Início » Telecomunicações » TIM ativa chamadas VoLTE em todas as cidades do estado de São Paulo

TIM ativa chamadas VoLTE em todas as cidades do estado de São Paulo

Serviço está disponível em mais de 3.000 cidades brasileiras; ligação por 4G entrega melhor qualidade de áudio

Lucas Braga Por

A TIM anunciou que todas as 645 cidades do estado de São Paulo estão aptas a utilizar a tecnologia VoLTE, que permite efetuar ligações através de rede 4G. A novidade chega um mês depois da operadora anunciar cobertura total de voz por 4G no estado do Rio de Janeiro.

A tecnologia já está disponível em mais de 3 mil municípios no Brasil e traz alguns benefícios:

  • a conexão de dados por 4G se mantém ativa durante uma ligação, em vez de cair para a rede 3G
  • as ligações possuem áudio com melhor qualidade
  • as chamadas demoram menos tempo para completar: o VoLTE demora 2 segundos, contra 8 a 10 segundos em uma chamada normal
  • redução no consumo de bateria do smartphone

Apesar das chamadas serem feitas através da rede 4G, o cliente não precisa se preocupar com o pacote de dados, uma vez que a tarifação é feita de acordo com o plano contratado. O serviço está disponível para todos os clientes de planos pré-pago, pós-pago, controle ou corporativo.

No entanto, o acesso à tecnologia VoLTE depende de um smartphone compatível, com sistema operacional atualizado para a versão mais recente. A TIM afirma que todos os smartphones do portfólio atual já têm suporte; a lista de aparelhos homologados pela operadora está disponível no seu site.

Além da TIM, a Vivo disponibiliza oficialmente o VoLTE, mas a cobertura é restrita a 39 cidades brasileiras. A Claro está testando a tecnologia em algumas regiões, mas não há lista dessas cidades nem previsão de lançamento.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mateus B. Cassiano

Não é tão simples, o aparelho precisa ter o perfil de provisionamento da operadora para funcionar corretamente com o VoLTE, algo parecido com as configurações de APN porém integrado na firmware do modem do aparelho e não editável pelo usuário (pelo menos não por métodos convencionais).

Em outras palavras, se o seu aparelho não é comercializado pela operadora (independente dele ser nacional ou importado ou de ter ou não suporte pra banda 28 do LTE) muito provavelmente você não conseguirá usar o VoLTE, mesmo que o aparelho tenha suporte e a opção seja visível nas configurações de rede...

Leandro Nascimento

kkkkkk eu do mesmo jeito aqui, to com o Beta Lab... não consigo usar o 4G véi. Faz 1 semana que desliguei e to usando só o 3G. Acredite, tá mais rápido! Acho que de tanto todo mundo usar o 4G, o 3G ficou livre, saca?!

Rmavalli

Aqui em São Bernardo do Campo/SP é a mesma, na faculdade em Santo André/SP também, fiquei 3 meses com Tim Beta e desisti, pagar pra não conseguir usar não dá.

Leandro Nascimento

Exatamente. Aqui em Indaiatuba/SP o nível do sinal 4G fica no máximo, mas não funciona nada, sequer carrega o WhatsApp. Acredite! Devem ter 1 antena no centro, só pode, meu... aí todo mundo se conecta nela e ninguém usa porque não aguenta a demanda.
Até copiei o mesmo comentário pro outro cara ali...

Leandro Nascimento

Exatamente. Aqui em Indaiatuba/SP o nível do sinal 4G fica no máximo, mas não funciona nada, sequer carrega o WhatsApp. Acredite! Devem ter 1 antena no centro, só pode, meu... aí todo mundo se conecta nela e ninguém usa porque não aguenta a demanda.

William Pudell

Nem só estrangeiros, tenho um aparelho nacional com suporte a VoLTE e não ta liberado, isso que é muito estranho

Pois é, deve ter algo muito tecnico por tras, pq nao faz sentido nao liberarem para aparelhos estrangeiros.

William Pudell

Concordo, deveria liberar para todos os aparelhos compatíveis, desde que a tim começou com o VoLTE a lista de compatibilidade não mudou em nada, não vejo sentido em liberar pro estado de SP se não aumentam a lista de aparelhos compatíveis

Hemerson Silva

É preguiça de quem instalou a rede, porque a agregação de sinais deve ser para qualquer sinal.

Rmavalli

A trabalho ainda tem muita gente que faz ligações, inclusive em conferências. Mas não funciona nem pra ligação e nem pra internet esse lixo

Maxnoob

Isso aí só vai funcionar nos aparelhos do portfólio dela por motivos de "oras, tu tem que comprar os aparelhos vendidos por eles" ;)

Ivan

Tem cidades que a burocracia e os impostos são mais altos que as outras.

Ivan

E quem ainda faz ligações?

LekyChan

pelo que vi no site era só para pós e futuramente iria ser disponibilizado para os demais.

Rmavalli

De que adianta liberar VoLTE se o sinal é um lixo?

Exibir mais comentários