Como suspender entrega dos Correios se suspeitar de golpe
Veja como suspender uma entrega dos Correios caso suspeite que algo esteja errado com a encomenda ou se trate de um golpe
TB Responde
Caso tenha uma encomenda a caminho, mas suspeite que se trata de um golpe, os Correios permitem suspender a entrega para interromper o processo e mandar o pacote de volta ao remetente. Esse serviço está disponível em todo território nacional, mas a estatal alerta que não isenta os usuários do cuidado ao fazer compras na internet.
A ideia desse serviço é oferecer um pouco mais de segurança a quem usa os Correios para enviar produtos vendidos via e-commerce. O remetente pode descobrir após o envio que foi vítima de uma fraude ou golpe; caso isso aconteça, será possível impedir que a encomenda chegue ao destinatário.
A suspensão de entrega está disponível para os clientes que informam o CPF ou CNPJ no momento da postagem.
Será necessário fazer login usando CPF ou CNPJ e senha idCorreios; se você não tiver essas credenciais, pode se cadastrar no site. Então, basta inserir o ID Tíquete da postagem — disponível no comprovante impresso — e a solicitação será registrada.
Feita a validação, os Correios gravarão no código da encomenda o aviso “Suspensão de entrega de objeto solicitada pelo remetente”. Ele seguirá até a unidade de distribuição da cidade de destino e, após ser identificado, seu status no rastreamento mudará para “Objeto será devolvido por solicitação do contratante ou remetente”. Por fim, ele será encaminhado para devolução.
A suspensão da entrega também pode ser solicitada por meio de integração via webservices, ou por meio de um assistente comercial, caso o cliente tenha contrato com os Correios.
Os Correios dizem que, no entanto, “a suspensão da entrega da encomenda não é garantida”. O serviço será prestado “sempre que viável operacional e tecnicamente”. Por isso, o cliente ainda precisa tomar as devidas precauções antes de realizar o envio.
E se o botão “Suspender entrega” não estiver ativo? Isso significa que o objeto já foi liberado para retirada, saiu para entrega pelo carteiro, ou tem algum tipo de bloqueio registrado por autoridades fiscalizadoras.
Colaborou: Lucas Lima.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Esse recurso serve para o caso da minha irmã, que vendeu e enviou o celular pelos correios, mas era um golpe. Ela anunciou no olx, o "comprador" disse que queria comprar melo mercado livre, porque poderia parcelar e lá lá lá... Aí ele enviou um email falso, que parecia ser do mercado livre dizendo que a venda foi feita, vcs não tem noção, era igual ao email do mercado livre. Como ela nunca tinha vendido por lá, não se ligou de qualquer coisa irregular. Percebeu depois que era um golpe, pois lá no mercado livre, no site mesmo, não constava venda. Enfim, ela não colocou o número do cpf no pacote, agora está tentando encontrar uma forma de cancelar o envio, que ainda não chegou. Esse artigo está nos ajudando a ver uma maneira de resolver isso, ainda estamos tentando...
Poderiam reativar o aplicativo para android que seria algo mais útil.
Deveria ter um botão de suspender o serviço dos Correios em geral! Lixo de empresa!
Pra isso existe cartão virtual, que permite bloquear ou excluir após a compra. E comprando no cartão, ainda é possível contestar a compra.
Este custo já está embutido no valor do frete (basta olhar o comprovante de postagem da agência e vai ver que o valor é bem menor do que você vendedor pagou [ex: frete grátis - por sua conta
Por se tratar dos Correios, a situação é o seguinte:
Teoria = otima ideia
Prática = nem tanto
É aí que você se engana pois um golpista minimamente inteligente cria iscas para dar um golpe, ele não vai dar golpe em produto de 5-10-30 reais, ai você compra uma capa de celular de 10 conto e recebe já se sente confiável pra comprar um smartphone de 1500 no boleto, esse seu "meio de defesa" é tipico de presa fácil pra golpista com alguns neurônios.
Nego viaja na maionese, como se essa suspensão dos Correios fosse fazer alguma diferença nesse caso que ele cita, seria mais fácil a loja nem enviar o produto do que pagar pra enviar depois cancelar.
Se a loja já vende pretendende aplicar um golpe por que diabos vai enviar a encomenda e depois pedir cancelamento, só pra doar dinheiro pros Correios?
É sempre bom pesquisar um pouco e ter boas práticas de compra online antes de efetuar o pagamento, bom senso, "desconfiômetro" no país dos espertinhos são sempre bem vindos.
Cara consumidor tem muitas defesas!! Agora tenta vender um iPhone usado no Mercado Livre pra vc ver o quanto de golpe que chove! E outra a garantia do ML é quase sempre em favor do comprador, é um perigo vender coisas meio caras lá.
Do olx Sim, do ML nao muda muito.
Para que tipo de situação essa medida poderia ajudar? Não consigo pensar agora em algum caso que o vendedor não consiga identificar o golpe antes do envio, mas o faça depois deste e antes da entrega.
Geralmente já se tem todos os indícios do golpe logo antes da postagem ou surgem novas informações depois da entrega que o indiquem.
Pagar qualquer coisa para uma loja desconhecida e sem nenhuma referência na internet é um problema em qualquer modalidade né Fernando... Algumas lojas pequenas se escondem dentro das interfaces dos marketplaces (ML, Walmart, Magazine Luiza e afins) mas confiança é um item em falta no mercado e comprar em lojas pequenas somente se houver referencial de amigos porque é muita aposta no escuro comprar sem saber nada. É aula básica de sobrevivência na Internet mesmo.
Talvez não, vendas pelo ML são postadas pelo contrato do ML com os correios, tanto o vendedor quanto quem recebe não tem direito algum sobre isso.
Precisei entrar em contatos com os correios uma vez que teve um problema de erro de encaminhamento por partes dos correios que me deixou 1 mês sem minha encomenda, não pude nem reclamar com os correios.
E o ML paga o Frete de retorno do próprio bolso?
Já está tendo o golpe do frete no Mercado Livre e agora começará o golpe do envio.
Nego não tem a mínima noção de como funciona o MercadoLivre e quer vir falar asneiras.
Calma rapaz, eu entendi seu ponto de vista e concordo com você. Só fiz um comentário informando que muitas vezes nós temos direitos mas de nada adianta se não for possível por em prática, é o famoso ganhou mas não levou.
Você colocou hipóteses onde há outros meios de defesa, apenas fiz um apontamento sobre uma hipótese usada por muitos consumidores, que é o pagamento por boleto.
Sobre "experimentar" a idoneidade, eu prefiro não arriscar mesmo. Só depois de ter muitas recomendações.
Faz sentido, afinal hoje os correios não conseguem entregar no prazo a encomenda da Ultrafarma, assim terão mais uma desculpa nova. Afinal a "Destinatário ausente" não cola mais.
Em contrapartida, fornecer seus dados de cartão de crédito (entenda que estou descartando o uso de PayPal e outros meios que protegem seus dados) é até mais arriscado que pagar no boleto.
Vou respondê-lo, copiando e colando o que eu escrevi. Leia novamente e interprete o texto "as is".
Perceba o verbete "geralmente" na primeira oração, e as condicionais "se", iniciando as duas orações seguintes.
Acho que já exclui o problema de ter pago com boleto num e-commerce desconhecido/pequeno.
E vou lhe dizer ainda que quando quero "experimentar" a idoneidade de um e-commerce, compro algo de baixo custo com boleto justamente para miticar o risco. Assim não tomo um prejuízo grande em caso de não entrega e não tomo risco de ter dados de cartão usados por fraudadores.
Pagar boleto pra uma loja desconhecida e sem nenhum histórico é como depositar dinheiro na conta de desconhecido... Já começou o processo sem ter garantia nenhuma de que terminaria bem...
E se foi boleto?
Você leu que eu disse que se você reunir provas de que a loja cancelou a entrega unilateralmente você consegue o charge back junto à operadora do cartão?
Vai ajudar pra pessoas que caem em golpe de OLX/ML
Destinatário ausente, depois de 3 tentativas, a encomenda fica algum tempo na agência aguardando retirada pelo comprador. No final, se a entrega não ocorrer, o pacote é enviado de volta para o remetente. Então esse seu golpista que comprou com cartão clonado e não recebeu não é lá tão inteligente assim.
Isso contra lojas grandes. Agora lojas pequenas não adianta nada ter direitos e não poder efetivar. Ex. A loja aplica um monte de golpe e some.
Pra isso o consumidor geralmente tem defesa. Se comprou num marketplace, é só reclamar que o pedido é cancelado e o valor estornado. Se não, mas comprou com cartão, só reunir as provas (o rastreio dos Correios serve como tal) e reclamar com a operadora do cartão para pedir o "charge back".
bem que poderiam mudar esse site.
Viajou amigo. Primeiro que é pra quem envia, não pra quem recebe. Segundo que do jeito que é hoje não """"sobrecarrega"""" os correios, pois eles recebem pelo frete de retorno da mercadoria (você não paga, mas o ML sim)
Mercado livre só entrega o dinheiro ao vendedor depois de 3 dias da encomenda ter sido recebida (ou se o comprador informar que ja recebeu)
Eles já fazem isso, só que antes diziam ser por "destinotário ausente".
Geralmente o vendedor só toma ciência que foi fraudado quando toma o "charge back" da operadora do cartão de crédito. Infelizmente isso acontece com mais frequência após a entrega e não durante o trajeto.
Que beleza, comprar, pagar e receber a notificação que sua entrega foi suspensa pelo remetente
Você leu?
Isso não é pra comprador!
é para quem ENVIA
vamos imaginar que tu compra um PS4 no Mercado Livre e descobre que o vendedor é um trambiqueiro e q vc vai receber uma caixa com um tijolo...
na pratica a unica coisa q vc precisa é reaver seu dinheiro no ML, o que vier depois é apenas uma caridade q vc vai fazer pra não sobrecarregar os correios.
É mais fácil mandar um tijolo se for o caso, não precisa CPF/CNPJ nem cadastro.
O problema que agora vai ter o golpe do vendedor. Vende, envia, recebe o dinheiro e cancela.
porque?
Bom pra quem vende no ML
ideia boa, mas convenhamos: é mais util para os Correios que pra o consumidor lesado.