Huawei cresce 50% e se aproxima da Samsung em vendas de celular

Diferença de participação de mercado mundial entre Samsung e Huawei está em apenas 4,1%

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S10e e Huawei P30 Pro

A Huawei voltou oficialmente ao Brasil com o P30 Pro e seu irmão mais simples, o P30 Lite. O avanço no mercado brasileiro pode ser resultado do crescimento de 50% da empresa no mercado internacional, enquanto que suas principais concorrentes globais perderam espaço em vendas.

De acordo com dados publicados pelo IDC nesta terça-feira (30), a Huawei está em segundo lugar em uma tabela com as seis empresas que mais participam do mercado mundial – onde quatro das seis são chinesas, representadas pela Oppo, vivo, Xiaomi e Huawei. O crescimento da marca acontece mesmo sem a presença nos Estados Unidos, mas com clara ajuda da expansão da marca pela Europa e o recente retorno ao Brasil.

O relatório divulgado mostra que o crescimento da Huawei foi de 50,3% no primeiro trimestre de 2019, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. A Samsung, que ocupa o primeiro lugar no ranking, perdeu 8,1% no trimestre avaliado, mesmo com as vendas positivas da linha de produtos do Galaxy S10.

A Apple, que está no terceiro lugar, perdeu 30,2% de mercado e hoje representa 11,7% dele. O que chama atenção é que o recente corte de preços na China e do iPhone XR na Índia, junto de programas de trocas em alguns países não foram suficientes para aliviar a queda.

A lista das empresas em participação de mercado no primeiro trimestre de 2019 ficou assim:

  1. Samsung: 23,1%
  2. Huawei: 19%
  3. Apple: 11,7%
  4. Xiaomi: 8%
  5. Vivo: 7,5%
  6. Oppo: 7,4%
  7. Todas as outras somadas: 23,2%

Com informações: IDC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados