Início » Brasil » Como suspender entrega dos Correios se suspeitar de golpe

Como suspender entrega dos Correios se suspeitar de golpe

Veja como suspender uma entrega dos Correios caso suspeite que algo esteja errado com a encomenda ou se trate de um golpe

Felipe Ventura Por
TB Responde

Caso tenha uma encomenda a caminho, mas suspeite que se trata de um golpe, os Correios permitem suspender a entrega para interromper o processo e mandar o pacote de volta ao remetente. Esse serviço está disponível em todo território nacional, mas a estatal alerta que não isenta os usuários do cuidado ao fazer compras na internet.

A ideia desse serviço é oferecer um pouco mais de segurança a quem usa os Correios para enviar produtos vendidos via e-commerce. O remetente pode descobrir após o envio que foi vítima de uma fraude ou golpe; caso isso aconteça, será possível impedir que a encomenda chegue ao destinatário.

Como suspender entrega dos Correios

  1. Acesse o site dos Correios;
  2. Digite o código da encomenda no campo “Acompanhe seu objeto”;
  3. Clique no botão “Suspender entrega”, caso ele esteja ativo.

A suspensão de entrega está disponível para os clientes que informam o CPF ou CNPJ no momento da postagem.

Será necessário fazer login usando CPF ou CNPJ e senha idCorreios; se você não tiver essas credenciais, pode se cadastrar no site. Então, basta inserir o ID Tíquete da postagem — disponível no comprovante impresso — e a solicitação será registrada.

suspender entrega correios

Feita a validação, os Correios gravarão no código da encomenda o aviso “Suspensão de entrega de objeto solicitada pelo remetente”. Ele seguirá até a unidade de distribuição da cidade de destino e, após ser identificado, seu status no rastreamento mudará para “Objeto será devolvido por solicitação do contratante ou remetente”. Por fim, ele será encaminhado para devolução.

A suspensão da entrega também pode ser solicitada por meio de integração via webservices, ou por meio de um assistente comercial, caso o cliente tenha contrato com os Correios.

E se o botão para suspender não estiver ativo

Os Correios dizem que, no entanto, “a suspensão da entrega da encomenda não é garantida”. O serviço será prestado “sempre que viável operacional e tecnicamente”. Por isso, o cliente ainda precisa tomar as devidas precauções antes de realizar o envio.

E se o botão “Suspender entrega” não estiver ativo? Isso significa que o objeto já foi liberado para retirada, saiu para entrega pelo carteiro, ou tem algum tipo de bloqueio registrado por autoridades fiscalizadoras.

Colaborou: Lucas Lima.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriela

Esse recurso serve para o caso da minha irmã, que vendeu e enviou o celular pelos correios, mas era um golpe. Ela anunciou no olx, o "comprador" disse que queria comprar melo mercado livre, porque poderia parcelar e lá lá lá... Aí ele enviou um email falso, que parecia ser do mercado livre dizendo que a venda foi feita, vcs não tem noção, era igual ao email do mercado livre. Como ela nunca tinha vendido por lá, não se ligou de qualquer coisa irregular. Percebeu depois que era um golpe, pois lá no mercado livre, no site mesmo, não constava venda. Enfim, ela não colocou o número do cpf no pacote, agora está tentando encontrar uma forma de cancelar o envio, que ainda não chegou. Esse artigo está nos ajudando a ver uma maneira de resolver isso, ainda estamos tentando...

ochateador

Poderiam reativar o aplicativo para android que seria algo mais útil.

Jeferson Leite

Deveria ter um botão de suspender o serviço dos Correios em geral! Lixo de empresa!

johndoe1981

Pra isso existe cartão virtual, que permite bloquear ou excluir após a compra. E comprando no cartão, ainda é possível contestar a compra.

Rafael Alquati

Este custo já está embutido no valor do frete (basta olhar o comprovante de postagem da agência e vai ver que o valor é bem menor do que você vendedor pagou [ex: frete grátis - por sua conta

Iel

Por se tratar dos Correios, a situação é o seguinte:
Teoria = otima ideia
Prática = nem tanto

Corvo

É aí que você se engana pois um golpista minimamente inteligente cria iscas para dar um golpe, ele não vai dar golpe em produto de 5-10-30 reais, ai você compra uma capa de celular de 10 conto e recebe já se sente confiável pra comprar um smartphone de 1500 no boleto, esse seu "meio de defesa" é tipico de presa fácil pra golpista com alguns neurônios.

Corvo

Nego viaja na maionese, como se essa suspensão dos Correios fosse fazer alguma diferença nesse caso que ele cita, seria mais fácil a loja nem enviar o produto do que pagar pra enviar depois cancelar.

Corvo

Se a loja já vende pretendende aplicar um golpe por que diabos vai enviar a encomenda e depois pedir cancelamento, só pra doar dinheiro pros Correios?

Paulo Neto

É sempre bom pesquisar um pouco e ter boas práticas de compra online antes de efetuar o pagamento, bom senso, "desconfiômetro" no país dos espertinhos são sempre bem vindos.

Paulo Neto

Cara consumidor tem muitas defesas!! Agora tenta vender um iPhone usado no Mercado Livre pra vc ver o quanto de golpe que chove! E outra a garantia do ML é quase sempre em favor do comprador, é um perigo vender coisas meio caras lá.

Do olx Sim, do ML nao muda muito.

John Smith

Para que tipo de situação essa medida poderia ajudar? Não consigo pensar agora em algum caso que o vendedor não consiga identificar o golpe antes do envio, mas o faça depois deste e antes da entrega.

Geralmente já se tem todos os indícios do golpe logo antes da postagem ou surgem novas informações depois da entrega que o indiquem.

Eric Viana

Pagar qualquer coisa para uma loja desconhecida e sem nenhuma referência na internet é um problema em qualquer modalidade né Fernando... Algumas lojas pequenas se escondem dentro das interfaces dos marketplaces (ML, Walmart, Magazine Luiza e afins) mas confiança é um item em falta no mercado e comprar em lojas pequenas somente se houver referencial de amigos porque é muita aposta no escuro comprar sem saber nada. É aula básica de sobrevivência na Internet mesmo.

Jacques

Talvez não, vendas pelo ML são postadas pelo contrato do ML com os correios, tanto o vendedor quanto quem recebe não tem direito algum sobre isso.

Precisei entrar em contatos com os correios uma vez que teve um problema de erro de encaminhamento por partes dos correios que me deixou 1 mês sem minha encomenda, não pude nem reclamar com os correios.

Exibir mais comentários