Início » Aplicativos e Software » 5 dicas para aproveitar melhor o Retrica

5 dicas para aproveitar melhor o Retrica

Confira algumas dicas para usar o melhor o Retrica para editar fotos

Lucas Lima Por
TB Responde

O Retrica é um aplicativo de câmera focado em selfies. Fez muito sucesso no passado por conta do grande número de filtros que podem ser aplicados em tempo real. Com a ascensão do Facebook e do Instagram, caiu em esquecimento pelos usuários, mas vale ressaltar que o aplicativo tem vários recursos legais que ainda são úteis hoje.

retrica para editar fotos

Disponível para Android e iOS, o aplicativo teve uma grande atualização em junho do ano passado, ganhando uma nova identidade e funcionalidades de rede social.

Agora, os usuários podem seguir uns aos outros e mandar mensagens privadas. Além disso, tem uma aba “Para você”, que permite explorar fotos em destaque na plataforma e serve para ter inspiração do que é possível fazer no Retrica.

1. Crie GIFs

O Retrica tem um modo de câmera chamado GIF, que cria vídeos de até nove segundos em loop. Semelhante ao que o Boomerang do Instagram faz, mas já com filtros aplicados antes da produção. É possível compartilhá-los em outras redes sociais como Instagram Stories e WhatsApp. Para criar:

  1. Abra o aplicativo;
  2. Selecione o modo câmera;
  3. Clique em GIF.

criar gif no retrica

2. Favorite filtros

Por ter uma grande variedade de filtros, às vezes é cansativo ficar passando por todos eles até chegar na coleção desejada. Felizmente é possível favoritar os mais usados, eles vão para uma aba separada da coleção completa e ficam mais fáceis de achar.

  1. Clique nos Filtros;
  2. Selecione o filtro;
  3. Clique na estrela.

favoritar filtros no retrica

3. Diminua a intensidade dos filtros

Às vezes um filtro por si só já deixa a foto bonita. Em outros casos ele parece ser um pouco demais, apesar de agradar. Assim como em outros aplicativos de edição de fotos, é possível reduzir a intensidade do filtro aplicado:

  1. Selecione o filtro;
  2. Clique novamente no ícone do filtro;
  3. Ajuste pelo slider a intensidade.

ajustar intensidade dos filtros retrica

4. Salve imagens em alta resolução

Eu tenho um apego por imagens em alta resolução. Em pleno 2019 ainda revelo fotos para presentear alguém ou deixar na minha mesa. O problema é que muita das fotos de mídias sociais são comprimidas para economizar espaço. No Retrica, dá para salvar as imagens tiradas em alta resolução, com isso, caso eu queira usá-las para outros fins além de internet, ainda vou ter a melhor versão.

  1. Clique nos três pontos, no topo do aplicativo;
  2. Selecione Configurações;
  3. Ative a opção Alta Resolução.

salvar imagens em alta resolução no retrica

5. Crie seus próprios adesivos

Uma das ferramentas de edição que não é possível encontrar no Instagram, por exemplo, é a possibilidade de criar próprios adesivos com base em fotos que o usuário já tem. A ferramenta consiste em recortar um pedaço de uma foto para ser usado sobre outra:

  1. Clique no ícone dos ajustes;
  2. Selecione a tesoura;
  3. Faça a seleção do objeto na foto;
  4. O recorte será salvo na galeria de adesivos.

criar adesivos no retrica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação