Início » Internet » Google Chrome ganha modo escuro em versão estável para Windows 10

Google Chrome ganha modo escuro em versão estável para Windows 10

Talvez você precise usar um truque para ativar o dark mode no Chrome 74: ele ainda não foi liberado para todos os usuários

Por
21 semanas atrás

O Google Chrome começou a testar um modo noturno no Windows em janeiro; após alguns meses de teste, esse recurso chegou à versão 74 estável. No entanto, talvez você precise usar um truque adicional para ativá-lo — o dark mode ainda não foi liberado para todos os usuários.

“Posso confirmar que estamos lançando esse recurso para um pequeno número de usuários do Chrome M74 agora, e que ele se tornará mais amplamente disponível no futuro próximo”, explica um gerente de comunidade do Chrome.

Em um artigo de suporte, o Google explica que o modo escuro funciona apenas no Windows 10. Para ativá-lo, é preciso ir em Iniciar > Configurações > Personalização > Cores; na seção Escolher o modo de aplicativo padrão, selecione Escuro.

Isso deixará todos os programas nativos no dark mode, incluindo o Explorador de Arquivos — não só o Chrome. O navegador ganhará um fundo cinza-escuro e texto na cor branca, tanto nos menus como na nova guia.

OK, mas isso é muito parecido com a janela anônima. Como não se confundir? O Google explica no artigo de suporte que você precisa ficar de olho no canto direito: se houver o texto “Anônima” (ou Incognito), dá para visitar os sites que não deveriam estar no seu histórico.

Se você ativou o modo escuro no Windows 10, mas o Chrome continua branco, é porque o navegador não liberou o dark mode para você. Felizmente, há como forçar isso usando esse truque: edite o atalho para incluir --force-dark-mode (com dois hífens). Dessa forma, será possível usar o modo escuro apenas no browser, não no sistema inteiro.

Quem está no macOS pode usar o modo escuro do Chrome desde o mês passado: basta ativar o dark mode do Mojave. Esse recurso está em testes no Chrome OSno Android para lançamento futuro.

No Android, o Google também está testando forçar o modo escuro em páginas da web, não apenas na interface do Chrome. No desktop, você pode fazer o mesmo usando extensões como Dark Reader ou Dark Mode.

Como usar o modo noturno no Chrome para Windows 10

Se você está rodando o Chrome 74 ou superior e o modo noturno foi liberado para você, basta seguir estas instruções:

  • vá até Iniciar > Configurações > Personalização > Cores;
  • na seção Escolher o modo de aplicativo padrão, selecione Escuro.

Se o modo noturno ainda não foi liberado para você, o processo é um pouco mais trabalhoso:

  • encontre o atalho que você usa para abrir o Chrome:
    • se estiver na área de trabalho: clique com o botão direito no atalho e escolha Propriedades;
    • se estiver na barra de tarefas: clique com o botão direito no atalho, depois clique com o botão direito em Google Chrome e escolha Propriedades;
    • se estiver no menu Iniciar: abra o menu Iniciar, digite “chrome”, clique com o botão direito e escolha Abrir local do arquivo, então clique com o botão direito no atalho e escolha Propriedades;
  • na janela que se abre, encontre o campo Destino, insira um espaço no final e coloque --force-dark-mode (com dois hífens);
  • clique em OK;
  • abra o atalho do Chrome para usar o modo noturno.

Com informações: The Verge, VentureBeat.