Início » Brasil » Marcos Pontes defende privatização dos Correios "sem precipitação"

Marcos Pontes defende privatização dos Correios "sem precipitação"

Bolsonaro está aberto à privatização de estatais como os Correios; empresa está subordinada ao Ministério das Comunicações

Felipe Ventura Por

Diversas fontes apontam que o presidente Jair Bolsonaro está aberto à privatização de diversas estatais, incluindo a Petrobras, a Eletrobrás e os Correios. A empresa de cartas e entregas está subordinada ao Ministério das Comunicações, Ciência, Tecnologia e Inovação; o ministro Marcos Pontes diz que não é contra a venda para a iniciativa privada, mas quer que o processo seja feito "sem precipitação".

Foto por Marcos Oliveira/Agência Senado

Pontes diz em entrevista ao Estadão que está "alinhado" com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no que tange à privatização dos Correios; no entanto, ele quer que isso seja baseado em números e em um plano de negócios bem-elaborado.

A decisão "precisa ser feita de forma responsável e lógica, sem precipitação", diz o ministro. Isso também deve levar em conta o retorno para o governo e "principalmente" a garantia dos direitos dos servidores.

Em entrevista à GloboNews, Guedes disse que Bolsonaro considera privatizar uma estatal, mas sem revelar qual era porque ainda falta definir como será feita a venda. Fontes afirmam à Reuters e ao G1 que se trata da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).

Correios terão "mais liberdade para se modernizar"

Guedes quer que o governo federal venda empresas estatais para diminuir a dívida pública. Ele também lembra que o controle excessivo do Estado abre margem para ineficiências — como os cargos de confiança apontados por políticos — e esquemas de corrupção.

Por exemplo, temos o escândalo dos Correios em 2005, no qual um funcionário da ECT foi flagrado em vídeo negociando propina com um empresário interessado em participar de uma licitação. No meio das investigações, foi revelado outro esquema ainda maior — o mensalão.

Além disso, corre na Justiça um processo que investiga possíveis irregularidades no Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios. Uma organização criminosa seria a responsável por um rombo de mais de R$ 5 bilhões, desviando recursos de forma sistemática para dirigentes do fundo de pensão, instituições financeiras, empresários e outros.

A equipe presidencial acredita que os Correios precisam ser privatizados para concorrerem melhor em seu setor. "A empresa ganhará mais liberdade para se modernizar e responder às mudanças no mercado promovidas pelo comércio eletrônico", diz uma fonte à Reuters.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lairton Gomes
Pedro Paulo Fae Braz
Não foi birra, foi estratégico, pra tirar ele da disputa a presidência. E meu caro, pouco me importa se se vc acredita que ou não se ele é culpado. Você tem que entender que Bolsonaro é a pior coisa que já aconteceu a esse país, e que nada que ele esta fazendo vai melhorar a sua ou minha vida. A degradação que ocorrera pelo governo Bolsonaro, não chegara nem perto do crime do Lula. Vamos acabar sem Educação, Saúde, Segurança e Aposentadoria. Se toca.
Lairton Gomes
Foi provado sim. Ou você acha que três instâncias da nossa justiça resolveram condenar ele por birra?
Bruno Souza
Amigo paga de qlqr jeito pq tem q repassar grande parte do seu lucro. E no governo pt foi repassado de forma ilegal cerca de 6 bilhões a mais...Isso n da pra fazer com emprrsa privada né? Obrigar pagar imposto a mais...
Bruno Souza
Eles falam de subsídio como se existissem poucas cidades atendidas que não dão lucro nenhum os xocorrei. A verdade é que o governo passará a gastar com esse subsídio pq hj n gasta nada pois os Correios se mantem.Outra coisa a ponderar, no governo Lula-Dilma foi tomado dos Correios cerca de 6 bilhões a mais para pagar contas do governo. Isso pq a empresa tem q repassar parte do seu lucro.Sinceramente eu acho um tiro no pé...Mas, vou só observar...
Bruno Souza
Subsidio pra operar? De onde vc tirou isso? Correios n tira um centavo do governo, é ao contrário, tem q dar parte do seu lucro ao governo federal.Tá falando o que n sabe!Ou inventando para embasar um mentira.
João Luís
Os Correios é um Gigante Adormecido! O insucesso dessa empresa é culpa exclusiva dos malditos políticos que presenteiam seus incompetentes apadrinhados, parentes e cabos eleitorais com as posições mais estratégicas no organograma da companhia. Se entregasse a sua administração aos TÉCNICOS que são concursados, avaliados semestralmente por escrito, extremamente cobrados por resultados e ainda assim...apaixonados por vestirem aquela camisa...nunca mais os CORREIOS teriam prejuízo.
Dummye Sooneed
sim, por que não?assim como muitos anti-liberancaps quero que bancos e empresas paguem o que devem para que os nossos *representantes* administrem esse dinheiro.como ideologias funciona bem na teoria, na prática é outros 500. mas é mais fácil pagar de anti-sistema e querer que tudo se exploda, sendo que independente do que acontecer o governo vai sair perdendo. é melhor agente perder com a faca e o pão na mão, do que dar pra outro... a faca e o pão, se quiser dar outra coisa aí é com vc.
Dummye Sooneed
vc disse que é diferente, mas esquece que o documento tá para todos lerem.assim como a da previdência chilena...só tem o pagamento mínimo de diferente.
Maycon Ribeiro
Porque não privatizam as universidades federais? Lembrei só ricos estudam nelas.
Dummye Sooneed
oi? o imposto que deveria ser pago por bancos e empresas de grande porte (2.8 tri, dos quais 44% não podem ser recuperados) servem como um todo.mas finja que não sabe disso (e para que os impostos servem) e use um jargão apelativo que é mais velho que a vovó mafalda, tá abafando, miga!
Dummye Sooneed
legal, agora executa esse código aí bot:run.TextoBatido(2);close(cerebro);
Dummye Sooneed
nemleu e nemlera o que eu postei, que foi o governo que postou, usando a fórmula da previdência...mas um passarinho me contou que é normal isso no tecnoblog.
Panino, o Moço
"CORREIOS PRATICAM CONCORRÊNCIA DESLEAL E SE PRIVATIZAR OS PREÇOS DE TODOS VÃO BAIXAR E PAGAREMOS MENOS IMPOSTOS."Como dizem pelas internets.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKPovo é muito otário mesmo.Se morram e parem de me foder!
Rafael Moreira
Sou a favor da privatização, desde que cumpra algumas regras como manter as agências em operação, evitando assim a demissão em massa de funcionários públicos. A privatização pode ser uma boa para a melhoria dos serviços prestados, já temos um exemplo das transportadoras privadas no país que prestam um bom serviço ao consumidor. Motivo pelo qual grandes lojas de e-commerce abandonaram os correios, e firmaram parcerias com elas. Outro caso de sucesso são as courier UPS, FedEx, DHL que são privadas e prestam serviços superiores a estatal brasileira. A única vantagem do ECT é a vasta quantidade de agências espalhadas pelo país. De atendimento já deixou de ser boa a muito tempo.
Dummye Sooneed
ou entrar com foro privilegiado, que é o caso deles...
Pedro Paulo Fae Braz
E o que eu tenho a ver com o Lula? Nunca votei no partido dele. Jair Bolsonaro é corrupto, e só vai ser julgado, quando for viável pra alguém naquela casa de horrores. Fico impressionado com essa ingenuidade.
Pedro Paulo Fae Braz
Não foi provado documentalmente que lula erra corrupto, apesar de todo mundo saber que ele facilitou a vida das construtoras e bancos.
Lairton Gomes
Não há processo tramitado e julgado para se afirmar isso. No caso do Lula há, então ele é corrupto
Lairton Gomes
segundo nosso ordenamento jurídico, todo mundo é inocente até que se prove o contrário
Dummye Sooneed
todo mês cortam gente. e não tem concurso público (graças ao temer e o guedes).quem não seria ineficiente assim? o Et Bilu?
Dummye Sooneed
não só ele, o 01 e o 02 também.
Dummye Sooneed
tá comprando o quê?que eu saiba passa pela RF, e dependendo da encomenda pode ir pra PF/INMETRO/ANATEL.
Dummye Sooneed
e sabem mesmo, por que guedes não cobra os 2.8 trilhões de empresas e bancos? Spoiler: ele é banqueiro e investidor especulativo
Dummye Sooneed
só que não, a previdência privada continua recebendo uma porcentagem da previdência pública (igual a chilena).fora o cálculo que só quem fez a fórmula sabe, aonde o pagamento é o mesmo pra quem recebe 10 milhões ou 5.900, o que não faz sentido por causa do teto NA proposta.twitter.com/GulagCanavieiro...
Dummye Sooneed
prejuízo sendo que o imposto que paga.agora as empresas privadas de grande porte não pagarem seus impostos e juros, enquanto demandam taxas e incentivos ao governo... acho que a economia se lasca ainda mais.
Dummye Sooneed
isso sem contar taxas supérfulas quando a demanda cresce demais, pelo menos se fingir fazer algo o presidente da empresa evita que outro seja nomeado no lugar dele, ao menos que o outro seja parente de algum político....
Dummye Sooneed
mas não tinha má gestão fazendo corte no efetivo.
Dummye Sooneed
chama-se ser estatal.agora por quê tá no vermelho pra corrigir, nenhum presidente que assume a empresa quer saber. só quer ficar peidando na cadeira e receber 15 mil/mês...
Dummye Sooneed
implantaram o despacho postal para desafogar o fluxo.estou recebendo encomendas (apos pagar o despacho) em até 30 dias, antes era 3 meses.
Dummye Sooneed
na teoria, na prática vai entrar com recurso.
Dummye Sooneed
é lindo na teoria mas pode ser o oposto na prática.tipo ideologias? ah...mas aí, essa frase só funciona de tempos em tempos ou é regra absoluta? porque na prática é regra absoluta, mas na teoria uns e outros do tecnoblog ignoram ela pra dizer que X ou Y é top em comparação a Z e A.
Jorge Luis
porque não?
Pedro Paulo Fae Braz
Se biroliro for o Jair Bolsonaro, sim, ele é corrupto.
Gaius Baltar
Você conhece TODOS os casos de privatização de empresas de correios no mundo? Mas a questão nem é essa, a questão é que temos uma empresa estatal ineficiente, poço de corrupção e que recebe subsídios estatais para operar. Ela já não deu certo. Qualquer mudança será positiva, pelo menos para os cofres públicos.
Lairton Gomes
chegou o gado
Lairton Gomes
ainda bem que a petrobrás nunca teve nada parecido kkk
Lairton Gomes
belo e moral
Lairton Gomes
Acredito que haveria um estilo IFood de cartas em cidades assim
Lairton Gomes
o biroliro é corrupto?
Lairton Gomes
governo americano também mata civis inocentes no oriente médio
Lairton Gomes
é mais fácil tirar depois de privatizar
Lairton Gomes
"Que empresa privada vai querer trabalhar no prejuízo?"Uber, Nubank, Spotfy, etc
Lairton Gomes
Por que? Concessão é mais para onde geralmente não tem muita concorrência, como estradas e aeroportos
Isaias Soares
É diferente mesmo... Pagamos o upload e download mais caro do universo.... Affff...
Isaias Soares
Gaius Baltar .. Vc tá comparando telecomunicações (dados) com operações (objetos postais). São diferentes. Em nenhum lugar do mundo a privatização dos Correios deu certo. Porque aqui daria?
Keaton
Isso quando é importação. No meu caso eles perderam a encomenda e encontraram quase 2 meses depois.
Gaius Baltar
Ah, tudo bem.
Gaius Baltar
Não. Uma empresa privada pode ser contratada para prestar um serviço público. As alternativas são continuar com os Correios ou simplesmente abandonar locais sem viabilidade econômica.
Anderson Marcos Charao Machado
Uma pergunta meio besta, em vez de venda dos correios, por que o governo não adota o modelo de concessão, como fez com as rodovias e aeroportos?
Gaius Baltar
Alguns acham erradamente isso.
Lord Cheetos
Se não dá lucro ter internet em uma área então é justo cobrar do pobre que vive em cidade pra sustentar esse prejuízo? Não é porque o país é grande que o país inteiro tem que pagar a conta, cada estado/cidade/município poderia muito bem cuidar do próprios problemas e não passar para todos os outros.É justo cobrar dessas pessoas que moram em lugares isolados para arrumar o Rio Tietê, pra colocar internet nas favelas, pra comprar comida pra famílias, pra pagar a falta de água de São Paulo? Ou é um problema de São Paulo?Se tem demanda vai haver oferta, mas não quer dizer que vai ser barato, é o preço de morar em um lugar mais isolado, ou vamos criar uma "Telebras" pra cada serviço que existe no Brasil? "Cinemabra"? "Veterináriobras"? Se um produto é mais barato lá no norte deveríamos criar uma Produtobras pra subsidiar o produto para o Sul/Sudeste?
tuneman
mas ela foi feita para dar prejuizo!!!O objetivo da nova Telebrás é justamente levar internet onde as demais prestadoras não têm interesse!Já ouviu falar no plano nacional de banda larga????Faz ideia do tamanho desse pais??
Shalkad
Esqueci a parte do fixa e quando comentei achei que você se referia à telefonia móvel. Foi mal.
Lord Cheetos
Startups não podem viver no prejuízo, elas tem prejuízo hoje, mas visam lucro amanhã.E de qualquer forma, o prejuízo das startups são pagos voluntariamente pelos investidores, já o prejuízo de estatal são pago compulsoriamente pelos "investidores".
Lucas
Em Portugal privatizaram o correios deles. Depois de anos continua a mesma bosta ou pior, só que mais caro.
Danilio Costa Silva
Se for falar de viver no prejuizo é melhor fechar todas as Startups....
Boleto
Esse subsidio não caracterizaria uma empresa de participação mista? Como é o Banco do Brasil?
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Nem eu, mas isso é o que alguns acham que vai acontecer se privatizar a Petro a gasolina vai custa R$ 1,00/L, se vender os Correios nenhuma encomenda irá atrasar e todos serão bem atendidos, que se os bancos públicos pararem de emprestar dinheiro para investimentos o setor privado fará, que privatizando universidades federais a educação vai melhorar e por aí vai...
Lord Cheetos
Não tem incentivo porque sempre vão receber, e pra receber mais tem que oferecer um serviço péssimo, "por que votar num político que quer aumentar gasto com educação se já tá ótimo? Vou votar no outro que vai aumentar gasto com saúde que tá péssima".Vide segurança pública (que é péssima), as pessoas querem segurança de qualidade, mas a única que tem é a do estado, a qual todos são obrigados a pagar.Toda estatal não tem prejuízo para os "donos temporários", o prejuízo retorna para a população, o "lucro" está no prejuízo, quanto mais prejuízo uma estatal der, mais os "donos/funcionários" recebem. Se ocorrer o contrario, a empresa der lucro, o lucro vai para o governo e não para os "donos/funcionários".
Gaius Baltar
Ninguém está falando em resolver os problemas do Brasil com a privatização dos Correios. A ideia é resolver só o problema dos Correios mesmo.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Deixa eu reformular então: Precisa investir mais e melhor para entregar educação pública de qualidade para todos e não só os riquinhos que passam nas universidades federais e na USP.E pq na sua opinião o serviço público não tem incentivo para oferecer qualidade? Só por não visar lucro? Se for isso fica muito difícil discutir...
Burnerman_X
Governo americano também tem... a USPS.
Burnerman_X
Também não existia a altíssima demanda atual naquela época. Vale lembrar.
Burnerman_X
15 reais nas encomendas enviadas por CARTA. Se você enviar como pacote não tem cobrança desta taxa.ps: Por acordos internacionais, o ganho de correspondência por carta para os correios é ZERO. Agora imagina os Correios recebendo toneladas de "cartas" com inúmeras quinquilharias chinesas e recebendo zero por isso...
Burnerman_X
O mundo real não é o Chaves e Quico disputando pelo melhor preço de refresco. Lembre-se que empresas tem de fazer lucro e otimização operacional tem seus limites.Ou seja, é lindo na teoria mas pode ser o oposto na prática.
Burnerman_X
Isso se não aumentar o custo...
Lord Cheetos
Não importa o quanto o país invista em educação, nunca vai ter melhoras significativas, não há incentivos, pra que melhorar a educação se com uma educação ruim a população vai querer mais investimento em "educação pública e de qualidade".Já recebem, sempre vão receber, independente da qualidade oferecida, se for ótima, cai no corte de gasto, se for ruim, precisa de mais investimento, continua ruim? Investe mais! Ainda tá ruim? Provavelmente falta investimento...Qualquer serviço público (em que a população é obrigada a pagar) não tem incentivo para oferecer qualidade.
Gabriel Arruda
Não entendi, como assim só vai ter o custo dessas regiões e não de toda a operação?O que estou comentando é que para FedEx não é interessante entregar produtos no Brasil inteiro, mesmo com isenção isso pode continuar sendo verdade; Se o Correio não fosso obrigado, provavelmente não entregaria também.Se o imposto for o grande problema, tudo bem, mas acredito que o mercado consumidor e as deficiências de infra-estrutura sejam os maiores problemas.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Não estou enganado, só não acredito em soluções fáceis. Não vai ser privatizando tudo Correios, Petrobrás, Banco do Brasil, Eletrobrás, etc... que tornará esse país uma potencia mundial e sim investir em educação pública de qualidade, melhorar processos e otimizar o uso de recursos.
Lord Cheetos
É "diferente" mas dá prejuízo também:2009 - 20 Mi2010 - 13 Mi - Virou operadora no mesmo ano (expansão)2011 - 47 Mi2012 - + 40 Mi - Lucro2013 - 146 Mi2014 - 117 Mi2015 - 235 Mi2016 - 270 Mi2017 - 243 Mi2018 - 224 MiDesde da "privatização" de 98 a 2017 a estatal acumula 1.3 Bi em prejuízo, sendo 1 Bi no período 2010 - 2017. Em 12 anos ela deu prejuízo de 300 Mi, resolveu expandir e poof! prejuízo de 1 Bi em 7 anos.Se tivesse privatiza totalmente a estatal o prejuízo de 98 até hoje seria 0,00 Reais.
Gabriel Arruda
Se não tiver mercado suficiente na região, o governo só perde dinheiro com a isenção e não muda nada.
Gaius Baltar
Novidade? Telefone existia no Brasil desde a época de d. Pedro II. E até a década de 80 era um serviço ineficiente e caro.
Gaius Baltar
Sim, era ótimo precisar pagar um serviço como se fosse um bem. Vamos fazer isso novamente. Ao invés de comprar um chip de 10 reais vamos todos mundo comprar 3500 reais em ações da Claro ou da Tim para podermos ativar um plano de celular. Quando quisermos mudar de operadora é só consultarmos uma boa corretora, liquidarmos as ações e comprarmos outro lote de 3500 reais de ações. Já agora vamos sugerir a volta do gatilho salarial e da tabela da Sunab também. 😂
Gaius Baltar
E os pulsos não se pagavam, jovem? O que havia eram pulsos mais baratos em horas de menor uso, como durante a noite e nos fins de semana. Gostaria de ter um De Lorean para voltarmos a 1985 e você convencer o meu pai que a conta de telefone lá de casa era barata. 😂
Omar
A Vale foi fundada em 1942 e privatizada em 1997. Foram 55 anos sem rompimento de barragem!Em 2005 (18 anos após a privatização) estou a de Mariana.Tá mais do que na cara que após a privatização neglicenciaram as barragens para maximizar lucros. Só não vê quem não quer.
Gaius Baltar
Não se engane. Hoje todos nós pagamos os prejuízos dos Correios. Será uma escolha da sociedade subsidiar ou não as comunidades afastadas e/ou sem viabilidade econômica.
Gaius Baltar
Com certeza será menos que manter uma estatal improdutiva.
Guilherme Andrade
chegou a poc estatista
ochateador
Estamos no Brasil.Não espere uma redução de custo muito grande.
ochateador
Antes de tudo irão fazer uma bela redução de custos, e isso irá reduzir bastante a quantidade de agências próprias e aumentar o custo dos franqueados.
tuneman
Ah vá??!?!
Dayman Novaes
Como eu disse, dá pra saber se você encontrar relação intrínseca (a priori).No exemplo que você citou:- Empresa A vende para a China- Mercado da China cresceu- Logo, mantendo-se todas as outras variáveis iguais, Empresa A crescerá tambémPorém, no mesmo período a empresa A pode diminuir também, ou também pode crescer mais que o mercado chinês cresceu, porque existem outras variáveis incontroláveis e desconhecidas.A impossibilidade que comentei, está em dizer algo como: analisando as empresas que vendem para a china, observamos que após o crescimento do mercado chinês, tais empresas também cresceram (correlação entre fatos), logo, o crescimento do mercado chinês causou o crescimento das empresas (causalidade de fatos).Isso é um erro básico de epistemologia, pois, correlação não implica em causalidade.Alguém poderia argumentar que é possível traçar uma correlação estatística, como por exemplo: em média, o aumento do mercado chinês influencia x% no aumento das empresas que vendem para a China.O problema dessa correlação no campo da economia, é que as variáveis são tantas (e incontroláveis), que é possível que exista um cenário em que, mesmo com o aumento do mercado chinês, todas as empresas que vendem para lá diminuíram de tamanho. Se fossemos nos apoiar na correlação, concluiríamos erroneamente que: aumento do mercado chinês causa diminuição das empresas que vendem para a China.Meu questionamento sobre o pedido do Capitão Caverna é apenas o seguinte: existem correlações a priori que não precisam ser testadas a posteriori para serem verdades, como no caso do mercado chinês que você propôs. É a mesma coisa com privatizações: é possível que haja estudos específicos que mostrem que empresas que foram privatizadas tiveram menor eficiência após serem privatizadas. Tudo certo até aí, o problema é falar que essa correlação foi causada pela privatização.
fan
Não existe frete grátis, o preço já é embutido na mercadoria ou serviço. Quando alguém anuncia frete grátis, é marketing.A receita federal vai continuar fazendo o trabalho dela (a menos que contratem muito mais pessoas, ela não vai conseguir tributar tudo que entra, assim como não consegue atualmente), se está na lei que tem que inspecionar e tributar, querendo ou não tem q ser feito.
Jarbas Coqueiro
Nao paga impostos e tem o governo para cobrir prejuízos. Super justa está concorrência
Jarbas Coqueiro
Maior parte das ações e do governo e ele tem Golden share
Jarbas Coqueiro
Os funcionários não podem ser demitidos e o comprados terá de assumir as aposentadorias e dívidas
Jarbas Coqueiro
Voce acha quem alguém iria pagar bilhoes numa empresa e não procurar fazer uma boa gestão?
Tales Cembraneli Dantas
A questão inicial é: Porque o governo tem que ter uma empresa de entregas? E o pior, Pq o governo deve ter o monopólio das entregas no Brasil? Tem que privatizar pra ontem, outras empresas como Petrobrás tbm...
Omar
Depois da análise da PF o prazo dos correios é de 10 dias. O maior atraso é da PF que quer morder uma grana onde puder.
Omar
Não tenho tanta certeza. Muito do que foi privatizado não melhorou.Tenho problemas constantes com companhia de energia elétrica, por exemplo.A Vale nunca tinha tido problemas de barragens quando era estatal.As empresas de transporte público (ônibus) em SP só pioraram, pois agora só querem andar com ônibus super lotados para maximar os lucros.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Mas os Correios tem obrigação de atender todas as regiões do país.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Acho que a Amazon poderia comprar.Investir colocando robôs autônomos para gerenciar os estoques.Fazer entregas com drones.Pagar 1 milhão de reais parcelado em 240x.O Governo fica com o ônus das rescisões.O Governo assume todas as dívidas.Não pagar imposto algum.Ter incentivos diversos para instalar seus CDs no interior de SP e RJ.Fechar milhares de agências no interior.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Aí o governo só fica com o prejuízo e a empresa com o filé.Acho justo.
Franklin
A mamata está com os dias contados. Devem estar desesperados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Franklin
Tem que isentar todo mundo, ora. Temos que privatizar o mais rápido possível
Capitão Caverna
perfeitofora as multas
Franklin
Eu também. Se o Guedes fala, quem sou eu para contestar. Tem "entendidos" que acham que sabem mais que o ministro
Burnerman_X
E por isso sai no preço que sai. Já deveria ser mais do que óbvio que a tendência com a privatização dos correios será de aumento geral de preços, tanto dos correios quanto das concorrentes, pois não teriam uma tarifa tão defasada.
Burnerman_X
2 barragens estouradas e mais de 200 mortes na conta por conta de economia de manutenção
Exibir mais comentários