TIM ativa chamadas VoLTE em todas as cidades do estado de São Paulo

Serviço está disponível em mais de 3.000 cidades brasileiras; ligação por 4G entrega melhor qualidade de áudio

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A TIM anunciou que todas as 645 cidades do estado de São Paulo estão aptas a utilizar a tecnologia VoLTE, que permite efetuar ligações através de rede 4G. A novidade chega um mês depois da operadora anunciar cobertura total de voz por 4G no estado do Rio de Janeiro.

A tecnologia já está disponível em mais de 3 mil municípios no Brasil e traz alguns benefícios:

  • a conexão de dados por 4G se mantém ativa durante uma ligação, em vez de cair para a rede 3G
  • as ligações possuem áudio com melhor qualidade
  • as chamadas demoram menos tempo para completar: o VoLTE demora 2 segundos, contra 8 a 10 segundos em uma chamada normal
  • redução no consumo de bateria do smartphone

Apesar das chamadas serem feitas através da rede 4G, o cliente não precisa se preocupar com o pacote de dados, uma vez que a tarifação é feita de acordo com o plano contratado. O serviço está disponível para todos os clientes de planos pré-pago, pós-pago, controle ou corporativo.

No entanto, o acesso à tecnologia VoLTE depende de um smartphone compatível, com sistema operacional atualizado para a versão mais recente. A TIM afirma que todos os smartphones do portfólio atual já têm suporte; a lista de aparelhos homologados pela operadora está disponível no seu site.

Além da TIM, a Vivo disponibiliza oficialmente o VoLTE, mas a cobertura é restrita a 39 cidades brasileiras. A Claro está testando a tecnologia em algumas regiões, mas não há lista dessas cidades nem previsão de lançamento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados