Início » Internet » Google Chrome ganha modo escuro em versão estável para Windows 10

Google Chrome ganha modo escuro em versão estável para Windows 10

Talvez você precise usar um truque para ativar o dark mode no Chrome 74: ele ainda não foi liberado para todos os usuários

Felipe Ventura Por

O Google Chrome começou a testar um modo noturno no Windows em janeiro; após alguns meses de teste, esse recurso chegou à versão 74 estável. No entanto, talvez você precise usar um truque adicional para ativá-lo — o dark mode ainda não foi liberado para todos os usuários.

"Posso confirmar que estamos lançando esse recurso para um pequeno número de usuários do Chrome M74 agora, e que ele se tornará mais amplamente disponível no futuro próximo", explica um gerente de comunidade do Chrome.

Em um artigo de suporte, o Google explica que o modo escuro funciona apenas no Windows 10. Para ativá-lo, é preciso ir em Iniciar > Configurações > Personalização > Cores; na seção Escolher o modo de aplicativo padrão, selecione Escuro.

Isso deixará todos os programas nativos no dark mode, incluindo o Explorador de Arquivos — não só o Chrome. O navegador ganhará um fundo cinza-escuro e texto na cor branca, tanto nos menus como na nova guia.

OK, mas isso é muito parecido com a janela anônima. Como não se confundir? O Google explica no artigo de suporte que você precisa ficar de olho no canto direito: se houver o texto "Anônima" (ou Incognito), dá para visitar os sites que não deveriam estar no seu histórico.

Se você ativou o modo escuro no Windows 10, mas o Chrome continua branco, é porque o navegador não liberou o dark mode para você. Felizmente, há como forçar isso usando esse truque: edite o atalho para incluir --force-dark-mode (com dois hífens). Dessa forma, será possível usar o modo escuro apenas no browser, não no sistema inteiro.

Quem está no macOS pode usar o modo escuro do Chrome desde o mês passado: basta ativar o dark mode do Mojave. Esse recurso está em testes no Chrome OSno Android para lançamento futuro.

No Android, o Google também está testando forçar o modo escuro em páginas da web, não apenas na interface do Chrome. No desktop, você pode fazer o mesmo usando extensões como Dark Reader ou Dark Mode.

Como usar o modo noturno no Chrome para Windows 10

Se você está rodando o Chrome 74 ou superior e o modo noturno foi liberado para você, basta seguir estas instruções:

  • vá até Iniciar > Configurações > Personalização > Cores;
  • na seção Escolher o modo de aplicativo padrão, selecione Escuro.

Se o modo noturno ainda não foi liberado para você, o processo é um pouco mais trabalhoso:

  • encontre o atalho que você usa para abrir o Chrome:
    • se estiver na área de trabalho: clique com o botão direito no atalho e escolha Propriedades;
    • se estiver na barra de tarefas: clique com o botão direito no atalho, depois clique com o botão direito em Google Chrome e escolha Propriedades;
    • se estiver no menu Iniciar: abra o menu Iniciar, digite "chrome", clique com o botão direito e escolha Abrir local do arquivo, então clique com o botão direito no atalho e escolha Propriedades;
  • na janela que se abre, encontre o campo Destino, insira um espaço no final e coloque --force-dark-mode (com dois hífens);
  • clique em OK;
  • abra o atalho do Chrome para usar o modo noturno.

Com informações: The Verge, VentureBeat.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jeff Sousa
Eu entendo, especialmente no caso de sistemas pra computador, aonde você usa muito dentro de casa ou do trabalho e elementos claros "queimam os olhos" (acho até meio estranho como o Windows passou tanto tempo tacando elementos brancos nos olhos do povo, especialmente quando computadores tinham telas CRT que eram ainda mais agressivas com brilho do que as baseadas em LCD atuais), mas odeio como o povo enche o saco com modo escuro em smartphone, mais especificamente com o Android. Tem seus usos sim, mas o fato do Android ser primariamente branco por exemplo é porque fica mais fácil de usar o smartphone fora de casa, contra a luz solar, mesmo com tela AMOLED (apesar de nesse caso ter uma razão boa, pra economzar bateria. A maior parte dos smarts atuais são LCD IPS e modo escuro, claro ou com bolinhas coloridas não fazem a menor diferença em uso de energia). Usei Windows Phone por um bom tempo e gostava, mas era difícil usar o celular fora de casa no tema padrão que era preto (apesar de eu achar lindo parecendo um bloco preto uniforme ao invés de segurar uma TV na mão). Não sou contra a opção, mas é inteligente deixar dark mode apenas para aplicativos que você usa dentro de casa ou no caso de mensageiros, terem um botão pra trocar rapidamente (na maioria das vezes está enterrado nas configurações do aplicativo) ou mudarem de acordo com o horário.
Daniel Henrique
Uma desgraça! Extremamente contrastante a barra de tarefas do navegador preto e os sites com fundo branco, me lembra até a época do Orkut Colorido, mais cafona impossível.O pior é que não sei como isso foi ativado no meu computador, fiquei até com medo de ter sido algum Badoo ou hao123.
Frederico Martins
Finalmente alguém explicou algo útil. Realmente não tinha percebido isso. Pra isso é bem útil mesmo. Agora me convenci. Lembrei da época que fazíamos sites editando em html (chega nem perto de programar, mas tem as linhas tb, rsrs). Valeu cara.
Frederico Martins
É como relatei acima (ou abaixo, rsrs). Uso muito no books. Mas falo da obsessão de modo escuro em tudo. Tu vai ler num pc, por muito tempo, no escuro? Acende a luz cara. Rsrs.
Frederico Martins
Faço isso direto, mas no iPad. De preferência no books, que tem a opção. Realmente melhora muito. Mas falo da fixação de ter modo escuro em praticamente tudo. Por exemplo no mac, usei só pra testar, depois tirei, me atrapalhou. No chrome tb, não consigo “enxergar” alguém num pc, lendo páginas e páginas a noite, deitado na cama (kkk) ou mesmo com as luzes apagadas.
Marcos Guilherme
Queria modo noturno no meu android 8.1 ou pelo menos no Chrome do Androide tb
Marcos Guilherme
Verdade.
Marcos Guilherme
Usa dark reader, como sitou a matéria e nunca mais vai querer tirar essa extensão. Simples e fácil de usar, personaliza se você quiser deixar um site no claro ao invés do escuro tb.
Marcos Guilherme
Experimenta ler bastante pdf em modo escuro, de preferencia no mobile com Adobe em modo leitura, depois volta para o normal é um baque nos olhos.
Denis
leitura no escuro...meu astigmatismo implora pelo dark mode....
Lucas Carvalho
eu uso a extensão "Dark Chrome Mode - Black Chrome mode" pra deixar os sites com modo escuro, e é bem prático de ativar/desativar
Vegeta humilde
Eu acho a mesma coisa, vide modo noturno do youtube no android e no do próprio android.
Vegeta humilde
Eu apoio
João
Em resumo: TB, lance modo escuro!
Junior Anzolin
Grossa
Renan
Isso é muito importante pra programador, cara. Costumamos usar dark mode em tudo por por conta da visão, simples.
Frederico Martins
Não entendo essa fixação em modo escuro.
draconiano_veritas
Mas a matéria não é sobre o Opera.
draconiano_veritas
--force-dark-mode não funcionou aqui.
Gabriel B.R.
Tema escuro é um assunto de alta complexidade, esbarrando nas fronteiras da tecnologia atualmente disponível.
Gabriel B.R.
O modo escuro do Opera para Android consistia em reduzir o brilho da tela, da última vez que vi. Nesse quesito o Samsung internet está na frente.
Mei Lazari
Dê um espaço depois das aspas (") e coloque o --force-dark-mode ficando assim:"C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application\chrome.exe" --force-dark-mode https://uploads.disquscdn.c...
Gaio
Eita, o meu deu esse problema também.
paulo yan
Então o tão aclamado modo escuro do Chrome é só o tema da janela anônima? Nada de deixar os sites em modo escuro? Putz.
Denis
pensei nisso, não adianta só o navegador implementar a opção, mas os sites adotarem...
Alisson Santos
Não sei se é só comigo, mas no Chrome sempre que lançam alguma implementação visual, ela só aparece para mim se eu reinstalar o navegador. Parece que há uma incapacidade no aplicativo em adicionar certos recursos sobre a versão já instalada.
Bruno Onix
E os sites continuam claro??
Sergio Carlos Meurer
Aqui não funcionou nem forçando. Disse que o nome especificado na caixa destino não é válido.E agora?!
M3M
Faz sentido, pois o da Samsung roda apenas no Android.
Viniçious
Ser compatível ao mesmo tempo com Windows, Mac, Linux, Android e iOS, são sistemas diferentes com arquiteturas diferentes, não estou defendendo a Google, mas não é só "faz ai e solta", é um sistema bem rigoroso de qualidade
Viniçious
só foi forçando, porém ficou muito bom
johndoe1981
Fica só a interface do Chrome escura. Por isso acabei desinstalando o Chrome Canary no desktop e instalei a extensão Dark Reader, que permite ativar e desativar o modo escuro com um clique.Como no Chrome para Android não dá pra instalar extensões, a única alternativa que encontrei foi instalar o Chrome Canary e habilitar a flag do modo escuro.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Só deixa a interface do Chrome mesmo. Pelo menos aqui na versão Canary.Caso fosse eu teria deixado de usar o Dark Reader.
JeronimoPW
No force dark mode foi. Agora só resta me adaptar -___-
César
O Dark mode do Crhome deixa os sites escuros tbm? Uso o Dark Reader mas tem sites q n funcionam direito entao preciso desativar
José Vitor de Pinna
Não sei, acho que só falta de vontade HAHAHA
M3M
Aqui tem mais leigo que eu kkkk
Cazalbé
Mito!
Silvio Ney
Pergunta ao Google, migo
johndoe1981
Enquanto o Google ainda fica com essa frescura de não liberar modo escuro pra todos os usuários, o jeito é continuar usando o Dark Reader, que permite ativar ou desativar o recurso facilmente. No Android, eu tenho o Chrome Canary instalado pra quando quiser usar o modo escuro.
M3M
Sim, mas qual a dificuldade técnica?
José Vitor de Pinna
Porque a Samsung implementou a função. Já o Google não.São empresas diferentes
Poro
Aqui não deu certo. Os ícones e a barra de pesquisa ficaram escuros mas o resto branco. Quanta dificuldade. Qual o problema em colocar uma opção dentro do Chrome como um navegador normal?
André Nascimento
Usei o --force-dark-mode e foi tranquilo! Obrigado, Felipe. :)
M3M
Pergunta de leigo: porque o Samsung Internet Browser já possui modo noturno e o Chrome não?