Início » Brasil » Marcos Pontes defende privatização dos Correios “sem precipitação”

Marcos Pontes defende privatização dos Correios “sem precipitação”

Bolsonaro está aberto à privatização de estatais como os Correios; empresa está subordinada ao Ministério das Comunicações

Felipe Ventura Por

Diversas fontes apontam que o presidente Jair Bolsonaro está aberto à privatização de diversas estatais, incluindo a Petrobras, a Eletrobrás e os Correios. A empresa de cartas e entregas está subordinada ao Ministério das Comunicações, Ciência, Tecnologia e Inovação; o ministro Marcos Pontes diz que não é contra a venda para a iniciativa privada, mas quer que o processo seja feito “sem precipitação”.

Foto por Marcos Oliveira/Agência Senado

Pontes diz em entrevista ao Estadão que está “alinhado” com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no que tange à privatização dos Correios; no entanto, ele quer que isso seja baseado em números e em um plano de negócios bem-elaborado.

A decisão “precisa ser feita de forma responsável e lógica, sem precipitação”, diz o ministro. Isso também deve levar em conta o retorno para o governo e “principalmente” a garantia dos direitos dos servidores.

Em entrevista à GloboNews, Guedes disse que Bolsonaro considera privatizar uma estatal, mas sem revelar qual era porque ainda falta definir como será feita a venda. Fontes afirmam à Reuters e ao G1 que se trata da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).

Correios terão “mais liberdade para se modernizar”

Guedes quer que o governo federal venda empresas estatais para diminuir a dívida pública. Ele também lembra que o controle excessivo do Estado abre margem para ineficiências — como os cargos de confiança apontados por políticos — e esquemas de corrupção.

Por exemplo, temos o escândalo dos Correios em 2005, no qual um funcionário da ECT foi flagrado em vídeo negociando propina com um empresário interessado em participar de uma licitação. No meio das investigações, foi revelado outro esquema ainda maior — o mensalão.

Além disso, corre na Justiça um processo que investiga possíveis irregularidades no Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios. Uma organização criminosa seria a responsável por um rombo de mais de R$ 5 bilhões, desviando recursos de forma sistemática para dirigentes do fundo de pensão, instituições financeiras, empresários e outros.

A equipe presidencial acredita que os Correios precisam ser privatizados para concorrerem melhor em seu setor. “A empresa ganhará mais liberdade para se modernizar e responder às mudanças no mercado promovidas pelo comércio eletrônico”, diz uma fonte à Reuters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lairton Gomes

Pedro Paulo Fae Braz

Não foi birra, foi estratégico, pra tirar ele da disputa a presidência. E meu caro, pouco me importa se se vc acredita que ou não se ele é culpado. Você tem que entender que Bolsonaro é a pior coisa que já aconteceu a esse país, e que nada que ele esta fazendo vai melhorar a sua ou minha vida. A degradação que ocorrera pelo governo Bolsonaro, não chegara nem perto do crime do Lula. Vamos acabar sem Educação, Saúde, Segurança e Aposentadoria. Se toca.

Lairton Gomes

Foi provado sim. Ou você acha que três instâncias da nossa justiça resolveram condenar ele por birra?

Bruno Souza

Amigo paga de qlqr jeito pq tem q repassar grande parte do seu lucro. E no governo pt foi repassado de forma ilegal cerca de 6 bilhões a mais...
Isso n da pra fazer com emprrsa privada né? Obrigar pagar imposto a mais...

Bruno Souza

Eles falam de subsídio como se existissem poucas cidades atendidas que não dão lucro nenhum os xocorrei. A verdade é que o governo passará a gastar com esse subsídio pq hj n gasta nada pois os Correios se mantem.
Outra coisa a ponderar, no governo Lula-Dilma foi tomado dos Correios cerca de 6 bilhões a mais para pagar contas do governo. Isso pq a empresa tem q repassar parte do seu lucro.
Sinceramente eu acho um tiro no pé...
Mas, vou só observar...

Bruno Souza

Subsidio pra operar? De onde vc tirou isso? Correios n tira um centavo do governo, é ao contrário, tem q dar parte do seu lucro ao governo federal.
Tá falando o que n sabe!
Ou inventando para embasar um mentira.

João Luís

Os Correios é um Gigante Adormecido! O insucesso dessa empresa é culpa exclusiva dos malditos políticos que presenteiam seus incompetentes apadrinhados, parentes e cabos eleitorais com as posições mais estratégicas no organograma da companhia. Se entregasse a sua administração aos TÉCNICOS que são concursados, avaliados semestralmente por escrito, extremamente cobrados por resultados e ainda assim...apaixonados por vestirem aquela camisa...nunca mais os CORREIOS teriam prejuízo.

Dummye Sooneed

sim, por que não?

assim como muitos anti-liberancaps quero que bancos e empresas paguem o que devem para que os nossos *representantes* administrem esse dinheiro.

como ideologias funciona bem na teoria, na prática é outros 500. mas é mais fácil pagar de anti-sistema e querer que tudo se exploda, sendo que independente do que acontecer o governo vai sair perdendo. é melhor agente perder com a faca e o pão na mão, do que dar pra outro... a faca e o pão, se quiser dar outra coisa aí é com vc.

Dummye Sooneed

vc disse que é diferente, mas esquece que o documento tá para todos lerem.

assim como a da previdência chilena...

só tem o pagamento mínimo de diferente.

Maycon Ribeiro

Porque não privatizam as universidades federais? Lembrei só ricos estudam nelas.

Dummye Sooneed

oi? o imposto que deveria ser pago por bancos e empresas de grande porte (2.8 tri, dos quais 44% não podem ser recuperados) servem como um todo.

mas finja que não sabe disso (e para que os impostos servem) e use um jargão apelativo que é mais velho que a vovó mafalda, tá abafando, miga!

Dummye Sooneed

legal, agora executa esse código aí bot:

run.TextoBatido(2);
close(cerebro);

Dummye Sooneed

nemleu e nemlera o que eu postei, que foi o governo que postou, usando a fórmula da previdência...

mas um passarinho me contou que é normal isso no tecnoblog.

Panino, o Moço

"CORREIOS PRATICAM CONCORRÊNCIA DESLEAL E SE PRIVATIZAR OS PREÇOS DE TODOS VÃO BAIXAR E PAGAREMOS MENOS IMPOSTOS."
Como dizem pelas internets.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Povo é muito otário mesmo.
Se morram e parem de me foder!

Rafael Moreira

Sou a favor da privatização, desde que cumpra algumas regras como manter as agências em operação, evitando assim a demissão em massa de funcionários públicos. A privatização pode ser uma boa para a melhoria dos serviços prestados, já temos um exemplo das transportadoras privadas no país que prestam um bom serviço ao consumidor. Motivo pelo qual grandes lojas de e-commerce abandonaram os correios, e firmaram parcerias com elas. Outro caso de sucesso são as courier UPS, FedEx, DHL que são privadas e prestam serviços superiores a estatal brasileira. A única vantagem do ECT é a vasta quantidade de agências espalhadas pelo país. De atendimento já deixou de ser boa a muito tempo.

Exibir mais comentários