Nokia 9 PureView desbloqueia a tela com digital de outras pessoas

Até mesmo um pacote de chicletes conseguiu liberar o smartphone

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nokia 9 PureView

O Nokia 9 PureView é um smartphone que vem com a marca famosa no mundo de fotografia feita em smartphones, além de outras novidades no mundo Android. Uma delas é a capacidade de ler impressões digitais com um sensor que fica logo abaixo da tela, o problema é que ele anda aceitando até mesmo impressões de outras pessoas.

O sensor que a Nokia escolheu para este modelo é baseado em leitura ótica, a mesma que é feita em aparelhos como o Huawei P30 (e P30 Pro), mas que é diferente do Galaxy S10 – que utiliza um leitor ultrassônico. O tipo do sensor não altera a segurança de forma tão perceptível, mas no Nokia 9 PureView ele aparentemente está mais suscetível aos dedos de outras pessoas.

Alguns usuários começaram a perceber que o dedo de um usuário que não cadastrou sua impressão no aparelho foi utilizado para destravar o dispositivo, com sucesso. Em um dos relatos até mesmo um pacote de chiclete passou pelo teste, liberando acesso ao smartphone.

Uma atualização foi liberada neste final de semana e prometia resolver o problema, mas ele persiste. A falha não pode ser reproduzida em outros aparelhos com o mesmo tipo de sensor, como no P30 que está aqui na mesa.

Alguns veículos de imprensa publicaram seus reviews sobre o celular e notaram que o sensor apresenta falhas até na hora de cadastrar uma digital, com erros de leitura. Alguns comentam que este seria o pior leitor já utilizado com a tecnologia ótica.

O Nokia 9 PureView não foi lançado no Brasil e não há previsão de que isso ocorra, mas ele já está presente nas prateleiras de alguns países desde o começo de 2019.

Com informações: PhoneArena e Android Authority.

Receba mais sobre Nokia 9 PureView na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados