Início » Legislação » Rússia aprova lei que isola país do restante da internet

Rússia aprova lei que isola país do restante da internet

Lei obriga provedores a filtrarem tráfego de internet de servidores em outros países

Paulo Higa Por

O presidente russo Vladimir Putin sancionou nesta quarta-feira (1º) uma lei que obriga os provedores a filtrarem todo o tráfego de servidores de outros países. A partir de 1º de novembro de 2019, quando as regras entrarão em vigor, os russos terão uma “internet soberana”, nas palavras do Kremlin. Mas a Rússia corre o risco de se tornar uma nova China no acesso à internet.

Vladimir Putin

Oficialmente, a justificativa do governo Putin é que a lei pode garantir o funcionamento “seguro e sustentável” da internet na Rússia em caso de tentativas hostis, por parte de outros países, de atacarem as comunicações do país.

O projeto de lei veio em resposta aos Estados Unidos, que deram mais poder aos seus órgãos de inteligência para tomar medidas contra outras nações. O Washington Post informa que, durante as eleições americanas de meio de mandato em novembro de 2018, os Estados Unidos supostamente cortaram o acesso à internet de uma agência ligada ao governo russo — que poderia interferir nos resultados.

Pela lei, os provedores de internet da Rússia deverão filtrar os dados enviados ou recebidos de servidores estrangeiros. Todo o tráfego externo passará por máquinas do Roskomnadzor, o órgão russo responsável pela censura nos meios de comunicação. As empresas de internet testarão o novo sistema até o final do ano; a data exata não foi divulgada.

Mas os críticos dizem que isso pode piorar a censura na Rússia. O país já bloqueia sites específicos e limita a utilização de serviços de VPN. Além disso, veículos de mídia que recebem investimento estrangeiro são classificados como “agentes externos”. No ano passado, o Kremlin tentou bloquear o app de mensagens Telegram — e acabou levando junto 1,8 milhão de IPs do Google e da Amazon.

Além disso, a Rússia aprovou leis que, na prática, aumentam o controle do governo sobre a internet. É proibido publicar ou compartilhar “fake news” no país, sob pena de multa de até 1,5 milhão de rublos (cerca de R$ 90 mil) — o Brasil também tentou passar um projeto semelhante. Também é crime “insultar símbolos e autoridades do governo”, o que pode dar multa de 300 mil rublos (R$ 18 mil) e, em caso de reincidência, 15 dias de prisão.

Com informações: FT, Moscow Times, Washington Post.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

leoleonardo85
Eu falo analisando os fatos, ele não curte que falem mal dele, tanto que ele só vai em programa onde bajulam ele
André Luís
Então analise os fatos: Qual medida tomada pelo atual governo que visa a regulação de qualquer meio de comunicação?
André Luís
O cenário do jogo Metro: Exodus está cada vez mais perto...
André Luís
A China é tão capitalista que tem um "livre mercado, só que controlado" pelo partido único Comunista Chinês.
leoleonardo85
Você tá levantando 100% em consideração a palavra de um politico, tem certeza disso?
André Luís
Você deve estar de sacanagem mesmo, o Bolso vive falando de que não aprova a Regulamentação de qualquer meio de comunicação.
Oriens XS
Guilherme e johndoe1981 deviam para de fazer piadas, o cesto de lixo ainda é o pais que voces vivem comparar qual é a pior porcaria só indica que estamos mergulhados nela.
Oriens XS
Os caras estão literalmente caçando e matando seus gays, como não ter Che nas bandeiras... Falando sério? Nada de estranho visto que eles sabem o quão é fácil manipular outros países através da internet e com isso precisam se preparar, afinal de contas uma hora vem o troco de tanta cutucada na rede dos outros.
™™
Esquerda é bom, é maravilhoso!Perguntaram aos agentes do FBI como eles combateriam "fake news", e foi respondido:O estado não é capaz de decidir o que é fake news e o que não é.Fake news é o que não me agradar, assim fica fácil né? liberdade de expressão é tudo, agora que as pessoas estão acordando e vendo como o esquerdismo é nocivo, começa esses movimentos pra bloquear tudo, vários exemplos no br, como o PSOL querendo desativar o whatsapp nas eleições, e por ai vai...
Yamaha Mt-09
Vai estudar esse é seu argumento imbecil, típico argumento de idiota útil.
Murilo Calegari
Comunismo cresceu e foi implantado? Quando que isso aconteceu que eu não fiquei sabendo? Caro colega, vá estudar!
Lucas Santos
Assim como Salman Saud é ditador mas é chamado de rei.
DDR31600Mhz
Você é um dos doentes
João
Nos ultimos tempos? Mano, nosso governo é uma estupidez pura a décadas
leoleonardo85
Governo anterior, já foi, troca a fita
D.Vinicius
Não é, mas bem que queria ser.
D.Vinicius
Isso é, se eles conseguirem fugir para poderem comentar
D.Vinicius
Os Governos Anteriores então nem se fala.
danbrg
Para mim o mundo idealizado por Marx não é perfeito, mesmo que fosse possível na prática, o que não é pela natureza dos homens e do mundo. O homem precisa ser governado e precisa seguir leis, o problema é o que está posto hoje.
leoleonardo85
É dar certo lá, que implantam aqui um sistema parecido aqui.O atual governo gosta de ideias como essas.
Yamaha Mt-09
Isso todos sabemos mas foi na russia que o comunismo cresceu e foi implantado.
Baio-kun
China fechada, Russia se fechando, UE se fechando, EUA monitorando até quantas vezes você olha pra uma tela. Cada vez mais complicado ter liberdade nesse mundo.
Baio-kun
Problema é definir o que é uma notícia falsa. Basicamente censura é censura, e mesmo com boa intenção não funciona a longo prazo.
Baio-kun
Pai e mãe do comunismo? Marx nasceu na Alemanha e morou a maior parte da vida na Inglaterra. lol
Baio-kun
Parei pra pensar agora, e o histórico de governantes do Brasil chega a ser cômico.
hamster
Obrigado pela bela resposta. Melhor que as respostas curtas de ódio que recebi no começo.
danbrg
Desculpa Guilherme mas ouso discordar. Para mim o comunismo ė distopia. Por que o ser humano é bom, criatura de Deus, o motor incriado, motor primeiro, motor imovel. Todos os problemas decorrem da nossa inclinação aos pecados e do fato de não nos conduzirmos conforme a Verdade. O Estado é necessário mas evidentemente que se nossos governantes não agirem pelo bem comum nao há como ter bons resultados. Atualmente há um estado de corrupção econômica e moral instalado no poder e na "cultura" popular que tornam as coisas como estão. Que Deus nos abençoe!
Geraldo Lopes
O povo ainda está em 1960, bem no meio da guerra fria entre capitalismo e comunismo...
romer
Pois é... Não há uma posição imparcial nos grandes meios de comunicação.
johndoe1981
Sim, juízes semideuses no Brasil adoram fazer cosplay de Putin.
johndoe1981
Defender medidas como essa morando num país que ainda se tem no geral liberdade de expressão é hipocrisia demais. Se mudar para lá, pra China, Venezuela, Cuba ou Coreia do Norte ninguém quer, né? Se aprovam a as políticas pra implantar a censura, vão morar lá e depois comentem aqui como é viver num regime desses na prática, estou no aguardo dos relatos...
johndoe1981
Tem doente pra tudo hoje em dia :/
johndoe1981
Não sei o que tinha de Direita nessas ditaduras, bobinho canhoto e vermelho, e mesmo que fossem, nenhuma dessas cometeu mais atrocidades do que Stalin no comando da União Soviética, vide as Gulags, ou Mao na China. E olhe para o presente, ditaduras hoje são todas de regimes socialistas/comunistas ou com vários elementos deles.
Marcos Tony Lehmann
Exatamente Midia do Brasil lambe bola dos americanos. Tudo que eles não gostam, a mídia daqui precisa atacar tb, com o Putin, sempre foi assim. Quando 'gordochov' foi presidente da URSS e ficava sempre posando de democrata amiguinho de ocidentais eles deviam bajular muito.
Rod
Lol
Leo Otávio
Inocente, o comunismo nunca morreu. É nisso que querem que você acredite. Estude um pouco mais antes de falar bobagens.
Gabriel Antonio
pra que os EUA faria isso? Rússia e China, ok.. agora o país que prega "liberdade" até nos impostos?
johndoe1981
Tem idiota pra tudo hoje em dia. Aqui, por exemplo, o cara que não extraditou um terrorista e assassino italiano foi presidente por dois mandatos.
johndoe1981
China é realmente um caso à parte, mas a interferência estatal na economia é regra. Mas ainda assim o autoritarismo e a censura são típicas de ditaduras vermelhas.
Danilo
Como disse Professor Eneas o Comunismo/Socialismos funciona bem até as necessidades básicas serem atendidas, após esse ponto entra o declínio até o completo colapso.
Mike Cross
É batata: qualquer entidade que te tenta vender uma imagem de que você precisa bajular um "bem maior", tem intenções escusas no meio, de ideologias políticas até religiosas.A receita do desastre começa quando tentam te convencer que você deve parar de exaltar sua individualidade em nome do chefão da vez.
Avatar
Sério que você procura interpretação textual na internet?
Daniel
Penso o mesmo.
Daniel
Obrigado, respondeu o que eu estava pensando! Infelizmente isso é o que de menos fazem/acontece hoje em dia...
Daniel
Não sei se deixam, as que conseguirem (for viável $$$) se adaptam, assim como já foi feito na China, no fim tudo se resume ao quanto ganha ou deixa de ganhar.
João
Stalin estaria orgulhoso do seu minion.
DDR31600Mhz
Cara não é defesa e vocês que são doentes mentais falando em 2019 que a Russia é comunista/socialista
Leo Otávio
O pior é que tem gente que defende o comunismo. É isso que acontece no comunismo, o isolamento
João
https://media0.giphy.com/me...
johndoe1981
Verdade, tanto rejeitam a ideologia que assassinos como como Stalin, Che Guevara, Fidel Castro e Mao são cultuados nesses países, o partido que comanda a China se chama Partido COMUNISTA Chinês etc. Podem não ter todos os elementos que a rigor caracterizam o Socialismo/Comunismo, mas na prática pendem muito mais para essa ideologia do que o Capitalismo.Eu adoro a hipocrisia dos vermelhos (até redundante dizer isso) de que quando criticam o fracasso dos regimes vermelhos atuais, sempre vem um canhoto pra dizer que "não existe Socialismo/Comunismo na prática." Se os países mencionados fossem ricos e houvesse democracia, aí no mesmo instante o discurso mudaria.
Credulos
Sempre para o bem do povo assim eles dizem.
Rarysson Lima
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHA
danbrg
Eles sabem, vide ação do Toffoli há poucos dias. Infelizmente não é tão diferente por aqui.
danbrg
Viva o comunismo. Not.
Fernando Val
Sim, concordo com você que extremismo não tem direção. Mas estamos debatendo sobre censura e fechamento radical da internet.E isso tem sido mais comum em países com regime radical à esquerda e totalitário islâmico.Alguns exemplos são Arábia Saudita, Bielorrússia, boa Coréia, China, Cuba, Egito, Irã, Síria, Tunísia, Venezuela, Uzbequistão e Vietnã.Infelizmente alguns países que se dizem democráticos também têm implementado filtros com desculpa de proteger os cidadãos, como Austrália, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia. A maioria visa bloquear a pornografia infantil e conteúdo "impróprio". Mas no fundo não é bem isso que tem ocorrido.Na Venezuela o governo controla os meios de acesso e os derruba quando não quer que a oposição tenha visibilidade.
romer
Eu acho o título da matéria meio parcial. Qualquer país que é inteligente militarmente é ciberneticamente tem que funcionar sem ligação qualquer com o resto do mundo. Eles simplesmente estão se preparando para caso haja uma guerra e assim não dependam de serviços externos. Ou seja Eles tem uma Mega intranet na Rússia, onde caso a Otan desligue toda a comunicação do mundo com a Rússia, o país continua funcionando normalmente. Não vejo problema nisso não. Eles são muito estratégicos nesse sentido. Se eles estão certos ou errados, não sei, mas estão agindo dentro da lei deles e da soberania deles. O problema é que toda a mídia aqui no Brasil é cheia de mentiras e chama de "ditador" qualquer presidente que seja conta os países da Otan.
Gaius Baltar
A questão é que fake news sempre existiu, como fofoca, boato, etc., mas com alcance limitado. A internet permitiu retirar o monopólio da informação (e desinformação) dos grandes meios de comunicação. Só há uma forma (quase) infalível de impedir a circulação de notícias falsas, que é impedir a circulação de notícias. Por isso que sou pessimista acerca das fake news e acho que elas não sairão mais do nosso convívio.
Gaius Baltar
Talvez essa população mereça os perrengues que passa. ¯\_(ツ)_/¯
Eduardo Braga
Não sabia que a Rússia era socialista...
johndoe1981
Tá difícil a vida de internauta na Rússia, China, Venezuela, Coreia do Norte, Cuba e outras "potências" socialistas/comunistas.
johndoe1981
Porque esse regime fracassado só existe quando implantado à força, aí a censura é inevitável. Se essa praga prestasse, não haveria ditadura e cerceamento da liberdade de expressão.
Roberto César
Teoricamente ele foi eleito por "vias legais", "eleições transparentes" e "democraticamente" kkk. A narrativa dele é que os EUA querem intervir por causa de petróleo (convenhamos, EUA não faz nada só pq é bonzinho). O problema é que ele também afundou o país (se foi sozinho ou com ajuda externa, deixo em aberto), e tem o apoio do exército. Não tem ninguém certinho nessa história, e pra mudar pelo visto vai ter que rolar muita coisa ruim - pro povo, claro.
SapoVerde
"internet soberana" “seguro e sustentável”"soberania nacional"
Julian Leno
Não, fascista é a extrema direita, estudou não?
P. Herrera
A Veja e a Folha já tiveram muita credibilidade, não são exatamente os msms de outrora atualmente. Mas hje qualquer pessoa que tenha um canal no YouTube com certo alcance se acha jornalista. Se bem que é como eu já falei, as pessoas preferem acreditar nos que ELAS QUEREM e não nos fatos.Terraplanistas, anti-vacinas e outros estão aí para nos provar, por exemplo.
Jorge Luis
o problema é que não vejo pessoas idôneas e isentas para definir o que é fake news. Sei que deveria ser objetivo esse julgamento mas sabemos que não é.
FastSloth87
E antigamente como era? O povo acreditava no JN, no Datena, no Jornal da Band, na Folha, no Estadão, na Veja, etc. Qual a diferença pro que tem hj?
P. Herrera
Só tem o JN de fonte?O que não pode é acreditar apenas em ''assessoria governamental'' que muito sites/blogs fazem ou em Youtubers pró-governo(de qualquer lado que seja) que é o q a maioria faz hje.Na verdade, hje dia tá assim pra muita gente: Se falar bem do meu candidato é verdade, se falar mal é fake news e tal. Kkk
Walquiria Alemberg
Os russos estão entre os melhores hackers, e os melhores enxadristas do mundo, ou seja, eles estão varias jogadas a nossa frente. Sabem exatamente o potencial destrutivo dos ataques cibernéticos, pois eles mesmos já atacaram os EUA com grande exito. E não seria surpresa nenhuma se daqui alguns meses os EUA também venham a criar a sua própria intranet de emergência. E isso tudo porque o povo sofre de uma característica psicológica conhecida como "comportamento de manada", que em ultima analise, o coloca como alguém indefeso, incapaz de se proteger sozinho das fake news.
Luciano Alonso
Liberdade é tudo. Quando se começa a restringir a liberdade do cidadão, das mais diversas formas possíveis, desde as mais simples imagináveis, aí se começa a implantação da ditadura e o fim da sociciedade democrática e de direito.
FastSloth87
O que te garante que tudo que foi dito pelo Jornal Nacional em toda sua existência foi a mais pura verdade?
Gragas
assim como o marco civil da internet no brasil proíbe a venda de serviços específicos como whatsapp ilimitado e proíbe as pessoas de espalharem fotos íntimas das pessoas,mesmo sendo um país com regras mais rígidas que Banânia, qualquer país sofre com "jeitinhos" das pessoas de burlarem as regras.
Gragas
meu deus,a rússia está fazendo tanta coisa comunista que está parecendo a união europeia.
SãoPauloNaFita
Se houver uma terceira guerra mundial e depois dela algum ser humano sobreviver só existirá paus e pedras para brigar novamente hein!
Paçaro
Olha, acho que a vontade não falta não. Só falta oficializar mesmo.
Baidu feat MC Brinquedo
O país já bloqueia sites específicos e limita a utilização de serviços de VPN.
hamster
Se o governo faz isso, vão dizer que é censura. Complicado.
P. Herrera
Censura? Manutenção do poder a qualquer custo por quem está no poder(ditador)?
hamster
É fascismo que chama, né?
hamster
Qual é a tara dos países socialistas com restrições à população? Ontem foi a Venezuela bloqueando whatsapp no país...
P. Herrera
Quando vi isso achei surreal. Se bem que o mundo do jeito q está hje, nada mais me surpreende msm.PS: Tinha até Che no meio das bandeiras.
Highlander
E vai custar hein, até hoje tem jornalistas da Folha, Globo... que chamam o Nicolas Maduro de presidente ao invés de ditador!
P. Herrera
Pois é, mas antes ficavam restritas a alguns territórios, cidades ou bairros. Agora com a internet, é nacional e mundial, fazendo um estrago bem maior.
Highlander
Isso sempre existiu e sempre irá existir. Única maneira de combater isso é educando o povo!
Antony
Infelizmente, a velocidade com que as mentiras trafegam é muito maior. Em raros casos existe alguma retratação ou correção por parte dos meios que divulgam fake news, e até a mentira ser desmentida, o estrago já pode estar feito
P. Herrera
E quando boa parte da população não acredita na verdade e caem justamente nas fakes news?
Highlander
Aqui no Brasil com a justificativa de eliminar ‘fakes news’, ‘robôs’, quebra de informações de mensageiros (WhatsApp), juízes e ministros do STF de vez em quando fazem o que a Russia está implantando!
Gaius Baltar
Uma boa maneira de combater notícias falsas é expor a verdade.
Antony
Cabe alguma reflexão, porém acredito que deveria haver uma regulação contra disseminação de notícias falsas (algo que o governo atual certamente não fará)
João
Feliz é dono de servidor VPN pq vai poder triplicar o preço pros russos
P. Herrera
Praticamente uma ''INTRAnet'' não é msm?A União Soviética acabou, mas nunca pra Rússia(Putin).PS: Também é crime “insultar símbolos e autoridades do governo”, o que pode dar multa de 300 mil rublos (R$ 18 mil) e, em caso de reincidência, 15 dias de prisão.Deixa os políticos daqui e o STF saberem disso.
Jacques
Os russos já não são muito flor que se cheire, mas esse Putin... pra virar ditador só falta vontade e oficializar.
Yamaha Mt-09
Olha só o pais pai e mãe do comunismo fazendo coisas comunistas.URSS do seculo 21, será que a guerra fria vai voltar mais quentinha agora em 2020?Sabe o que é melhor dessa lei ai para russia varias empresas deixam o país principalmente as de tecnologia e causa desemprego, lamentável isso.
André Maia S. Costa
Exatamente!
Fernando Val
E ontem houve passeata dos grupos pró-comunismo com direito a bandeira estampada com fotos de Lenin e Stalin.
Fernando Val
Você quis dizer, "cada vez mais países comunistas e com histórico comunista se fechando"?
Nope
Isso é uma tendência. Cada vez mais países se fechando. Era da desconfiança, extremismo, fake news, divisões, conspirações, etc... Só lamento a nova geração que está vindo.
uB.
Além dos problemas citados na matéria quanto à informação, deve estragar o entretenimento tb, né? Jogar online com outro país deve tornar inviável com este servidor extra centralizando tudo. =(
Marcos Soares Santos
Não precisa nem de comentário, o absurdo da matéria já expressa o suficiente.