Início » Aplicativos e Software » Minitube: monte playlists do YouTube no Linux

Minitube: monte playlists do YouTube no Linux

Por
9 anos atrás

Uma das coisas que mais gosto de fazer é baixar e instalar projetos em código livre que considero promissores. Tá certo que na maioria das vezes o projeto ainda não está maduro o suficiente ou simplesmente não é o que eu esperava, mas sempre dá pra encontrar uma jóia no meio de tudo. E o grande achado da vez é o Minitube, um aplicativo para desktop que permite assistir a vídeos do YouTube sem precisar usar o navegador.

Mas… qual a vantagem de usar um aplicativo separado, se posso ir direto pelo navegador? Simples: nos testes que fiz, o Minitube se mostrou mais leve que o mesmo vídeo rodando direto no Firefox. Além disso, no Minitube você tem uma série de opções, podendo remover vídeos da playlist, assistir em tela cheia e alternar entre os modos 360p, 720p e 1080p com apenas um clique.

Até o momento não há versão disponível para Windows, mas há pacotes para Mac OS X e vários distros Linux. Para instalar no Ubuntu, o procedimento é relativamente simples, mas você vai precisar adicionar um novo repositório ao Synaptic. Abaixo, o passo-a-passo da instalação do programa no Ubuntu 10.04.

Como instalar o Minitube

Abra o Synaptic, clique em Configuração > Repositórios e adicione o o endereço: ppa:neversfelde/ppa ;

O Synaptic vai pedir para você atualizar a lista de aplicativos. É só clicar no botão Recarregar dentro do próprio Synaptic. Dependendo da quantidade de repositórios que você tiver no seu sistema e da velocidade da sua conexão, isso pode demorar…

O Ubuntu tem um macete extra, que é a instalação de alguns pacotes extras e a remoção de um pacote. No Synaptic, procure e instale os pacotes: phonon-backend-gstreamer, gstreamer0.10-ffmpeg e gstreamer0.10-plugins-bad; e remova o pacote phonon-backend-xine.

Depois disso, é só procurar pelo pacote minitube e mandar instalar ;

Se você achar mais fácil ou for um usuário mais ‘roots’, pode usar o terminal para isso, usando os comandos:

sudo apt-get install phonon-backend-gstreamer gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad
sudo apt-get remove phonon-backend-xine
sudo apt-get install minitube


E pronto, seu Minitube já está instalado, e pode ser encontrado no menu Aplicativo > Multimídia do Ubuntu.

Usando o Minitube

O uso é simples: digite o que você quiser e clique em Assistir. O Minitube vai começar a procurar por vídeos e exibi-los em sequência. Repare que no canto inferior direito há um botão, com ele você pode escolher em que formato o vídeo será exibido.

Os controles são bem simples, e enquanto o vídeo é exibido você pode escolher mostrar em tela cheia ou em modo compacto, onde todos os menus somem e você fica apenas com o vídeo rodando no aplicativo. Para apagar um vídeo, é só clicar nele e apertar a tecla delete.

O Minitube já está na versão 1.0, e nos meus testes ele se mostrou bem estável. Se você quiser conhecer mais sobre o projeto ou ajudar no desenvolvimento, visite o site do projeto e entre em contato com o autor. Essa é a parte legal do software livre, oras. 🙂

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.