Início » Computador » Chrome OS ganha busca unificada com Google Assistente

Chrome OS ganha busca unificada com Google Assistente

O recurso entrega ainda mais funções para a barra de buscas universal e aproxima o Assistente para Chromebooks sem tecla dedicada

André Fogaça Por

O Google aproveitou o feriado do dia do trabalho, que aconteceu nesta quarta-feira (1) para anunciar a chegada da versão 74 do Chrome OS para os usuários do Chromebook. Além de melhorias genéricas e correções de problemas que foram reportados em versões anteriores, o gigante das buscas unificou o Google Assistente dentro da busca universal do sistema operacional.

A mudança faz com que a busca universal, que já oferecia resultados da web junto de arquivos e programas locais, agora também insere o assistente virtual do Google nas respostas. Isso significa que se você quiser saber qual é a previsão do tempo para o local onde está, basta pedir isso em texto e o resultado aparece na própria barra, em forma de card.

Assim como acontece em outros sistemas, como é o caso do Android, buscas que são mais complexas continuam sendo levadas para a busca geral a partir do Chrome.

Há outras novidades e elas incluem a possibilidade de escrever em um arquivo PDF, a possibilidade de saída de áudio a partir de apps para Linux e suporte para câmera plugada em porta USB e que é controlada pelo app de câmera do sistema – o que permite até que microfone USB seja a entrada de áudio deste app.

A versão 74 do Chrome OS começou a ser liberada nesta semana e será entregue em breve para todos. Eu tenho um Chromebook Plus da Samsung, de primeira geração e que ainda não recebeu as novidades.

Com informações: 9to5Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Darllan Marinho

Não requer conexão boa, o sistema não é via streaming. Quanto a isso não se preocupe. Recomendo que teste, tem o Cloud Ready da Neverware, eles tem a versão gratuita do sistema, roda do pendrive. Teste por uns dias, veja se atende sua necessidade, depois você instala.

Eu recomendo, está cada vez mais robusto.

Frederico Martins

Então ele demanda uma conexão muito boa? Ou algo mediano dá conta?

Franco Luiz

Leveza só isso pq ele é limitadissimo pra tu ter ideia o leitor de video nao tem como avançar n tem como por legenda no maximo play e pause . Ele e um sistema voltado pra nuvem vc liga e ja ta com o chrome aberto e por isso ele é super leve , entao maquinas com celeron 2 gigas de ram que nao rodam o windows o direito , no chromeOS vai rodar fluido .

Darllan Marinho

O que mais gosto do ChromeOS é o ecossistema Google na nuvem. Você faz login com sua conta Google e pronto, está sincronizado navegador, arquivos, etc.

Além disso, é um sistema que requer poucos recursos de hardware, tudo roda muito fluído, leve, sem falar que é um sistema simples, fácil de usar.

Depois de algum tempo testando o ChromeOS, percebi que 95% do meu uso do notebook, está focado no navegador. Hoje em dia você tem quase todos os apps rodando na web, até edição de fotos, por exemplo.

Eduardo Spaki

ngm liga!

Frederico Martins

Tema alguma vantagem nele? Quais?

Franco Luiz

pode ser isso , no meu com intel ele ia de boa nao só ia como eu uso bastante ate pq o comando e super simples , sudo apt-get install e o nome do programa .

Darllan Marinho

Já tentei, ele dá erro na hora de habilitar essa função. Pode ser incompatibilidade com meu processador, um AMD A4.

Consigo instalar se estiver em formato flatpack.

Franco Luiz

Vai na config e habilita a opçao de linux vc pode instalar programas do linux em Deb.

Franco Luiz

Tenho um note com spec perfeita pra chromeOS queria uma distro dele sem ser o cloud ready, ja usei o cloud uma vez e o touch n ficava bom e quando diminuia muito o brilho ele bugava fora q n aceitava app android tinha q ser tudo via apps do chrome

Fábio

Chrome OS está ficando interessante.
Só é uma pena que a oferta de bons Chromebooks aqui no Brasil é escassa - e quando encontra - ou é pelo mercado cinza ou são caros e básicos.

Darllan Marinho

Bacana, o ChromeOS está cada vez mais interessante. Eu uso o Cloud Ready, que é uma portabilidade do projeto Chromium para notebooks. A única coisa que sinto falta é a possibilidade de instalar apps Android, sem eles o sistema fica bem limitado, mas, ainda assim é bom.