Facebook libera novo design para reações na rede social e no Messenger

Facebook ainda permite usar reações "amei", "haha", "uau", "triste" e "grr"; ícones têm efeitos 3D, inclusive no Messenger

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Facebook lançou reações além do curtir há três anos: desde então, você pode marcar posts e comentários com “amei”, “haha”, “uau”, “triste” e “grr”. A rede social está trocando os ícones para novas imagens com efeitos 3D, inclusive no Messenger, para usuários de todo o mundo. Alguns usuários não gostaram da mudança, dizendo que os botões se parecem com os emojis do Android.

Imagem por @Agu1ar_/Twitter

A desenvolvedora Jane Manchun Wong, que vem adiantando novos recursos do Facebook e Instagram, diz que os novos ícones de reações estão sendo distribuídos para o mundo inteiro. Eu ainda não tenho acesso a eles, mas deve ser questão de tempo.

As reações continuam as mesmas, mas os ícones deixam de lado o aspecto “flat” que existia desde 2016. Para comparação, essas são as animações novas:

E esses são os ícones antigos:

Messenger também ganha novo design nas reações

No Messenger, as reações — disponíveis desde 2017 — também estão mudando. Elas mantêm os nomes de antes: “amor”, “sorriso”, “uau”, “triste”, “zangado”, “sim” e “não”.

O Facebook insiste que esses não são botões de like e dislike: “se alguém está tentando coordenar os planos para um jantar, você poderia facilmente responder com um ‘sim’ ou ‘não’ para indicar suas preferências”, explica a empresa.

Este é o design novo:

E estes são os botões antigos:

Além disso, o Messenger está testando reações que aparecem com um único toque nas mensagens; normalmente, é necessário tocar e segurar para que o menu apareça.

A mudança ainda não foi anunciada oficialmente, mas hoje começa a F8, conferência de desenvolvedores do Facebook — deve ser uma das novidades planejadas para o evento.

Alguns usuários dizem que os novos ícones parecem os emoticons do MSN/Windows Live Messenger; enquanto outros criticam as semelhanças com os emojis do Android.

https://twitter.com/_erinburtenshaw/status/1123163944657596417

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados