Início » Internet » Firefox libera nova correção para falha que desativou extensões

Firefox libera nova correção para falha que desativou extensões

As extensões do Firefox foram desabilitadas na sexta-feira (3) por conta de um certificado de segurança que expirou

Victor Hugo Silva Por

Um certificado de segurança expirado no Firefox fez com que diversas pessoas não conseguissem usar suas extensões desde sexta-feira (3). Para resolver o problema, o navegador liberou duas atualizações no final de semana.

A mais recente foi disponibilizada no domingo (5) no Firefox para desktop, incluindo a versão estável e a ESR (Extended Support Release, destinada a empresas, por exemplo), e para Android. No sábado (4), a Mozilla já havia oferecido uma primeira correção, voltada apenas para a versão estável no desktop.

Firefox libera nova correção para falha que desativou extensões

“Há alguns problemas que ainda estamos trabalhando, mas queríamos que esta versão fosse lançada e suas extensões voltassem a ser executadas antes de segunda-feira”, afirmou a Mozilla por meio de um tweet publicado no domingo.

O certificado permite ao navegador verificar a autenticidade de extensões oferecidas aos seus usuários. O fim de sua validade impediu ferramentas como bloqueadores de anúncios e gerenciadores de senhas de serem habilitadas ou instaladas.

Como resolver erro com extensões no Firefox?

A correção é oferecida automaticamente na área de Estudos, que testa novos recursos no navegador. A opção fica ativada por padrão, mas para garantir que ela está funcionando, abra o menu do Firefox e siga Opções > Privacidade & Segurança > Permitir que o Firefox instale e execute pesquisas.

Caso o campo esteja selecionado, a atualização será oferecida a qualquer momento. Para checar se ela já foi instalada em seu dispositivo, acesse about:studies na barra do navegador. A correção pode ser identificada pelo nome “hotfix-update-xpi-signing-intermediate-bug-1548973”.

O problema parece ter sido resolvido para a maioria dos usuários. No entanto, algumas pessoas que usam versões antigas do navegador justamente por conta de extensões que não foram atualizadas em versões mais novas indicam que as ferramentas ainda estão indisponíveis.

Enquanto este problema não é resolvido, a Mozilla pede que os usuários não deletem extensões para instalá-las novamente e que não adotem soluções alternativas. As medidas podem causar a perda de dados ou problemas com correções oficiais.

Com informações: Mozilla, CNET, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Geraldo Lopes

Pois é... aqui hardware não representa problema (PC de empresa), CPU i9 com uma porrada de núcleos, 128 RAM, SSD M2 Samsung 970 e internet 120 Mbps. Posso lhe afirmar que o motor Gecko do Firefox abre rápido uma ou duas páginas, mas se mandar abrir uma grande quantidade ele "engasga". Já os navegadores baseados no motor Blink/V8 do Chromium (Chrome, Opera, Vivaldi, etc) são melhores em gerenciar uma grande carga de abas.

Giovani Sousa

Nem assim não foi, mas como eu comentei antes voltei para o Chromium, e estou a vontade com isso. Em relação ao problema, eu desconfio que nenhuma solução funcione porque eu estou usando profile-sync-daemon, qualquer hora eu desativo e resolvo, só pra não ficar sem solução mesmo .. De qualquer forma obrigado pelo comentário!

Arnold

Sempre abri muitas abas, tanto no chrome tanto no firefox, nesse tanto de abas, eu acho que consome a quantidade de memoria ram que vc tiver disponivel então quanto mais tiver mais consome, aqui tenho 6gb de ram e abrindo umas 40 abas de videos daqueles sites ( ͡° ͜ʖ ͡°) com com 2 adblock, consome quase os meus 6gb inteiros hehe, olha antes eu abria esse monte de aba no chrome e era quase mesma coisa consumindo meus 6gb igual o firefox, mas tenho certeza que ele era mais rapido, travadinhas pelo menos aqui não dá, talvez demore um pouco pra abrir alguns vídeos e paginas se eu abrir varios ao mesmo tempo, não pelo navegador, mas pela minha internet que é 10mb só, hehe e tipo não sinto travadinhas, talvez por que uso um ssd, e o processador ainda que seja de segunda geração é um i3 kkk e depende do tipo de pagina tbm e tipo não são 40 abas de videos tocando ao mesmo tempo, até por que eles só rodam quando dou play ou clico na aba, e talvez ao abrir muitas abas mas sem clicar nelas em si, como eu faço, pq tipo eu to vendo um vídeo e nesse video tem uma recomendação de outro vídeo, ai eu clico pra abrir ele em uma nova aba mas eu não clico nela, mas ela tá lá, então talvez ele não tenha carregado totalmente seu conteudo, ai só na hora que clico que talvez ela realmente carregue tudo qm sabe, só uma teoria haha

Geraldo Lopes

Consegue abrir 40 abas ou mais com o Firefox? Aqui somente o Opera e o Vivaldi abrem uma quantidade insana de abas numa boa, sem ficar dando aquelas travadinhas. Nesse momento (foto), o Opera está com uma porrada de abas, consumindo quase 15 gigas de RAM e rodando suave... https://uploads.disquscdn.c...

aa aa

Quem usa versões antigas desative a assinatura das extensões até o problema ser resolvido e só instale extensões confiáveis e conhecidas.

No about:config procure por:

xpinstall.signatures.required
E altere para false, e depois true quando o certificado for corrigido.

aa aa

Acesse o about:config procure por essa chave e mude para false, quando a correção chegar a você não esqueça de mudar pra true.

xpinstall.signatures.required

Comentário Mil Grau℗

Isso aconteceu comigo, só a extensão de emoji ficou instalada sem problemas, os outros todos ficaram como não confiáveis. Mas dps de um dia voltou ao normal.

Giovani Sousa

Nenhuma solução resolveu o problema aqui, e assim sou um feliz e sem dor de cabeça usuário do Chromium novamente! :)

Luiz Leao

Tudo normal novamente. Como se nada tivesse acontecido. Todos já podem desativar o "modo mimimi".

Arnold

haha fiquei puto com essa falha, uso ele como navegador secundário, foi uma puta mancada deles , como não uso ele sempre, mas fui usar hoje de madrugada, tinha aberto umas 40 abas de vídeos ( ͡° ͜ʖ ͡°) se é que vc me entendem, ai do nada recebi uma mensagem que as extensões foram desativadas algo assim, fui lá ver, tava tudo desativado, falei wtf, ai fui ver meus vídeos como tava desativado o adblock tava cheio de anuncio pqp kkk pesquisei no google e vi que era problema dele e precisava atualizar ele, então salvei todas abas nos favoritos pra ver depois que alias precisa muito melhorar o gerenciador de favoritos deles comparado ao chrome é bem ruim, por que ele não deixa salvo já a ultima pasta de favoritos que vc salvou, uma porra salvar manualmente, ai atualizei ele e voltou, mas foi uma tremenda de uma falha viu, o firefox tem varios pequenos pontos negativos comparado ao chrome que ainda me fazem usar ele como navegador secundário,

Panino, o Moço

Vocês estavam cientes disso?
Que a Mozilla que preza pela privacidade e respeito ao usuário e por isso faz o Firefox, um navegador de internet que respeita sua privacidade, tinha implementado esse sistema que faz telemetria profunda no seu sistema e dá a eles a liberdade de bisbilhotar e modificar qualquer configuração sua sem sem aviso e sem você perceber?

Franco Luiz

aa via extensao de mouse nao funciona, ja tentei no opera ja botei todos e nenhum deles funcionava :/

John Smith

Acho que o Firefox não tem isso nativamente, mas talvez dê pra você usar através de uma extensão para gestos. Geralmente são feitas pra mouse, mas acredito que funcione, se for a única coisa te segurando.

Baidu feat MC Brinquedo

O que apareceu de "Mãe Solteira" na minha região, por conta da indisponibilidade do Ublock, esse fim de semana não foi brincadeira.

igorruckert

Já foi liberada uma nova versão do navegador, 66.0.4 e 60.6.2 ESR, que corrige este bug. Não é necessário ativar o studies.

Exibir mais comentários