Turbo Boost: o que é e como usar no Mac [ativar e desativar]

Saiba o que é Turbo Boost, recurso que aumenta a velocidade de processadores Intel, e como ativa-lo manualmente em seu Mac

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Processador ARM pode chegar nos MacBooks

O Turbo Boost é uma tecnologia da Intel, incluída em seus processadores recentes, que aumenta automaticamente o desempenho em certos momentos. Presente em toda a linha Mac da Apple, em situações normais ele não pode ser ativado manualmente, mas graças a um software de terceiros, você pode fazê-lo.

O que é Turbo Boost?

O Turbo Boost é uma tecnologia da Intel, introduzida em 2008 na arquitetura Nehalem, e desde então é incluída nos processadores Core i5, i7, i9 e Xeon. Ele é um recurso de overclock automático, que aumenta a frequência do chip, quando ele estiver operando abaixo do limite de sua capacidade.

O objetivo do recurso é aumentar temporariamente a performance do processador, sem que o aumento da velocidade prejudique o hardware; por isso mesmo, o recurso não pode ser ativado manualmente pelo usuário, ao menos, não pelas vias normais.

Como saber se meu Mac tem Turbo Boost

Por via de regra, todos os Macs (linhas MacBook, iMac, Mac Pro e Mac mini) produzidos a partir de 2009, e equipados com processadores Intel a partir do Core i5 (o Core i3 ficou de fora da brincadeira) são compatíveis com o recurso, mas você pode checar com 100% de certeza:

Janela Sobre este Mac / Turbo Boost
  1. Clique no Menu Apple (o símbolo da maçã), e depois, em “Sobre Este Mac”;
  2. Anote o modelo de seu Mac;
  3. Abra o navegador, e faça uma busca no Google pelo modelo de seu Mac.
    Um dos resultados será a página de suporte da Apple para o modelo. Acesse-a;
Apple / página de suporte / Turbo Boost
  1. Na página de suporte, no campo Processador, a Apple irá descrever os modelos de processador equipados no Mac que você possui, e informará se eles são compatíveis com a tecnologia, ou não.

Como ativar e desativar o Turbo Boost manualmente

Como já explicamos, o Turbo Boost é um recurso automático dos processadores Intel, que é ativado e desativado automaticamente. Porém, os usuários de Mac podem utiliza-lo quando quiserem, com o programa Turbo Boost Switcher.

O programa é um monitor de atividade do processador, que informa dados como temperatura e velocidade da ventoinha, além de permitir que você ligue e desligue o Turbo Boost quando quiser.

  1. Baixe o Turbo Boost Switcher no seu Mac;
  2. Abra o arquivo compactado, e mova o app para a sua pasta Aplicativos;
  3. Execute o programa, e clique no ícone do raio que apareceu na Barra de Ferramentas;
  4. Marque a caixa “Open at Login”, para que ele seja iniciado ao ligar o Mac, e o ícone fique sempre visível;
  5. Por padrão, o programa irá ativar o recurso ao ser iniciado pela primeira vez.
    Para desativa-lo, clique em “Disable Turbo Boost”;
  6. Caso o macOS exiba uma mensagem de erro, dizendo que bloqueou a extensão, clique no Menu Apple, “Preferências do Sistema”, “Segurança e Privacidade”, e no menu “Permitir apps transferidos de”, clique no botão “Permitir”, ao lado da mensagem sobre o desenvolvedor do programa;
  7. Para ativar, clique no ícone do raio (que estará cortado, indicando que o recurso foi desativado manualmente), e depois, em “Enable Turbo Boost”.

E pronto.

Com o Turbo Boost Switcher, você poderá ativar e desativar o recurso quando quiser. Mas, lembre-se: ao ativa-lo, sempre fique de olho na temperatura do processador e desative-o caso ela fique alta demais, de modo a não danificar o seu Mac.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Intel Turbo Boost na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados