Início » Aplicativos e Software » Cocriador do Google Inbox lança extensão que simplifica Gmail no Chrome

Cocriador do Google Inbox lança extensão que simplifica Gmail no Chrome

Michael Leggett foi líder de design do Gmail e diz que a atual interface da plataforma é "puro ego"

Por
25 semanas atrás

Michael Leggett liderou o design do Gmail entre 2008 e 2012; um dia após o aniversário de 15 anos do serviço, em 2 de abril, ele anunciou a extensão Simplify Gmail para Chrome, que simplifica a interface web do serviço de e-mail do Google.

As mudanças feitas pela extensão trocam as duas barras laterais por botões de menu; a barra de busca é minimizada para o ícone de lupa; e o botão de compor e-mail é realocado, saindo do canto superior esquerdo para o canto inferior direito. Outra mudança visual é a remoção do logo do Gmail.

“Olhe para qualquer cliente de e-mail para desktop e me diga quantos deles tem um logo no canto superior esquerdo. É puro ego, pura besteira. Abra mão do logo”, diz Leggett em entrevista à Fast Company.

Leggett também foi o cocriador do Inbox, aplicativo descontinuado no mesmo dia do lançamento da extensão, e que teve várias funcionalidades adotadas pelo Gmail. O Simplify Gmail reflete o que ele fez com o Inbox na época. “O melhor que eu podia esperar: o Inbox é muito bom e o Google vai forçar as pessoas a mudarem para ele, ou é muito bom e o Google vai pegar os melhores recursos para colocar no Gmail”, explica o designer.

Ele também criou um site para apresentar o Simplify Gmail, com uma série de capturas de tela mostrando suas sugestões para a atual interface do Gmail. A extensão acumula pelo menos 15 mil downloads desde o lançamento. Leggett afirma que não há jeito de ganhar dinheiro com publicidade, não há rastreadores nem qualquer tipo de coleta de dados. O Simplify Gmail roda direto do navegador e o código-fonte pode ser acessado no GitHub.

Com informações: The Verge.

Mais sobre: , ,