Início » Celular » Desmonte mostra como Samsung Galaxy Fold é "assustadoramente frágil"

Desmonte mostra como Samsung Galaxy Fold é "assustadoramente frágil"

Galaxy Fold passou pelo desmonte do iFixit; pontos de entrada na dobradiça permitem danificar o display OLED

Felipe Ventura Por

A Samsung está investigando o que aconteceu com o Galaxy Fold, cuja tela dobrável apresentou falha em diversas unidades, mesmo de quem não removeu a película protetora. O celular passou pelo desmonte do iFixit, que descobriu alguns problemas de design: existem muitos pontos de entrada na dobradiça que permitem danificar o display OLED.

Ao abrir a caixa do Galaxy Fold pela primeira vez, você encontra o aparelho aberto. Aí já é possível observar um problema: a moldura fina que envolve a tela deixa uma lacuna de 7 mm onde as duas metades se encontram, tanto na parte superior como na inferior. "Se algo entrar acidentalmente, a tela para de funcionar", diz o iFixit.

Quando você dobra o Fold, dá para notar outra complicação: as aberturas ao redor da dobradiça são enormes e "definitivamente atrairão poeira", segundo o iFixit. Além disso, o desmonte revela que não existe nenhuma proteção contra a entrada de sujeira na dobradiça. As partículas podem até sair com o tempo, ou podem danificar o display.

E as telas OLED são muito mais delicadas — e propensas a falhas — do que o LCD. "Qualquer pequena rachadura na camada de encapsulamento ao redor do OLED pode danificar fatalmente os materiais orgânicos dentro da tela", explica o iFixit. Isso geralmente causa problemas graves que prejudicam todo o display, em vez de danos localizados.

A própria Samsung reconhece que a dobradiça pode estar relacionada às falhas do Galaxy Fold. "As descobertas iniciais da inspeção dos problemas relatados na tela indicam que eles podem estar associados a impactos nas partes expostas da dobradiça", diz a empresa em comunicado. "Houve também um caso em que substâncias encontradas dentro do dispositivo afetaram o desempenho da tela."

Sim, houve alguns casos em que os usuários removeram a película de proteção do Fold. O iFixit fez o mesmo para o desmonte, o que acabou danificando a tela. O aparelho "tecnicamente poderia funcionar sem essa camada, mas ela adere tão bem — e o display é tão frágil — que é difícil removê-la sem aplicar uma pressão que possa quebrá-lo".

O iFixit deu nota 2 de 10 em reparabilidade, dizendo que o Galaxy Fold é "assustadoramente frágil", e que a falta de proteções na tela principal significa que você provavelmente terá que substituí-la em pouco tempo.

Traseira do Galaxy Fold é quase um smartphone completo

O desmonte também revelou outros detalhes interessantes. A parte traseira é quase um smartphone completo, com processador Snapdragon 855, memória RAM da Samsung (claro) e armazenamento eUFS também da coreana. Só faltam o alto-falante e o motor de vibração, que ficam na metade frontal. A bateria é dividida em duas metades, uma na parte frontal (2.135 mAh) e outra na traseira (2.245 mAh).

A tela OLED principal é feita pela Samsung, claro, e é conectada ao aparelho através de um cabo único no lado esquerdo. O The Verge percebeu um efeito "jelly scroll", em que a rolagem sofre um efeito estranho que estica e condensa os elementos da interface. Segundo o iFixit, isso provavelmente ocorre devido ao software (drivers), não por causa do display em si.

Cada metade da tela é colada em uma fina placa metálica de suporte, que por sua vez é colada à estrutura do celular. E a dobradiça tem sete elementos principais: quatro travas de mola que mantêm a tela na posição aberta; duas articulações nas extremidades para absorver forças de torção; e uma articulação central com engrenagens para abrir as duas metades simultaneamente.

Confira todas as fotos no iFixit.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Santos
Na época de ouro da Nokia eu trabalhava com meus tios que tem distribuidora, a Nokia levava muitos processos e reclamações.
John Smith
Sim, nada mais justo! Por isso achei válido colocar um pouco da minha experiência, também.
Fabio Santos
O que tive de problema com a Nokia foi num N73 que tive bem lá atrás, aonde este deu problema no display ficou quase dois meses na assistência, já tinha direito ao reembolso e no fim foi feito mais levou quase 4 meses, minha colocação se dá pela experiência que tive.
John Smith
Esse Flex Pai é um dos dobráveis mais toscos anunciados.
John Smith
Devo discordar quanto à Nokia. Antes da aquisição da Microsoft precisei acionar a garantia duas vezes e em ambas o atendimento foi prático e sem estresse. Acionei facilmente a garantia, postei via código de postagem, recebi o aparelho consertado em casa depois de uma semana.Mas claro, essas empresas usam diferentes autorizadas para realizar os serviços, o que pode ser a causa de discrepâncias no atendimento como esse.
odnlo
É um projeto na fase alpha ainda, a coragem em lançar isso pro público. Isso cheira a chefia que não ouviu a engenharia e mandou lançar mesmo assim e lá vem o novo note 7
Carlin
A Samsung com toda certeza, teme o crescimento exponencial que a Hawaii esta tendo nesses últimos anos, o desejo de estampar o #1 na campanha de marketing é maior que qualquer departamento de engenharia que diga que o produto ainda precisa ser repensado e projetado evitando erros bobos como esses! É assustador como algumas empresas não pensam em oferecer um produto minimamente usável!
Mike Cross
Definitivamente é. Isso infelizmente é muito comum na industria de tecnologia: lançar um produto extremamente falho apenas pra ter o appeal de dizer que ela foi a primeira empresa a lançar a tecnologia, esperando que esss hype tanke quaisquer reputações negativas que isso causar.Um outro exemplo famoso disso foi com a Microsoft no lançamento do XBox 360, no qual acarretou nas infames Três Luzes Vermelhas da Morte.
Alexandre Salau
Sim, tem muito disso, o pessoal do desenvolvimento diz que não dá mas a chefia manda lançar assim mesmo porque tá no final do prazo e o marketing já criou todo o hype sem consultar a engenharia.
Ivan
Em laboratório é tudo perfeito, já no mundo real deve enfrentar até coliformes fecais.
mobilegamerbr
Não é a toa que a Apple foi pro design "Barra". qualquer outra coisa além de aumentar o custo, deixaria fácil de quebrar.
Fabio Santos
Pós venda bom apenas a maçã tem, porém tudo tem seu preço.Uso celular desde os tijolos da telesp celular uma coisa aprendi Motorola (mesmo após a Lenovo adquirir), Samsung e Nokia sempre ao precisar parecia fila do sus.
Don Ramón
Essa queimação de filme por um troço dobrável inutilizável é mesmo necessária?
Leo Otávio
A Samsung se precipitou, o produto não está ponto, precisa ser aperfeiçoado. É irresponsável colocar algo assim à venda.
Leo Souza
Olá Rodrigo, vou tentar expor meu ponto de vista. A Samsung, ou qualquer empresa e até mesmo você, pode lançar o produto ou serviço que ela ou você quiser, contanto que não viole nenhuma lei, cabe ao consumidor decidir ou não comprá-lo, por exemplo, se eu, Leo Souza, decido pegar um pedaço de granito e enrolar em papel celofane e colocar numa caixa bonita e vender como pedra Leo Souza por R$300,00, cabe somente a você consumidor decidir se vale ou não comprar a pedra Leo Souza, foi isso que quis dizer com ela pode lançar o que quiser. Agora se você discorda respeito sua opinião, mas de forma alguma direi que é besteira, besteira seria se seu argumento não tivesse base, mas ele tem, compreendo seu argumento mas discordo. Fique em paz.
Rodrigo Gonçalves
Dizer que ela pode lançar o que quiser mostra o quao mal informado vc esta. Nenhuma empresa pode lançar algo nestas condicoes. Pagar 2 mil dólares pra estragar em 2 dias e ainda achar que a culpa é do consumidor que comprou é uma das maiores besteiras que li hoje
Rodrigo Gonçalves
“bastou chegar nas mãos da galera que usa no dia a dia e os problemas apareceram aos montes,”Mas isso significa que ela não testa. Bastava deixar unidades com funcionários de confiança para uso que em uma semana os problemas ocorreriam e seriam evitados antes do lançamento. Testar abrindo e fechando em um laboratório estéril sem sujeira não é um teste completo, o uso no dia a dia e sempre o melhor teste
Keaton
Samsung sempre fez dessas. Mesmo antes do inf(l)ame Note 7... Até maquina de lavar roupa da Samsung pegava fogo pelo que lembro.
Burnerman_X
Sim, nesta sexta feira hahhah
Burnerman_X
Isso tem muita cara de decisão vinda de cima, por mais que tivesse avisos que ia dar problema.
Dispister
Windows 10 ainda é beta pakas e está aí firmão, mas concordo
Dispister
Cara eu no tô acreditando que isso vai ser lançado
Dispister
Kkkkkkkkk kkkkkkkkk mano kkkkkkkkkkkk explodir na casa foi [email protected] tem que ir para a Wikipedia da Samsung
Louis
O problema é de quem compra? A empresa não tem nenhuma responsabilidade de lançar um gadget beta, com sérios problemas de design e produção?
Louis
A Samsung é uma decepção como empresa de tecnologia em muitos níveis. Tenho um S9+ que com 2 meses de uso parou de carregar e foi descoberto um problema com o USB e um conector, sendo que o aparelho estava em perfeito estado.Aí vem a bomba: Ao receber consertado da assistência técnica, o aparelho voltou com marcas de queda e problema no software. Tive que devolver o aparelho e ele está em análise e estou há 3 semanas sem smartphone.Essa empresa não tem responsabilidade com os clientes.Depois de pagar tão caro em um aparelho, espero que mais opções de empresas cheguem ao Brasil, como One Plus, Huawei e Xiaomi para ter pelo menos um pouco de concorrência, porque a situação tá terrível.
anderson
Tem a ver também com o planejamento orçamentário. Todo projeto está restrito a um planejamento orçamentário. Quando as coisas não dão muito certo, e, com as pressões dos chefes por resultados, a equipe lança um produto final aquém do esperado. Trabalho numa multi nacional e sei muito bem como as coisas anda no setor de planejamento/desenvolvimento. E, o motivo de toda essa ansiedade, são as ações. Essas empresas depende muito disso.
Leo Souza
Obrigado pela dica, fique em paz.
FastSloth87
Normalmente os aparelhos são testados por funcionários no dia-a-dia, aí vazam e 6 meses antes de lançar todo mundo já sabe tudo do aparelho. Com o Fold foi diferente, não lembro de ter vazado NADA antes do anúncio. Teve um vídeo com um conceito que acabou não sendo o Fold (aquele era muito mais bonito).Sem pessoas de verdade testando o aparelho não vaza, mas tbm não é testado na vida real.
Fabio Montarroios
cara, sai da internet e vai estudar.
Leo Souza
Ok. Diferentes pontos de vista, diferentes opiniões.
Fabio Montarroios
mas e os recursos (matéria prima) utilizados no processo de produção? tudo bem? é pra torrar mesmo? o dinheiro é deles, eles fazem o q quiserem? q pensamento mesquinho, cara...
Credulos
É um produto com tela dobrável, não seria frágil? Um smartphone atual como um P30 ou um OPPO FIND X ja tem um reparo e durabilidade questionável imagine um produto com tela feita para dobrar.OFF: Espero muito que venha a da certo, ira abrir um mundo de possibilidades (a tecnologia de telas dobráveis), mas sim esta claro que o Fold é um produto beta que não deveria ser comercializado ao publico geral em um primeiro momento.
Deibson Oliveira
Não é nem questão de testar, bastou chegar nas mãos da galera que usa no dia a dia e os problemas apareceram aos montes, bastou o iFixit abrir e ver locais onde dariam problemas e possívelmente deram, então fica a dúvida, não é possível que durante todo o tempo em que o produto estivesse em testes internos e sendo usado por funcionários não tenha acontecido pelo menos um desses problemas que aconteceu em menos de 48h com os YouTubers.
Panino, o Moço
É o que eu comentei na outra notícia, parece que testarem apenas abrir e fechar e ignoraram todo o restante.Hoje em dia com quase todos os aparelhos sendo completamente fechados e protegidos contra água fazer um aparelho com tantas aberturas para a entrada de sujeita é muito estranho.
Renan Maia Fernandes
Pra mim é um conceito interessante mas que, nesse caso da Samsung, nasceu morto.
Marcos Soares Santos
quis correr atrás do Flex Pai, agora tá comendo cru... Não cru, congelado mesmo
Leo Souza
Ela pode lançar o que ela quiser e como ela quiser, acho que o problema está em quem compra algo que é amplamente divulgado como problemático e ainda imaturo em termos de construção e usabilidade, enfim, cada um faz o que achar melhor com o próprio dinheiro.
ARQUIVO DESCONHECIDO NICE NICO
A sansung poderia ter colocado outro nome por que pode ser confundido com o galaxy folder
Jairo ☠️
A pressa é inimiga da perfeição dona Samsung
Guilherme Oliveira
Ainda cogita
Alexandre Cordeiro
É, definitivamente o produto não está pronto para ser lançado no mercado.
brazlocateli
Nota de reparabilidade deveria ser 10/10 já que basta usar o smartphone para ele se desmontar todo, super fácil de abrir!
Lucas Henrique
Não é possível que uma empresa desse tamanho como a Samsung, não tenha uma equipe que descubra no mínimo DUAS dessas coisas que o iFixit descobriu. É sabotagem? Incompetência? Desespero pra ser a primeira achando que nada iria acontecer? Difícil confiar desse jeito. Se fosse a Samsung lançando um carregador sem fio igual o que a Apple cancelou por causa do número de bobinas, a Samsung iria lançar e iria explodir na casa de todo mundo, pq parece que ela não TESTA diversas vezes pra sempre ser a primeira. Que tristeza Samsung. Não vou falar que vc já foi melhor antes, pq não era. Rs