Duas companhias aéreas americanas, United e Delta Airlines, resolveram cobrir fisicamente câmeras que estão instaladas em algumas centrais de entretenimento de seus aviões. As duas empresas afirmam que as câmeras foram instaladas por padrão e que nunca foram ligadas e nem utilizadas.
- Airbus A380: por que o maior avião de passageiros do mundo fracassou
- Táxi aéreo autônomo da Airbus voa pela primeira vez
As centrais de entretenimento que estão em um número gigantesco de assentos em aviões conseguem aliviar o tédio de longas viagens. Algumas delas são criadas com base em um tablet Android e um pequeno número conta com uma câmera apontada para o rosto do passageiro.
Just found this interesting sensor looking at me from the seat back on board of Singapore Airlines. Any expert opinion of whether this a camera? Perhaps @SingaporeAir could clarify how it is used? pic.twitter.com/vy0usqruZG
— Vitaly Kamluk (@vkamluk) February 17, 2019
Estas foram encontradas no começo deste ano, em alguns aviões da Singapore Airlines, Delta Airlines e United Airlines e todas as três empresas afirmam que elas estão lá por padrão.
Todas as empresas dizem que o hardware foi instalado no kit que compõe a tela, como um item de série em um veículo. Ela está lá e nenhuma das companhias disse que ativou a câmera ou que tem plano de fazer isso no futuro. As duas americanas (Delta e United) foram além e recentemente adicionaram um adesivo circular que cobre fisicamente a câmera.
O recurso não impede sua ativação, mas dá mais garantias de que mesmo que isso ocorra acidentalmente, nada será gravado – ao menos nenhuma imagem do usuário.
Este detalhe me lembra que em alguns voos que estive no Brasil ou fora do país, notei que algumas das companhias adicionaram um sensor que é capaz de identificar que o usuário está com a mão próxima da tela. A ideia é de iluminar botões e conexões (como a conexão para fones de ouvido ou USB), mas fico na dúvida de quais funções extras podem ser feitas com estes sensores.
Com informações: SlashGear.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Uma pena que essas imagens não devam ficar na nuvem da empresa pra acesso posterior, prq em casos de emergência, essas imagens poderiam ajudar a entender oq se passou no avião nos últimos momentos antes de cair ou outros problemas ...
O cara comparou uma câmera a um sensor de proximidade...
Não sei que vôos você pega, mas nunca vi um com privacidade. Mesmo aqueles que não têm uma câmera apontada pra sua cara.
Privacidade pra que né? Câmera com que intuito? Por que vão filmar sua cara durante o voo?
Ja trocamos demais a privacidade por comodidade (redes sociais, google photos, acesso a localização, etc)... Agora abrir mão da privacidade sem receber nada em troca é desanimador.
Mas quanto mimimi... deixa a câmera lá, po!
Pessoal não pode mais levar pra casa a cobertinha na UNITED ou a vermelha da DELTA... sacanagem.... vão detectar.