Samsung patenteia celular com tela que se estende até a traseira

Patente pode significar o fim da câmera frontal em smartphones

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Samsung registrou uma patente que descreve um smartphone que tem uma só tela que envolve tanto a parte da frente, como a traseira do aparelho. A ideia é semelhante ao que as laterais curvadas dos modelos da marca já fazem atualmente, só que levando o display para o outro lado por completo.

Em uma das sugestões de uso que estão na patente a Samsung mostra que uma pessoa pode falar em um idioma, o smartphone entende e traduz o conteúdo, exibindo o texto transcrito na tela do outro lado, onde a outra pessoa está. Eu não acredito muito neste contexto, já que este tipo de tela pode resolver uma questão mais importante: a câmera frontal.

Com uma tela que vai pros dois lados, não existe mais a necessidade de câmera frontal – o Vivo NEX Dual Display já faz isso. É só virar o celular para o lado onde está a câmera (e a Samsung sabe como colocar a lente dentro da área da tela), para fazer uma selfie ou utilizar o aparelho em uma chamada de vídeo – vocês ainda fazem isso?

Desta forma o gadget terá apenas câmeras de um lado e eliminará a diferença de qualidade que sempre existe entre câmeras na frente e na traseira, onde a frontal tende a ser inferior.

Ainda existe uma utilização para a parte que está dobrada, na lateral do aparelho: ela pode exibir notificações. Esta função já é conhecida pela própria Samsung, que permite notificações na área curvada de celulares desde o lançamento do Galaxy Note Edge, em 2014 – neste ano até uma régua poderia aparecer para dar função para a tela curvada para um dos lados.

Como de costume, é bom controlar as expectativas. Patentes apenas garantem que a ideia não será copiada por outra empresa, não significando um lançamento imediato de aparelho. De qualquer forma, fico com receio do custo de troca de uma tela que cobre quase que todo o celular.

Com informações: Engadget e Let’sGoDigital.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados