Início » Brasil » Correios criticam plano de privatização: "será uma perda para o país"

Correios criticam plano de privatização: "será uma perda para o país"

Correios são contra "privatização pura e simples" e listam casos anteriores da Alemanha, Argentina e Portugal

Felipe Ventura Por

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (25) que deu sinal verde para avaliar a privatização dos Correios, e a estatal se pronunciou pela primeira vez sobre o assunto: ela é obviamente contra a venda da ECT, dizendo que isso "será uma perda tanto para o país quanto para a sociedade". A empresa também lembra que outros países de grande extensão territorial mantêm o serviço postal nas mãos do governo.

Foto por Antonio Thomás Koenigkam Oliveira Follow/Flickr

Em seu blog oficial, os Correios dizem que "a privatização pura e simples do correio brasileiro será uma perda tanto para o país quanto para a sociedade". Ela lembra que o Estado mantém a exclusividade postal — isto é, de entrega de cartas — em países de tamanho comparável ao do Brasil, como EUA, Austrália, China, Canadá e Rússia.

Os exemplos da Alemanha, Argentina e Portugal

A iniciativa privada atua no serviço postal em alguns países "de dimensões reduzidas", afirma a estatal. Ela menciona o exemplo da Alemanha, que privatizou o correio em 1995, mas que manteve participação do governo: 20% do Deutsche Post atualmente são de propriedade do banco de desenvolvimento KfW (equivalente alemão ao BNDES).

Lá, existe uma lei que obriga a entrega de cartas em todos os lugares da Alemanha. 93% das correspondências chegam ao destino dentro de um dia. O Deutsche Post adquiriu o controle da americana DHL em 2001 e se tornou a maior empresa do mundo em logística postal.

Os Correios também mencionam a privatização ocorrida na Argentina. Em 1997, em meio a acusações de corrupção, o Correo Argentino passou para as mãos do Grupo Macri, liderado por Franco Macri (pai do atual presidente Mauricio Macri). O contrato previa uma concessão de 30 anos.

A qualidade do serviço permaneceu a mesma, porém os preços aumentaram consideravelmente, segundo os economistas Werner Baer e Gabriel Montes-Rojas. Além disso, o Grupo Macri deveria pagar uma taxa anual ao governo pela concessão, mas ficou inadimplente a partir de 1999. Em 2003, o Estado cancelou o contrato e reassumiu o controle da entrega de cartas.

Há ainda o caso de Portugal, que privatizou a CTT (Correios, Telégrafos e Telefones) em 2014. A empresa viu seus lucros caírem desde então, e passou por uma reestruturação que deixou 33 municípios do país sem agência — ou 11% do total. Partidos de oposição querem que a renacionalização do correio entre na pauta das eleições legislativas deste ano.

Correios defendem serviço de entrega de encomendas

Vale lembrar que os Correios têm monopólio apenas para a entrega de cartas no Brasil, não para o envio de encomendas — setor em que ela concorre com Total Express, DirectLog, Transfolha, FedEx, entre outras.

A estatal alega que entrega 99% das encomendas "dentro do prazo contratado", índice superior "aos de operadores postais privados mundialmente conhecidos". Além disso, o número de reclamações sobre objetos nacionais e internacionais caiu 72% no primeiro trimestre de 2019, se comparado ao mesmo período do ano passado.

No entanto, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) descobriu que a estatal adotou práticas anticompetitivas contra empresas de envio de encomendas. Ela teve que pagar multa de R$ 21,9 milhões e adotar medidas de compliance para que isso não aconteça de novo.

Bolsonaro diz que, para defender a privatização dos Correios, vai "rememorar para o povo o fundo de pensão, que a empresa foi o foco de corrupção com o mensalão". A empresa reconhece que protagonizou diversos escândalos no passado, mas "tais casos foram esclarecidos à época e hoje a empresa é referência em governança entre as estatais".

O comunicado dos Correios é uma resposta a um artigo de Luan Sperandio na Gazeta do Povo, que lista quatro motivos pelos quais o governo deveria privatizar a estatal.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bucetildes Pilot
Felipe, você copiou todas as falas do Raphael 😂😂😂
Vinicius
Provavelmente é da Gretchen!
Mirage TF
Correios e caixa tem serviços sociais, já o resto é inútil já que nem isso tem.
Mirage TF
Algumas estatais não tem que dar lucro, servem para fornecer serviço social, já outras realmente não servem pra nada.
Mirage TF
Pode muito bem ter concorrência sem privatização, se outros países se mantém assim aqui também deve se exibir que funcione
Mirage TF
Não, a modernização veio com a concorrência, se existisse apenas uma e privada até hoje seria do mesmo jeito que era. E mesmo privatizando ainda sim não é nada boa comparado com de outros países onde realmente se importam em fornecer um bom serviço.
Mirage TF
Não, a modernização veio com a concorrência, se tivesse só uma e privada ainda seria do mesmo jeito até hj
Mirage TF
Evolução tecnológica não é magia.
Mirage TF
Se acha q tá alto agora espera privatizar e eles cobrar mais ainda com a desculpa dos impostos.
None
Não vai adiantar poh4 nenhuma, sinceramente.Hoje os correios são obrigados por lei a entregarem em todo canto do Brasil, eles praticamente não pagam impostos e usam outros serviços do estado muitas vezes. Ou seja, quando privatizar, muitos lugares vão ficar sem entrega e o preço vai subir. Isso é fato, empresa privada precisa lucrar se não quebra, não vai ter o estado pra dar a mão 🤚e segurar dívidas de anos e anos e anos.Abre a poh4 do mercado, olha o tanto de imposto que uma empresa em crescimento tem que pagar. Os caras pagam o salário de cada funcionário pro governo. Pra quê?? Dinheiro chega lá e vai pro c# de algum político. Tem tanto imposto que nem dá pra decorar as siglas. Que diga o PT que estuprou os Correios e os brasileiros nem se lembram mais, continuem gritando que o lul4 é seu Deus aí.Mercado livre ngm quer, aí fica essa put4ria de empresa fazendo acordo de baixo dos panos com o governo, ou formam cartéis como as de telefonia. Brasil só sabe criar reguladoras pra regular preço to topo e fechar o mercado, e ainda por cima, são corruptos, fazem aquela vista grossa daora e fazem de tudo pro consumidor ter um car4lhao de burocracia pra reivindicar seus direitos. O circo tá armado, e adivinha quem é o palhaço? 🤡Do jeito que o mercado está, que nós estamos, privatizar não vai adiantar poh4 nenhuma.
hamster
Pois é. Os carteiros são guerreiros. Porém, pra cada carteiro tem tres nego no ar condicionado fazendo nada e ganhando mais.
andersonlealsouza
Pessoal tá malhando os funcionários dos Correios, também fui muito prejudicado pelo péssimo serviço, mas o único que não culpo é o carteiro, temos que culpar a péssima gestão. A fala do peso carregado é exatamente isso...
hamster
O que mais tem hoje é banco sem tarifa. Todos privados.
Paulo Neto
Os doutores em economia e gestão da caixa de comentários entraram no poder, vamos ver quanto tempo o país dura até entrar em um total colapso e virar a Venezuela que eles tanto falam kkk
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Mas a maioria das pessoas nem sabe o que é Banco Original.
hamster
Cuidado senhores, ele tem um GIF engatilhado!
hamster
Tenho conta no original e não pago um centavo.
Frederico Martins
Vai resolver o problema. Kkkkkk Vamos marcar uma conversa um ano depois da venda.
Pereira
Quanto espantalho. Até ia te responder, mas em momento algum coloco a punição a crimes no mesmo patamar de agressão física, até porque concordo com quase tudo que você mencionou agora.Abraços.
Dayman Novaes
Famoso argumento do: eu prevejo o futuro, e prevejo que o futuro será ruim, portanto devemos usar da agressão física no presente para manter o status quo.A única justificativa lógica para uma agressão física é para se defender de uma agressão física previamente iniciada. A definição de crime mais logicamente coerente que já encontrei até hoje, é: uma ação que agride fisicamente outra pessoa ou a propriedade (bens) dessa pessoa.Essa definição não emana da preferência pessoal de uma determinada sociedade (também conhecida como moral), emana da racionalidade.Portanto, moral é diferente de ética. Essa lista de condutas que você citou, são condutas moralmente indesejáveis, mas não são condutas que justificam agressão física. Do tipo: se você usar maconha vou invadir sua casa e te prender, ou, se você vender algo para outra pessoa sem me contar (emitir nota fiscal) vou usar a força para proibir que você venda.Não há justificativa lógico-racional para legitimar agressão física no presente apenas para manter o status quo, mesmo que você possa prever o futuro e achar que o futuro seja pior -> os fins não devem justificar os meios. Nunca.Se quiser referência da demonstração lógica dessa definição de agressão, recomendo dar uma olhada na Ética Argumentativa de Hoppe.
Pereira
Hahahahaha ah cara, de novo?Então, o que foi definido crime assim foi porque a sociedade que vive nesse espaço geográfico chamado Brasil assim disse, as pessoas se reuniram e criaram uma lista de condutas que não são toleradas, criaram uma moeda única, sistema jurídico, tributos para ajudar a custear a organização, é um grande condomínio. E como num condomínio, há que não se importe em verificar o que ocorre e nem comparecem nas reuniões de condomínio.Acho engraçado que você pensa que os políticos não representam a vontade da população, mas acha que, se o país fosse dominado por grandes corporações (que é o que ocorreria se não houvesse estado) acha que as pessoas seriam livres.Você acha que as pessoas iriam querer usar a moeda Dayman ou prefeririam usar a moeda McDonald's ou Coca Cola?No fim, essas grandes empresas, para facilitar o comércio entre elas, criariam uma moeda única,digamos assim, e você no fim das contas, teria a liberdade de criar a sua moeda, mas ao mesmo tempo não teria, pois para comprar no McDonald's precisaria utilizar a moeda que o McDonald's utiliza.
Dayman Novaes
Sim, "crimes" fiscais. Como o "crime" de não aceitar a moeda estatal, como o "crime" de vender produtos que a população quer, sem a permissão do grupo dominante (a.k.a. alvará do estado), como o "crime" de vender produtos mais baratos por se esquivar do roubo do grupo dominante (a.k.a. imposto do estado), como o "crime" de ser uma lanchonete e ter a pia da cozinha muito perto da porta (a.k.a. regulamentações estatais).Realmente, essa definição de crime aí tá muito boa. Crime: aquilo que os políticos decidirem que é crime.
SR 71 Pássaro Preto
Alguém aqui acessando o Mercado Livre percebeu que o frete grátis em compras a partir de 120 reais voltou, principalmente para as regiões Norte/Nordeste?Pq será... Tô rindo por dentro.
Pereira
"irregularidades fiscais"Crimes fiscais, você quer dizer, né...Bom argumento, parabéns pela capacidade argumentativa.Não estou contra-argumentando, apenas te dizendo que seu argumento é insuficiente para me convencer, pois ele simplesmenta não aponta uma relação de causa e efeito convincente.
Dayman Novaes
Sou amigo pessoal de vários fiscais da época em que não existia a internet, e vários já fecharam estabelecimentos em cidades do interior por conta de "irregularidades fiscais". Atualmente essa prática é mais rara, já que tudo está digitalizado.E existem várias notícias de empresários de grandes empresas que foram presos por irregularidades fiscais. Se pesquisar agora no google, vai encontrar várias desse ano ainda.Nos dois tipos é a mesma estrutura de ação: ou aceita as regras impostas ou é multado, se não paga a multa, vai preso ou é impedido de trabalhar.--Novamente, não concordo com essa sua análise. Não acho que haja uma relação de causa e efeito.Bom argumento, parabéns pela capacidade argumentativa.
Pereira
E se se recusar a pagar a multa, acontece o que? Em última instância, virá um grupo de policiais armados bater na porta da empresa e fechá-la a força. Sempre.Quantos casos você se lembra de empresas não pagando a multa, qualquer que seja a multa, e que policiais foram bater na porta da empresa por não pagarem a multa?Não conheço um.Desce um pouco pro mundo real, cara.Novamente, não concordo com essa sua análise. Não acho que haja uma relação de causa e efeito.
Dayman Novaes
Ninguém é preso por recusar papel moeda, por exemplo. No máximo levar uma multa.E se se recusar a pagar a multa, acontece o que? Em última instância, virá um grupo de policiais armados bater na porta da empresa e fechá-la a força. Sempre.--Só corrigindo, não disse que o estado é o gerador de desigualdade. Desigualdades é uma condição necessária (portanto, natural) para a existência do ser humano. Indivíduos diferentes têm necessidades diferentes.Eu disse que o estado é o maior criador de desigualdades.E de fato, não expliquei porque o monopólio jurídico e das armas criam, per se a desigualdade. A explicação mais detalhada pode ser encontrada no livro Impossibilidade do Cálculo Econômico no Socialismo.A explicação mais simples é a seguinte: ter o monopólio jurídico significa que você está proibindo outras pessoas de empreenderem no mercado de justiça e, portanto, competir livremente para ver quem consegue produzir o melhor serviço de justiça no mercado.Esse mecanismo só é possibilitado pelo monopólio das armas.--Qual definição de capitalismo você está usando?Capitalismo no sentido marxista - empresas que se aliam ao estado (burguesia) para manter oligopólios e exploração da população (proletariado) - tudo bem, concordo com você.
Pereira
Mas você está falando de governo, e não de Estado, está falando de políticas governamentais.De fato, segundo Weber, por exemplo, o Estado detém o monopólio do uso da violência. Mas isso por si só não significa que o Estado seja o gerador de desigualdades. Da mesma forma que o estado deter o monopólio jurídico não signifca que gere desigualdades. Sinceramente sua explicação tá bem fraca.O que você descreveu aí é o funcionamento de uma economia capitalista.Caso contrário, uma empresa que só aceite dólar ou bitcoin, por exemplo, você será preso.Que desconhecimento da lei, amigo. Ninguém é preso por recusar papel moeda, por exemplo. No máximo levar uma multa.Na boa, essa sua explicação não convence de que a origem da desigualdade seja do governo, muito menos do estado. Tá até me convencendo que a origem da desigualdade seja do capitalismo...
Dayman Novaes
Ele não "se tornou", ele sempre tende a causar desigualdades, pela definição do que ele próprio é: monopólio das armas, do sistema monetário e do sistema jurídico.Há vários mecanismos pelo qual ele cria mais desigualdade, talvez um dos mais poderosos seja pela política monetária, que é possível pelo Real ser uma moeda de curso forçado.O que isso significa? "Curso forçado" significa que todos as pessoas dentro da linha imaginária Brasil, são obrigados por força das armas, a utilizar a mesma moeda (o Real). Caso contrário, uma empresa que só aceite dólar ou bitcoin, por exemplo, você será preso.Com base nisso, com todos as pessoas usando uma única moeda, controlada por uma única instituição (Banco Central), permite-se que controle o poder de compra das pessoas, manipulando, dessa forma, transferência de riquezas.Esse controle se chama "política monetária", e há vários aspectos, um deles é o seguinte: o estado continuamente imprime dinheiro, injetando dinheiro na economia e causando a inflação. Claro que a inflação tem outras causas, mas o "aumento da base monetária" é uma delas.Só que a injeção desse dinheiro não acontece de maneira uniforme, ela vai primeiro para os mais ricos (bancos que pegam empréstimo do Banco Central e empresas que pegam do BNDES, por ex.), depois vai passando de mãos em mãos, até chegar, por último, nos mais pobres. Só que antes de chegar nos mais pobres, a inflação já foi causado.Ou seja, esse é um mecanismo de transferir renda dos mais pobres para os mais ricos. Não há UM ÚNICO governo que não faça isso.Bom, esse é apenas um dos mecanismos, há muitos outros. Recomendo essa leitura: https://www.mises.org.br/Ar...
Pereira
Ah tá...Como o Estado se tornou o maior criador de desigualdade e segregação racial?
Bios Again
Para mim que uso os Correios diariamente sim seria ótimo. Os Correios reajustaram seus preços em mais de 300% nos valores dos fretes há 1 ano. Sedex de 4 kg custavam R$25,00 de BH para São Paulo Hoje custa R$136,00. Tambem estão nos cobrando taxas por mercadorias internacionais. A China Post tem uma das taxas mais baratas do mundo para frete internacionais. NA REALIDADE CORREIOS FORAM SUCATEADOS PELOS GOVERNOS ANTERIORES E AGORA NÓS ESTAMOS PAGANDO A CONTA.
Matafuego
Também moro relativamente perto de uma favela, mas nada impede que a van dos correios venha diretamente para meu bairro sem passar pela favela. No caso, o que eles devem considerar é o roubo durante o trajeto.
Lucas Henrique
Quantos vazamentos de óleo teve a Petrobras? Quando cidades a Vale destruiu? A Samarco? Empresas estatais, bem geridas, são muito melhores que essas empresas privadas que só visam o lucro a custo de qualquer coisa.
Dayman Novaes
Hmmm, complicado julgar sobre o que me importo e não me importo sem nem me conhecer.Bom, mas é óbvio que me importo, por isso mesmo quero o fim do estado, que é o maior criador de desigualdade e segregação social.
Leumas Ninguém
Caramba, moro em Piracicaba, próximo de uma favela e eles entregam normalmente aqui
Gaius Baltar
O caso de Portugal não tem nada a ver com a privatização. Primeiro porque a queda do lucro veio sobretudo do setor de cartas, já que quase ninguém envia ou recebe cartas. Portugal tem um avanço enorme na digitalização de serviços e isso reflete-se em um menor número de correspondência em papel sendo trocada. Com exceção de confirmação de alteração de endereço do Cartão do Cidadão, que por razões óbvias têm que ser recebidas via carta, praticamente todas as comunicações privadas e públicas são feitas através de meios digitais. A tendência no Brasil é haver um movimento parecido.Segundo porque houve um aumento nas encomendas postais, algo que já ocorre na ECT, com a diferença que nesse setor deixou de haver subsídio estatal e os CTT portugueses concorrem diretamente com a DHL, UPS ou Chronopost.O blog da ECT quer misturar tudo para provar a bondade de se manter estatal, mas sabemos o que está por trás disso...
Silvio Ney
O trabalho é de graça ou voce recebe por isso? Se receber, cale-se. Seu contrato foi pra isso e você sabia, ninguem ta lhe obrigando a isso. Se esta achando ruim e por isso faz serviço merda, pede demissão.
Matafuego
Entregam mesmo. Mas como disse, se o argumento para manter os Correios é que o alcance dele é país todo, o argumento é inválido. Logo, não há nenhum motivo para manter algo ineficiente, caro e que quando dá prejuízo, quem arca é o pagador de impostos.
Matafuego
Campinas
Dummye Sooneed
que bom que você se exemplificou.
Dummye Sooneed
eu disse TCU. a PF que faz a investigação (e prende de acordo com as provas), com um protocolo do TCU...
Dummye Sooneed
e a denúncia?serve pra nada não? ou a PF andou fazendo teatro esses últimos anos?ser seletivo é bacana pelo visto...
Dummye Sooneed
e já estão tomando medidas contra isso.não lê as notícias não?
Dummye Sooneed
quero mais, porque todos esses argumentos caem em troca gestão e denúncia (in)formal/anônima ao TCU.tá batido aliás.
Dummye Sooneed
só pesquisar "Paulo Guedes está envolvido em fraudes do Postalis"agora pegar tudo o que o cara escreveu e jogar no google é claro que não vai dar em nada.
Dummye Sooneed
mas é moda ser liberal-ancap.
Dummye Sooneed
ué, na hora de privatizar a maioria dos argumentos é: "porque minhas encomendas atrasam!!"2 pesos e 2 medidas?
Dummye Sooneed
eu também.mas deve ser porque eu uso sedex e não PAC. nem fico de birra com importação demorando, afinal não é só eu que importa. mas ainda bem que cobrar 15 bolsos afastou muita tranqueira do mundo de importação.
Dummye Sooneed
eu vou perder o gosto por importação, mas vai valer á pena ver o choro.só quero saber se vão culpar o PT, tenho uma gif perfeita aqui só esperando...
Dummye Sooneed
meu chessuiz....
Dummye Sooneed
esqueceu a má gestão.e também a falta de limite pra cargo comissionado.
Dummye Sooneed
miga, qual a escola? e quantos anos de tortura/alegria?
Dummye Sooneed
chama-se somália.
Dummye Sooneed
só que não, vão deixa nessa agência aí...
Dummye Sooneed
mano, corre e te esconde. antes que o itaú...te faça virar uniclass...
Dummye Sooneed
tendo que pagar cada um que declare falência...que lindo..
Dummye Sooneed
uma canetada do presidente poderia corrigir rapidinho isso.mas ele prefere fiscalizar o c* dos outros e dizer que o posto ipiranga é o dono da verdade absoluta, sendo que um monte de deputado conseguiu fazer o posto ficar pistola porque ele teria que explicar detalhadamente a reforma da previdência, em rede nacional...
Dummye Sooneed
e você acha que o governo não tem que oferecer serviços ao povo além do básico...uma pergunta: qual outro governo de primeiro/segundo muindo é tão idiota assim?nem os estados unidos são assim.
Dummye Sooneed
só pesquisar no google já basta.agora pra falar com "orotidade" aí sim tem que estudar, fora isso é entusiasmo no máximo, ou vomitação pelos dedos no mínimo.
Dummye Sooneed
cara, cidadão ryca paga imposto, o sobre consumo.tá, eles desviam o resto (em teoria progressista) mas nada que uma denúncia não resolva, é fácil ver nego acusando sem prova. mas quando vai pro lado formal fogem que nem o diabo da cruz.
Dummye Sooneed
isso já conta 76% do tecnoblog e 87% do meiobit.é mais fácil zoar eles do que tentar ser sério ao menos que você curta um risco enorme á sua sanidade.
Dummye Sooneed
colega, já olhou a folha de pagamento do SEFIN da sua cidade?o governo se preocupa com saúde, educação e segurança. agora os gestores (que vai ter nova eleição em 2020) que deveriam fazer o papel deles, não conheço uma empresa privada que funcione com sabotador no cangote.spoiler: por que já faliu MAAS <entidade de="" crença=""> nos acuda nas estatais que muita gente parece ter memória seletiva tanto pra defender quanto pra atacar.
Dummye Sooneed
não deve lembrar de quando telefonia e energia eram estataiseram caríssimas, mas agora me diga uma privada que se arriscou com tecnologia nova e que requer infraestrutura cara em comparação com as estatais de energia e telefonia há uns anos atrás...
Dummye Sooneed
ponto fora da curva foi o seu.os comissionados que emperram um monte de projeto e desviam recurso, á mando de seus respectivos superiores.tanto que se você for ver, comissionado de cargo baixo é sempre fantasma, e de cargo alto parece que não quer ser visto.
Tiago Celestino
Prevejo alguém reclamando nas redes socais quando ñ estiver conseguindo um emprego...
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Antes não existisse gasto público, assim não existiria internet e eu não teria que ler suas asneiras.Vão privatizar as refinarias da Petro agora e dizem que o preço da gasolina irá cair, será que vai cair igual ao das passagens áreas quando resolveram cobrar pelas bagagens? Ano que vem vamos saber. ;)
rogerio
Um lixo de serviço, tinha e que ter mais empresas desse ramo isso sim
Baio-kun
Você é o ponto fora da curva. Brasileiro médio quer "trabalhar" sem ter que trabalhar.
hamster
O Temer já derrubou algumas leis que garantiam o monopólio dos grandes bancos. Vamos ver se o bolsonaro mantém essa tendência.
Lucas Henrique
Empresas de energia são horríveis, empresa de minério são horríveis, empresas de encomendas concorrentes do Correios também são fracas, mas tudo privado é melhor...
Lucas Henrique
Empresa referência jatos de pequeno porte foi vendida por um valor aproximado ao do Copacaba Palace.
Lucas Henrique
Baseado em quais dados vc faz essa afirmação?
Hendel Duarte
Correios sempre me atendeu muito bem. Aqui em RR é a melhor empresa para entrega de encomendas, apesar de ter a estrutura bem prejudicada. O Sedex é o melhor produto para quem mora aqui e quer receber rápido. As outras transportadoras geralmente terceirizam a entrega aqui e fornecem um serviço bem ruim, alem de q diversas vezes já tive encomenda despachada em SP em transportadora que pegou e redespachou pelo Correios.
Lady Ag
Alisson Santos, eu como empregada pública (não sou dos Correios, mas tenho muitos familiares, amigos que são), preferia mil vezes estar numa empresa com tecnologia, processos seletivos mais transparentes, SAC decente, processos inteligentes, eficiência. Quem em sã consciência gosta de estar numa empresa com reputação ruim, não ter estrutura mínima para desenvolver seu trabalho? Quem gosta de atender seu cliente de forma medíocre?
Lady Ag
Correios será fatiado presumo ao longo do governo Bolsonaro- aposto um mandato inteiro para isso ser efetivado, provavelmente o governo assumirá essas áreas carentes para não ficarem desassistidas conforme previsto na Constituição Federal até que o serviço de entrega de cartas torne-se totalmente obsoleto- tendência. A não ser que seja feita uma emenda constitucional afim de revogar ou alterar o inciso X, do artigo 21 da CF. Claro que o serviço de entrega de correspondências não é lucrativo, seria apenas a manutenção de um serviço postal até que seja desnecessário. Essa questão é apenas um dos entraves. O grande desafio é um passivo trabalhista de 2 bilhões- imagina demitir 100 mil funcionários com todos os direitos previstos em CLT, e depois readmitir uma parte porque supostamente uma nova empresa precisaria da expertise em logística, até que tenha um quadro de funcionários com competências técnicas. Haja fluxo de caixa- supondo-se uma empresa como Amazon, isso certamente não será um problema!
Lairton Gomes
"os correios foram condenados por adotar prática anticompetitivas"
rodpe
O PT conseguiu transformar os Correios de uma empresa admirada para uma empresa simplesmente odiado pelos brasileiros.
S Y N T H W A V E + L O V E R
E os EUA com 12 mil bancos... pqp
Bernardo Rosenfeld M.
Tava suspeitando mesmo... o cara bateu desespero e ta xingando todo mundo pelos comentários. Ridículo um ser desses.
Bernardo Rosenfeld M.
E pronto, chegou o desesperado pela perda da mamata... E fala certo: Organograma. Além disso, existiria um ou no máximo 5 diretores máximos para regiões. O resto seriado sub pra baixo e assim vai... ah, não vou perder meu tempo contigo. Você quem precisa aprender a funcionalidade. Mas parece que a estatal e cabideamento está te fazendo a cabeça.
Fabio Santos
Da forma que pretendem não dará certo tem que haver concorrência e não apenas entregar a uma gestão particular.
Pereira
Compra com Fedex, DHL... etc. Certamente entregarão na tua casa.
Pereira
Milhares de jovens negros estão sendo mortos a troco de nada e você parece não se incomodar com isso... cidadão rico que não paga imposto não é punido.
Pereira
Já sim, em fontes sérias não encontrei nada do que você falou.
Rodrigo Lins
O Governo tem que governar. Não tem que cuidar de empresas.Quem tem que gerar receita para o governo é a população com seus impostos e as empresas privatizadas com suas gerações de lucros.Governo tem que cuidar da saúde, segurança, rodovias, etc. ..
Rodrigo Lins
O Governo tem que governar. Não tem que cuidar de empresas.Quem tem que gerar receita para o governo é a população com seus impostos e as empresas privatizadas com suas gerações de lucros.Governo tem que cuidar da saúde, segurança, rodovias, etc. ..Temos que mudar esse pensamento.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Acho estranho sim pq isso não faz sentido algum.Não é só pq uma coisa é cara que precisa de subsídio e sim pq sem isso talvez não exista agência dos Correios em algumas cidades longínquas onde é a única opção das pessoas para receber salários, bolsa família, enviar e receber dinheiro para parentes. Digo e repito, se coloque no lugar do outro por 1 minuto antes de qualquer coisa.Subsídio ruim é financiar zona franca de manaus, dar dinheiro pra montadoras, pra Oi, isso sim nunca deveria ter sido cogitado, mas alimentos a maioria tem subsídio ou redução de tributação, pq é uma questão de segurança nacional.
Jorge Bevilacqua
Então o "custo Correios" é aguardar os 40 dias, pois importando por qualquer uma destas outras é no mínimo 500% mais caro.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Negativo, o governo não proíbe a iniciativa privada de nada, mas ela é que não quer assumir esse tipo de investimento. Não sei no seu estado, mas no meu fazem até questão de entregar praças, calçadas e segurança para iniciativa privada cuidar, mas não conseguem.Deixar de usar esses serviços seria uma forma de protesto, já que é tão ruim e você acha que tudo seria melhor privatizado pode começar HOJE a só usar serviços prestados por empresas privadas.Deixe eu te contar uma história, mas não espalha para ninguém, ok?Se a NASA não existisse o Musk NUNCA teria conseguido desenvolver sequer uma turbina de foguete, primeiro pq ele não teria base tecnológica para isso e segundo pq ele não teria funcionários extremamente capacitados visto que a maior parte dos empregados da Space X vieram da NASA.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Você é miserável a esse ponto? Se sim, pode pedir auxílio do bolsa família.
Jorge Bevilacqua
A estatal alega que entrega 99% das encomendas “dentro do prazo contratado”.Por prazo contratado, leia-se: "40 dias úteis".É o prazo que me dão quando faço importações. Que empresa dá um prazo tão estapafúrdio quanto esse?
Jorge Bevilacqua
Parabéns amigo, díficil encontrar uma opinião sensata de alguém de dentro em contrapartida a todos os demais.
Leumas Ninguém
Eu uso constante e nunca tive problemasChega rápido (as vezes em menos de 24h)Acho que sou sorteado kkkkk
Leumas Ninguém
Sou a favor da privatização por conta dos cabides de empregosMas eu sinceramente nunca tive nenhum problema com elesEncomendas chegam em menos de 24h quando compro no estado de SP (moro no interior)Única coisa que reclamou e o preço do frete aumentado cada vez mais e a taxa de importação.
Leumas Ninguém
Onde você mora?
Caio Petenuci
A maioria falando sem conhecimento de causa. Não será privatizada, ponto. Hoje se a iniciativa privada quisesse já tinha acabado com os Correios pois ela detém somente o monopólio sobre cartas e não encomendas. Pq é que o brasileiro não procura outra transportadora? Porque em um país de dimensões continentais os Correios mesmo com todos os problemas é o melhor que se tem e tem como melhorar muito mais com uma gestão feita por empregados de carreira.
Toto_fofo
Já fui um hipster da tecnologia, que acreditava que ela libertaria as pessoas, hoje vejo que ela serve basicamente para subjugar. Por isso defendo que o serviço de cartas continue como uma opção para aqueles que não querem usar meios eletrônicos que não respeitam sua liberdade, burocracias sem fim de celulares e outros estorvos. Nenhum individuo pode ser obrigado a assinar contrato com o Google para usar sua loja e baixar um aplicativo do governo, que eu sou obrigado a usar pelo próprio governo. Nenhum individuo pode ser obrigado a assinar um contrato com a TIM para ter um numero de telefone e conseguir uma consulta em um posto de saúde. Desta forma o estado está impedindo o boicote e portanto sendo degenerado. E por isso que cada dia me torno mais analógico e vejo a beleza de fazer as coisas da forma antiga.Se a privatização ocorrer isso resultara em preços de fretes maiores, visto que muitos no setor de logística já trabalham no prejuízo, e os correios terão que elevar os preços ao preço de mercado.Também terão que elevar os preços das encomendas da China ao preço de mercado (>R$150).
José Carlos da Luz
Você tem razão. Mas não esqueça das novas tecnologias.
José Carlos da Luz
Alemanha um país de dimensões territoriais pequenas? Até o advento petista os Correios eram exemplo de excelência, mas no caso o mais importante não é a corrupção a partir daí, o princípio são as tecnologias concernentes. Difícil ao meu entender será encontrar comprador.Falando nisto tenho um negócio único para vender, uma fábrica de locomotivas a vapor, alguém tem interesse?
Thiago Moraes
Com certeza o correios iria por destinatário ausente e você que se dane kkkk
Exibir mais comentários