Início » Antivírus e Segurança » United e Delta cobrem câmeras em assentos de avião

United e Delta cobrem câmeras em assentos de avião

O adesivo cobre fisicamente a câmera, mas não impede sua ativação (mesmo que acidental)

André Fogaça Por
32 semanas atrás

Duas companhias aéreas americanas, United e Delta Airlines, resolveram cobrir fisicamente câmeras que estão instaladas em algumas centrais de entretenimento de seus aviões. As duas empresas afirmam que as câmeras foram instaladas por padrão e que nunca foram ligadas e nem utilizadas.

As centrais de entretenimento que estão em um número gigantesco de assentos em aviões conseguem aliviar o tédio de longas viagens. Algumas delas são criadas com base em um tablet Android e um pequeno número conta com uma câmera apontada para o rosto do passageiro.

Estas foram encontradas no começo deste ano, em alguns aviões da Singapore Airlines, Delta Airlines e United Airlines e todas as três empresas afirmam que elas estão lá por padrão.

Todas as empresas dizem que o hardware foi instalado no kit que compõe a tela, como um item de série em um veículo. Ela está lá e nenhuma das companhias disse que ativou a câmera ou que tem plano de fazer isso no futuro. As duas americanas (Delta e United) foram além e recentemente adicionaram um adesivo circular que cobre fisicamente a câmera.

O recurso não impede sua ativação, mas dá mais garantias de que mesmo que isso ocorra acidentalmente, nada será gravado - ao menos nenhuma imagem do usuário.

Este detalhe me lembra que em alguns voos que estive no Brasil ou fora do país, notei que algumas das companhias adicionaram um sensor que é capaz de identificar que o usuário está com a mão próxima da tela. A ideia é de iluminar botões e conexões (como a conexão para fones de ouvido ou USB), mas fico na dúvida de quais funções extras podem ser feitas com estes sensores.

Com informações: SlashGear.