de emprego, nepotismo cruzado e pelo fim do bem estar empresarial. A população não pode arcar com os prejuízos da estatal.
Calma lá, esquerdinha. Olavo é um merda, assim como (dlç) você. https://uploads.disquscdn.c...
encargos, metas e regulações fornecidas pelo governo, tudo baseado na ineficiência, pode até ser de que os encarregados sejam alguns parentes de 5 grau ou amigos de infâncias do dono da empresa, até porque agora a família da empresa teria incentivo para entrar na política - Corrupção
Em vários locais hoje não tem concorrência porque é impossível concorrer naquele local com uma empresa com subsídios (Correios).
Além da "maquina de ações judiciais para estender monopólio":
https://www.migalhas.com.br...
https://tecnoblog.net/27706...
Não tem o monopólio, mas tem o incentivo a tentar.
https://www.migalhas.com.br...
"Esse tipo de estudo econômico não é possível"
É possível sim.
Inclusive já achei alguns estudos, teses de pós-doc sobre.
Esse tipo de estudo econômico não é possível porque, em economia, não há como isolar variáveis. Se você pega uma empresa privada, e falar que ela melhorou o faturamento, como você vai afirmar que o motivo foi a privatização, ou que foi o momento econômico do país, ou porque descobriram uma nova tecnologia que reduziu os custos de produção, ou porque aquele mercado em específico cresceu, etc.?
Não dá pra julgar se privatização é bom ou ruim, baseando-se em estudos empíricos (a posteriori).
A única forma de saber se é bom ou ruim, é encontrando alguma relação intrínseca entre o ato (privatização) e a realidade (mercado, no caso). Existem várias relações intrínsecas que podem ser descobertas a priori, mas todas se resumem a: incentivo econômico.
O incentivo econômico é o que faz empresas e pessoas tentarem produzir coisas melhores a cada momento (e portanto, gerando progresso tecnológico): ou você produz algo valioso, ou as pessoas não compram de você e você vai à falência. Se você retira o incentivo econômico, colocando um caráter coercitivo, como no caso das estatais (continuar existindo mesmo gerando algo pouco valioso), a tendência é que, mantendo todas as outras variáveis iguais (o que é impossível na economia), funciona com menor eficiência.
Não.
Se você dá subsídios, você retira o incentivo econômico, que é o que faz a humanidade evoluir tecnologicamente, que é a única coisa capaz de resolver os problemas supra-citados.
É o avanço da tecnologia que permite carros mais baratos, gasolina mais barata, rodovias mais baratas, softwares de logísticas mais baratos, etc.
Se há subsídio para financiar uma atividade que não é lucrativa, não há incentivos para torná-la lucrativa. Sem contar que a empresa que for escolhida para ser subsidiada vai tirar a sorte grande: sempre ter lucro, às custas de quem paga imposto. Famoso estado de bem-estar empresarial.
Achei o comentário dele bem pertinente (para mim), porque você acha que não acrescentou nada? Não é meio arrogante falar isso?
Você está pensando um empresa privada gerida como uma empresa pública, quando a ideia é um serviço público gerido por uma empresa privada. É possível ter cadernos de encargos, planos de metas e regulação do setor. Além disso as concessões seriam para locais onde hoje só os Correios atuam, logo não haveria grande diferença em termos de qualidade dos serviços. A diferença é que nós povo brasileiro não pagaríamos para os Correios terem agência no centro de São Paulo.
Se não fizer uma privatização total bem provável que volte a crescer e virar o mesmo problema que é hoje (Vide Telebras).
Se alguém tá disposto a pagar para receber as encomendas logo vai ter alguém pra entregar, só vai ser mais caro. Você acha justo obrigar outras pessoas que não tem nada a ver com o problema a pagar? Por que o pobre que mora em cidade tem que pagar para o pobre que mora em um vilarejo?
Isso causa ineficiência, pra que ser eficiente se sendo ineficiente eu terei mais subsídios ainda? Dá pra perceber o erro quando tu percebe que tá sustentando uma empresa privada com dinheiro público.
Pense em uma empresa de segurança, ela fornece os melhores serviços e quando o governo precisar fazer cortes ela vai tá na reta. Mas se ela fornecer um serviço ineficiente quando chegar a hora dos cortes de gastos ela vai tá tranquila, na verdade vai é aumentar o subsídio, já que a população vai querer mais segurança.
Humm, boa medida , um cabide de emprego a menos.
Além de poder funcionar no vermelho, já que o investidor compulsório sempre irá pagar o prejuízo.
Inclusive isso pode ser prestado por outras empresas do ramo, em regime de concessão. E isso é válido para outras estatais como Banco do Brasil, Caixa Econômica e BR Distribuidora.
Não confio nem em mim de olhos fechados, mas a medida é muito boa.
Bom se servir a experiência de quem viveu nos anos 80 posso dizer que é bem melhor poder contratar uma linha telefônica fixa em 5 minutos e tê-la ativa no dia seguinte e pagar valores decentes de ligações do que ter que entrar numa fila de vários anos, pagar o equivalente a um carro popular por ela e falar telegraficamente para não pagar uma fortuna de conta de telefone.
Aceito que isso é senso comum, mas devem haver estudos na área, mas eu sou velho e não vou tirar o prazer de vocês jovens procurarem no Google. 😂
Concordo! É isto que sempre defendo: subsidiar agências em locais que nao têm retorno financeiro para que essas pessoas nao fiquem sem o serviço.
https://uploads.disquscdn.c...
Uma ótima notícia pra começar a semana
Se tu acha que uma empresa privada acharia ruim entregar uma bagagem de cartas por um preço BEEEEEEEEEEEEEM razoavel cada um sinto te dizer que você está errado kkkkk, o problema maior na verdade é a infra estrutura de nosso país. Entregar carta é até melhor que outros itens.
confio no paulo guedes de olhos fechados
"Acrescentar" é algo relativo, não acha? No fim, não sou eu, você ou ninguém aqui quem vai decidir o que acontece, afinal, somos todos escravos do estado.
É sintomático que um dos argumentos recorrentes contra a privatização dessa múmia chamada Correios seja a entrega de "cartas e documentos".
murro no ancap
Não é um mercado tão aberto assim, já que o principal player recebe subsídios generosos do estado.
Isso dos Correios cobrarem preços menores é achologia, na minha experiência por exemplo isso simplesmente não é verdade. E eu nem moro em região metropolitana. Agora é de se esperar que sem uma estatal a concorrência seja maior, já que não é interessante concorrer com uma empresa que não depende do serviço que presta pra existir. E fica a dica: seus argumentos tem mais chances de serem considerados quando você não termina seu comentário xingando quem discorda de maneira gratuita.
Não é mercado aberto coisa nenhuma, não é porque há empresas concorrentes é porque seja aberto. Só pra começar, os Correios queimam a largada só pelo fato de não pagarem imposto.
Inclua o seu caso tbm: pessoas que não acrescentam nada na conversa.
A entrega de encomendas é o grande negócio da empresa, e é justamente um mercado aberto. Duvido que se privatizarem aparecerão empresas interessadas em mandar cartas e documentos (como o correios é obrigado a fazer). O que devem fazer é investir em medidas anti-corrupção (a tecnologia está ai pra que?), pois sabemos que a entrega de cartas só não dá prejuízo porque usam a mesma estrutura da entrega de encomendas pra elas.
Penso que é mt fácil querer privatizar os correios diante dos inúmeros atrasos de entregas e mercadorias perdidas que fiz.
Mas diante de algo sem volta precisamos ser prudentes. Por tanto, queria saber se existe algum estudo (com links) com os resultados que empresas privatizadas tiveram após anos de operação?
1. O Brasil impede um crescimento rápido dessas empresas em termos de expansão de território.
2. Os Correios podem dar quanto prejuízo quiserem e quem paga é VOCÊ. Se uma empresa privada der prejuízos, ela fali. É por isso que os Correios estão destronáveis desde sempre, porque eles não pagam a conta.
3. Os Correios não pagam impostos.
As isenções foram dadas justamente com a justificativa de terem dos custos de prestar serviços em lugares que não valem a pena: https://www.terra.com.br/ec...
Quão correto é isso não sei, mas aparentemente não é de interesse das transportadoras atender o Brasil inteiro.
Nos comentários:
Pessoas a favor de estatais, pessoas a favor de impostos e pessoas contra o livre mercado.
Os Correios não detém monopólio do setor de encomendas, existem vários concorrentes e a maioria das grandes varejistas nem mesmo trabalham mais com os Correios. Portanto, este não é o melhor argumento sobre a privatização da estatal. Mas só o fato de ter uma empresa estatal a menos para servir de cabide de emprego e desvios de recursos, já será lucro.
Empresa privadas podem prestar serviço público, não é necessário uma estatal enorme para isso. Basta o governo subsidiar agências em locais remotos e não o fazê-lo em locais com sustentabilidade econômica.
Existe sim monopólio dos Correios no setor de cartas. Lembrando que a diferença entre o preço cobrado pelos Correios e o cobrado pelas transportadoras privadas é pago por mim, por você e por todos que pagam impostos, usando ou não os serviços da empresa.
Na real o correios recebe isenção de impostos, é uma concorrência desleal.
Seria uma medida excelente em diversos aspectos: daria à empresa uma gestão profissional e não fisiológica; evitaria que o estado gastasse dinheiro tapando os buracos causados pela ineficiência da empresa, liberando verbas para setores onde o estado precisa estar mais presente; modernizaria e baratearia o comércio eletrônico no Brasil, visto que boa parte das encomendas são transportadas pela estatal. Ao contrário do que se pensa, boa parte (especificamente 70%) do faturamento dos Correios vem do transporte de mercadorias e não das cartas, então basicamente o estado é proprietário de uma transportadora. 🙄
Lembrando que não existe monopólio do Correios, e mesmo com a existência dele para fazer concorrência os competidores cobram preços muitas vezes maiores.
Mas de que adianta argumentar? Mais uma vez os otários irão apoiar e se arrepender depois.
Manter algo que não dá lucro não dá certo só pro ramo privado.
Eu também penso da mesma forma. Que uma privatização total pode ser maléfica com os consumidores. Os Correios poderiam atuar como uma empresa de capital aberto, permitindo uma melhor diluição de investimento do governo e abrindo margem para que as empresas privadas possam atuar por ela.
Já fui muito a favor da privatização total dos correios hoje não penso assim, é ruim? É
Mas é a única que funciona em todas as cidades do Brasil, várias compras minhas em varejistas por exemplo ao chegar na capital do estado, é enviada até minha casa por correios, e quando não é, chega na capital e entregam a outra transportadora
E também há vilarejos que há uma agência dos correios e é o único local disponível para pagar as contas. Numa privatização total várias agências seriam fechadas por não darem lucro