Prejuízo da Sony com Xperia quadruplica e vendas do PS4 desaceleram

Vendas do PS4 podem estar afetadas pelo próximo console, mas isso não explica o prejuízo quase quadruplicado nos Xperia

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por InspiredImages/Pixabay

A Sony publicou seus resultados financeiros e os dados não são nada positivos para a divisão de smartphones Xperia, com algum problema aparecendo também para a parte de games com o PlayStation 4. Ao menos em jogos a explicação é plausível: o PS4 já está no mercado desde novembro de 2013.

PlayStation 4 desacelerando para a chegada do PS5

O PlayStation 4 está próximo da marca de seis anos no mercado e seu sucessor já está em fase avançada de desenvolvimento, com o lançamento previsto para algum momento de 2020. Com isso o PS4 já chegou na saturação e as vendas desaceleraram. Em 2018 a empresa japonesa entregou 17,8 milhões de consoles, contra 19 milhões em 2017.

Durante toda sua vida, o videogame soma 96,8 milhões de unidades vendidas e ocupa a sexta posição na lista dos mais vendidos de todos os tempos – perdendo para o Wii e abaixo do primeiro PlayStation, que vendeu 102,49 milhões de unidades e o PS2 com mais de 155 milhões.

Mesmo com vendas caindo, a Sony conta com 36,4 milhões de assinantes da PS Plus, que é a rede online para os consoles da Sony e que ajudam na composição do lucro geral da empresa em pagamentos mensais, trimestrais ou anuais.

Ah, este segmento da empresa, o de jogos, continua como o mais forte de todos onde ela trabalha. Já a parte mobile é uma das mais fracas.

Prejuízo quase quatro vezes maior em smartphones

O lado Xperia da empresa está indo tão mal, mas tão mal, que o negativo registrado em 2018 foi quase quatro vezes maior do que o prejuízo de 2017. O prejuízo ficou em 97,1 bilhões de ienes (mais ou menos R$ 3,4 bilhões), contra 27,6 bilhões (ou R$ 1 bilhão) do ano anterior.

Sony Xperia 1

O resultado pode ser notado no Brasil, que não recebe novos aparelhos Xperia desde o ano passado, mesmo com os recentes lançamentos que aconteceram na MWC deste ano, com destaque para os Xperia 1, 10, 10 Plus e L3.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados