Início » Legislação » Rússia aprova lei que isola país do restante da internet

Rússia aprova lei que isola país do restante da internet

Lei obriga provedores a filtrarem tráfego de internet de servidores em outros países

Paulo Higa Por

O presidente russo Vladimir Putin sancionou nesta quarta-feira (1º) uma lei que obriga os provedores a filtrarem todo o tráfego de servidores de outros países. A partir de 1º de novembro de 2019, quando as regras entrarão em vigor, os russos terão uma “internet soberana”, nas palavras do Kremlin. Mas a Rússia corre o risco de se tornar uma nova China no acesso à internet.

Vladimir Putin

Oficialmente, a justificativa do governo Putin é que a lei pode garantir o funcionamento “seguro e sustentável” da internet na Rússia em caso de tentativas hostis, por parte de outros países, de atacarem as comunicações do país.

O projeto de lei veio em resposta aos Estados Unidos, que deram mais poder aos seus órgãos de inteligência para tomar medidas contra outras nações. O Washington Post informa que, durante as eleições americanas de meio de mandato em novembro de 2018, os Estados Unidos supostamente cortaram o acesso à internet de uma agência ligada ao governo russo — que poderia interferir nos resultados.

Pela lei, os provedores de internet da Rússia deverão filtrar os dados enviados ou recebidos de servidores estrangeiros. Todo o tráfego externo passará por máquinas do Roskomnadzor, o órgão russo responsável pela censura nos meios de comunicação. As empresas de internet testarão o novo sistema até o final do ano; a data exata não foi divulgada.

Mas os críticos dizem que isso pode piorar a censura na Rússia. O país já bloqueia sites específicos e limita a utilização de serviços de VPN. Além disso, veículos de mídia que recebem investimento estrangeiro são classificados como “agentes externos”. No ano passado, o Kremlin tentou bloquear o app de mensagens Telegram — e acabou levando junto 1,8 milhão de IPs do Google e da Amazon.

Além disso, a Rússia aprovou leis que, na prática, aumentam o controle do governo sobre a internet. É proibido publicar ou compartilhar “fake news” no país, sob pena de multa de até 1,5 milhão de rublos (cerca de R$ 90 mil) — o Brasil também tentou passar um projeto semelhante. Também é crime “insultar símbolos e autoridades do governo”, o que pode dar multa de 300 mil rublos (R$ 18 mil) e, em caso de reincidência, 15 dias de prisão.

Com informações: FT, Moscow Times, Washington Post.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

leoleonardo85

Eu falo analisando os fatos, ele não curte que falem mal dele, tanto que ele só vai em programa onde bajulam ele

André Luís

Então analise os fatos: Qual medida tomada pelo atual governo que visa a regulação de qualquer meio de comunicação?

André Luís

O cenário do jogo Metro: Exodus está cada vez mais perto...

André Luís

A China é tão capitalista que tem um "livre mercado, só que controlado" pelo partido único Comunista Chinês.

leoleonardo85

Você tá levantando 100% em consideração a palavra de um politico, tem certeza disso?

André Luís

Você deve estar de sacanagem mesmo, o Bolso vive falando de que não aprova a Regulamentação de qualquer meio de comunicação.

Oriens XS

Guilherme e johndoe1981 deviam para de fazer piadas, o cesto de lixo ainda é o pais que voces vivem comparar qual é a pior porcaria só indica que estamos mergulhados nela.

Oriens XS

Os caras estão literalmente caçando e matando seus gays, como não ter Che nas bandeiras... Falando sério? Nada de estranho visto que eles sabem o quão é fácil manipular outros países através da internet e com isso precisam se preparar, afinal de contas uma hora vem o troco de tanta cutucada na rede dos outros.

™™

Esquerda é bom, é maravilhoso!
Perguntaram aos agentes do FBI como eles combateriam "fake news", e foi respondido:

O estado não é capaz de decidir o que é fake news e o que não é.
Fake news é o que não me agradar, assim fica fácil né? liberdade de expressão é tudo, agora que as pessoas estão acordando e vendo como o esquerdismo é nocivo, começa esses movimentos pra bloquear tudo, vários exemplos no br, como o PSOL querendo desativar o whatsapp nas eleições, e por ai vai...

Yamaha Mt-09

Vai estudar esse é seu argumento imbecil, típico argumento de idiota útil.

Murilo Calegari

Comunismo cresceu e foi implantado? Quando que isso aconteceu que eu não fiquei sabendo? Caro colega, vá estudar!

Lucas Santos

Assim como Salman Saud é ditador mas é chamado de rei.

DDR31600Mhz

Você é um dos doentes

João

Nos ultimos tempos? Mano, nosso governo é uma estupidez pura a décadas

leoleonardo85

Governo anterior, já foi, troca a fita

Exibir mais comentários