Microsoft deixa de recomendar mudança periódica de senha no Windows

Para Microsoft, expiração periódica de senhas tem pouca eficácia

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto: Andrew Writer via Flickr/CC

Foto: Andrew Writer via Flickr/CC

Seja na rede do seu trabalho ou em um serviço online, você já deve ter passado pela experiência de trocar uma senha que expirou. Recentemente, a Microsoft concluiu que essa política de segurança tem pouca ou nenhuma eficácia, por isso, decidiu não manter essa recomendação nos Windows 10 e Server.

A expiração de senhas é uma recomendação antiga e bastante comum, especialmente no ambiente corporativo. A premissa básica é a de evitar que uma conta continue sendo acessada discretamente por um invasor que, de algum modo, descobriu os dados de login do usuário.

Aaron Margosis, especialista em segurança da Microsoft, explica que a expiração é apenas uma defesa contra a probabilidade de uma senha ser capturada durante o seu período de validade (frequentemente, de três meses).

No entanto, se a combinação nunca tiver sido descoberta, não há razão para mudá-la, até porque, em vez de esperar pela expiração, o usuário precisa mudar a senha imediatamente caso descubra ou desconfie que ela foi capturada por terceiros.

Margosis aponta outra razão para essa política ser questionada: geralmente, é difícil decorar senhas fortes e, se o usuário tiver que mudá-las com frequência, aplicará mudanças sutis ou previsíveis para diminuir as chances de esquecê-las.

Login e Senha / Pixabay

Além disso, Margosis dá a entender no comunicado da Microsoft que, se o usuário não for cuidadoso com a proteção de seus dados de login, nenhuma política de expiração poderá ajudá-lo.

É por isso que a Microsoft está propondo a eliminação da política de expiração periódica de senhas. Em vez dela, a companhia recomenda medidas mais eficazes, como autenticação de múltiplos fatores ou implementação de listas de senhas proibidas (como a do Azure AD Password Protection).

A Microsoft enfatiza que está removendo a política de expiração da sua linha de base de segurança para os Windows 10 e Server, mas que administradores ainda poderão implementá-la. As recomendações sobre exigência de senhas fortes (com comprimento mínimo de caracteres e uso de símbolos especiais, por exemplo) continuam valendo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados