Como alterar aplicativos padrão no Android

Android permite ao usuário definir quais aplicativos devem ser padrões para determinadas ações

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
como definir aplicativos padrão no android

Uma das vantagens do sistema operacional do Google, o Android, é que ele permite personalizar os aplicativos padrão para várias tarefas dentro do sistema como telefone, mapas, mensagens, câmera e leitura de arquivos. Com isso, o usuário tem mais liberdade para escolher os apps que mais atendem suas necessidades no dia a dia.

Como alterar aplicativos padrão no Android

É comum tentar executar uma tarefa no Android e o sistema perguntar em qual aplicativo deseja executar a ação. Isso ocorre porque o sistema operacional permite que o usuário escolha o aplicativo padrão para algumas funções.

Essas definições são mais comuns quando o Android foi recém configurado, seja de um telefone novo ou quando é restaurado de fábrica. Então ele perguntará ao tentar executar uma ação, às vezes perguntará se o usuário deseja memorizar aquela opção como padrão, mas há casos que ele faz isso automaticamente.

Na prática, suponhamos que o telefone tenha o Microsoft Word instalado e o usuário baixe o Documentos do Google. Ao abrir um arquivo que pode funcionar nos dois aplicativos, o Android exibirá a mensagem “Abrir com”:

Mesmo que um aplicativo seja definido como padrão, nas configurações do sistema é possível fazer a alteração e até restaurar todas as configurações de fábrica de aplicativos padrão do Android. Nesse exemplo, utilizei um Samsung Galaxy S6 rodando o Android 7.0 Nougat.

  1. Acesse as “Configurações”;
  2. Toque em “Aplicativos”;
  3. Toque nas três bolinhas de menu no canto superior direito;
  4. Selecione “Aplicativos padrão”;

Nessa tela serão exibidos os aplicativos para as tarefas mais básicas do dispositivo: chamada, mensagens e navegador. A opção “Definir como padrão” lista todos os apps instalados no Android e informa se algum desses aplicativos está definido como padrão ou não. No exemplo do Microsoft Word e Documentos do Google, defini o Microsoft Word como padrão, para remover esse comportamento é preciso:

  1. Tocar no aplicativo específico (Microsoft Word, por exemplo);
  2. Selecione “Limpar padrões”.

Na próxima vez que o usuário tentar abrir um documento de texto (.docx), o Android perguntará de novo qual aplicativo instalado deseja usar para executar a ação.

Vale lembrar que o procedimento foi feito em uma Galaxy S6 rodando Android 7.0 Nougat, mas a configuração é válida para qualquer Android. Entretanto o caminho pode ser um pouco diferente entre um dispositivo e outro, considerando a personalização que cada fabricante faz no sistema operacional e as opções das Configurações.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados