Início » Celular » Galaxy S9 e S10 rodam Linux no Samsung DeX

Galaxy S9 e S10 rodam Linux no Samsung DeX

Linux já pode rodar em mais dispositivos Samsung, mas com provável limitação pela memória RAM

Por
26/04/2019 às 16h43

A Samsung já estava trabalhando com uma versão de testes fechada do Linux dentro da plataforma DeX, chamada de Linux on DeX, desde o ano passado, mas a partir dessa semana o programa abriu para mais modelos e mais pessoas. Nela a empresa da Coreia do Sul permite rodar uma versão do Ubuntu nos Galaxy S9, S9+, todos os Galaxy S10 e até o intermediário Tab S5e.

Esta versão do Ubuntu é alterada para rodar em processadores ARM, que são os que equipam os dispositivos adicionados nesta atualização, junto dos anteriores. Antes dela apenas o Galaxy Note 9 e o Tab S4 eram compatíveis, mas agora a marca garante que até o intermediário Tab S5e pode rodar sem problemas – ele tem um Snapdragon 675 e trabalha com 4 GB ou 6 GB de RAM.

O Linux on DeX entrega uma experiência muito mais próxima de um PC do que o próprio DeX, que é apenas uma interface alterada do Android e que conta com todas as limitações de um sistema operacional feito para smartphones. O Ubuntu, mesmo que em versão para ARM, permite acesso ao mundo de aplicações para Linux e o objetivo é de auxiliar desenvolvedores para que criem apps para aparelhos móveis, em aparelhos móveis.

Mesmo com foco em desenvolvimento, é tentadora a ideia de rodar um sistema operacional de computador em um Tab S4, que tem hardware bastante potente com o Snapdragon 835. Só vale lembrar que a autonomia de bateria certamente será afetada pelo uso mais pesado do dispositivo.

Agora, com a novidade, é possível rodar o Linux on DeX nos seguintes aparelhos:

  • Galaxy Note 9
  • Galaxy Tab S4
  • Galaxy S9
  • Galaxy S9 Plus
  • Galaxy S10
  • Galaxy S10e
  • Galaxy S10 Plus
  • Galaxy S10 5G
  • Galaxy Tab S5e

Se você tem um destes e está interessado, é só entrar neste link e seguir as instruções para instalação. por fim, vale o lembrete de que alguns destes aparelhos contam com 4 GB de RAM e a quantidade não é confortável para um sistema operacional completo de computador – que facilmente tem mais do que isso.

Com informações: SlashGear.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.