O que é Wi-Fi Mesh? Entenda vantagens e limitações da tecnologia

Saiba como funciona uma rede Wi-Fi Mesh, conheça as diferenças para roteadores Wi-Fi tradicionais, e saiba por que a rede Mesh é melhor do que usar repetidores

Ronaldo Gogoni Ana Marques
Por e
• Atualizado há 6 meses
Como funciona o Wi-Fi Mesh (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Como funciona o Wi-Fi Mesh (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Wi-Fi Mesh é uma tecnologia de redes sem fio que utiliza uma topologia de malha (no original em inglês, mesh) onde todos os terminais são conectados entre todos, agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. O objetivo do Wi-Fi Mesh é aumentar a cobertura da rede sem perda significativa na qualidade do sinal.

O uso do Wi-Fi Mesh é recomendado para distribuir a internet sem redução de velocidade em ambientes que contam com diversos obstáculos, como paredes e móveis em casas e escritórios.

A seguir, entenda como funciona uma rede Mesh, suas vantagens, limitações e diferenças para outros tipos de roteadores e repetidores.

Como funciona o Wi-Fi Mesh?

Para estabelecer uma conexão via Wi-Fi Mesh, é necessário configurar a primeira unidade do conjunto (ou módulo), que receberá o sinal da internet e atuará como um roteador.

Esse módulo se encarregará de distribuir a rede para outras unidades semelhantes, de forma automática e sem perda de dados ou de velocidade.

Ao utilizar o Wi-Fi Mesh:

  1. A rede continua sendo uma só;
  2. Apenas um ou alguns terminais recebem a entrada da internet, e não todos.
D-Link Covr 1103 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Roteador mesh é uma ótima solução para melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Você só precisa configurar a rede uma vez, e se conectar em seus dispositivos em apenas uma rede. Se você mudar de lugar na casa, o sistema irá identificar o terminal Mesh mais próximo, que está configurado com o mesmo nome de rede e senha que todos os outros.

A natureza modular da rede Mesh também permite que você amplie a cobertura Wi-Fi em um ambiente sem muito esforço: basta adquirir mais unidades e integrá-las ao sistema.

Quais são as vantagens do Wi-Fi Mesh?

O Wi-Fi Mesh representa uma avanço na conexão residencial e de escritórios por trazer melhorias na qualidade de sinal. As principais vantagens desse sistema em relação a roteadores e repetidores comuns são:

  • Maior alcance do sinal: é possível conectar uma casa inteira com Wi-Fi Mesh eliminando pontos-cegos, onde o sinal acabaria sendo mais fraco por conta de obstáculos;
  • Máxima velocidade: o Wi-Fi Mesh gera uma rede única e por isso não tem redução de velocidade como repetidores tradicionais;
  • Fácil configuração: módulos adicionais não têm configuração complexa, basta ligar uma nova unidade dentro da área de cobertura do sistema para integrá-la à rede e ampliar o alcance do sinal;
  • Dual band ou tri-band: a maioria dos roteadores Mesh operam em frequências de 2,4 GHz ou 5 GHz, o que permite escolher a melhor faixa para conexão; sistemas mais recentes com tecnologia Wi-Fi 6E podem suportar também a frequência de 6 GHz.
Huawei WiFi Mesh 3 (Imagem: Divulgação/Huawei)
Huawei WiFi Mesh 3 é dual band (Imagem: Divulgação/Huawei)

Quais são as desvantagens do Wi-Fi Mesh?

Apesar das melhorias em qualidade e alcance de sinal, o Wi-Fi Mesh encontra algumas limitações em relação aos roteadores wireless tradicionais e conexões via cabo. São elas:

  • Preço: um kit Mesh básico ainda é mais caro do que equipamentos tradicionais de boa qualidade, com tecnologia MU-MIMO, por exemplo, o que eleva o custo de uma rede sem fio; o cenário piora quando há necessidade de muitos módulos para cobrir uma área extensa/com muitos obstáculos;
  • Desempenho inferior à conexão com fios: uma rede cabeada ainda supera a rede Mesh em velocidade, e deve ser mais indicada para quem precisa de maior estabilidade de conexão.

Wi-Fi Mesh funciona como um repetidor Wi-Fi?

Não. O conceito de Wi-Fi Mesh pode lembrar o uso de repetidores, mas funciona de forma totalmente diferente. Repetidores expandem o sinal Wi-Fi ao criar outra rede, e com uma velocidade menor do que a origem da conexão (modem ou roteador). Já o Wi-Fi Mesh cria uma rede única e não proporciona redução de velocidade entre a unidade primária e as demais unidades, distribuídas pela casa.

Nosso artigo explica em detalhes quais são as diferenças entre Wi-Fi Mesh e Repetidores Wi-Fi.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Wireless mesh network na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados