Início » Aplicativos e Software » Windows 10 vai ganhar kernel Linux mais completo

Windows 10 vai ganhar kernel Linux mais completo

Windows 10 terá versão mais atual do Linux graças ao WSL2, compatível com Ubuntu, Debian, Fedora e outras distribuições

Felipe Ventura Por

O Windows 10 vai ganhar uma versão mais completa e atual do kernel Linux para acelerar o desempenho e reduzir o consumo de memória: o WSL2 (Subsistema do Windows para Linux 2) será liberado para testes em junho e poderá ser usado com praticamente qualquer distribuição do sistema, incluindo Ubuntu, Debian e Fedora.

Vem mais por aí

Como explica o Ars Technica, a Microsoft atualmente usa um kernel próprio que traduz as APIs do Linux para APIs do Windows. Isso impede os desenvolvedores de usarem drivers do Linux, em particular drivers de sistema de arquivos.

Além disso, o desempenho na escrita e leitura de dados é até 20 vezes mais lento que no kernel Linux real, porque o sistema de arquivos é uma camada por cima do NTFS do Windows.

Windows 10 terá kernel Linux com suporte de longo prazo

Tudo isso vai mudar com o WSL2: ele vai rodar um kernel Linux em uma máquina virtual que consome poucos recursos. O núcleo do sistema será adaptado para funcionar no Windows, oferecendo inicialização mais rápida e suporte reduzido a hardware (porque isso ficará a cargo do próprio Windows).

Como o kernel Linux é publicado sob a licença de código aberto GNU GPL (General Public License), a Microsoft é obrigada a publicar quaisquer mudanças feitas no código, e ela fará exatamente isso. Todos os patches e modificações que ela realizar no kernel serão disponibilizadas ao público também sob a licença GPL.

Assim como antes, o Windows 10 dará apenas a base para que o desenvolvedor instale sua distribuição Linux preferida através da Microsoft Store: há a opção do Ubuntu, OpenSUSE, SLES (SUSE Linux Enterprise Server), Kali e Debian. Também é possível usar uma ferramenta para instalar outras variantes.

O WSL2 será inicialmente baseado no kernel 4.19, versão estável mais recente do Linux com suporte de longo prazo, ou LTS. (Já existem as versões 5.0 e 5.1, mas elas devem receber suporte por menos de um ano.) O plano da Microsoft é sempre atualizar seu subsistema Linux para a versão LTS mais recente e com mais novidades.

A primeira prévia do WSL2 deve ser lançada em junho para usuários no programa Insider do Windows 10.

Com informações: Microsoft, Ars Technica.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luizão
a nvidia tem um driver proprietário para linux que não é GPL (por isso, não é incluído por padrão nas distribuições), não tem código aberto, e mesmo assim não presta.
‎Michael
Creio que a Nvidia nunca fará um driver que preste por causa da licença GNU/GPL, o que a obrigaria a tornar o código Open SourceComo o kernel Linux é publicado sob a licença de código aberto GNU GPL (General Public License), a Microsoft é obrigada a publicar quaisquer mudanças feitas no código, e ela fará exatamente isso.
VaGNaroK Alkimist
Nossa que argumento, para pensar em algo tão raso assim como "drogas" deve ser por que não tem mais criatividade para pensar em algo melhor, tem certeza que sou eu que estou usando drogas? Maconha acaba com a criatividade e Diminuição da atenção e concentração que é seu caso pelo visto.
Reginaldo Farias
Pare de usar drogas.
Reginaldo Farias
Que droga você fumou?
Reginaldo Farias
Na sua terra.
Keviny Oliveira
É como um antigo lema se não pode vencer-lo junte se a eles, certamente Satyra percebeu que focar alg
Keviny Oliveira
Depois de ler bastante acabei compreendendo que isso vai funcionar mais próximo de uma vm do que com um tradutor de chamadas como wine faz, mas de qualquer jeito o que importa é que ele vai funcionar com melhor.
Keviny Oliveira
Eu não sei de qual distro Linux e que interface você estar falando, Deepin, KDE e Cinnamon são interfaces que representam beleza e fluidez, mas pode ser que você esteja falando do LXQT ou XFCE (que por sinal dá para deixar bonito), Esses problemas de drivers que você deve ter são recorrentes ao Xorg, e se tiver usando o Gnome é só trocar para o wayland que isso não acontecerá.
VaGNaroK Alkimist
Usar um software de código aberto para qualquer propósito sem fechar o código é uma coisa. Agora copiar a aparência é outra... ou não tem grana para pagar um design, ou quer economizar nele, ou preguiça de pensar em uma aparência. só me vem esses 3 exemplo em mente para poder copiar algo de outra empresa ou instituição.
Sidney Moraes
Mas está escrito em algum lugar que não pode? Se é open source, qualquer um pode usar para qualquer objetivo.
Felipe Liʍa
pq a surpresa? em breve o proprio WIN10 se tornara uma distro linux :)
VaGNaroK Alkimist
É exatamente isso, finalmente uma pessoa que vejo e sabe o que fala.
VaGNaroK Alkimist
Design de interface KDE Plasma no windows 10 é um dos exemplos.
Marsupial radical
Um dos principais motivos é tu não precisar ter dois sistemas instalados, ter que ficar reinicializando pra trocar... Como pessoal já falou, pra dev é extremamente útil e te poupa de perder tempo resolvendo problema com drivers genéricos que não funcionam direito.
Jorge
Os movimentos da Microsoft em relação ao linux, tem apenas um objetivo; Fazer o que sempre fizeram, roubar ideias alheias, depois criar mecanismos de defesa, para que suas ideias e produtos não sejam roubados, assim nasceu o Windows. Espero que sempre tenha alguma cabeça privilegiada no mundo do desenviolamento linux, para manter alguma distribuição bem longe da Microsoft. Nada, absolutamente nada que venha desta gente pode fazer bem aos usuários linux.
Comentário Mil Grau℗
M$ só não lança um Windows com Linux pra usuário final pq ela não quer perder a exclusividade de vários programas da sua plataforma e, principalmente, de jogos. Seria um tiro no pé, então é melhor costurar m Linux numa máquina virtual de baixo nível pra atrair os usuários do pinguim.
Keaton
Agora é só a gente conseguir usar o Win Linux como proxy server e firewall pro próprio Windows que fica uma maravilha.
DanielBastos
Meu sonho é desenvolver pra iOS sem depender de um Mac.
Helmut
Isso que você descreveu é mais ou menos como já é hoje. Se eu entendi bem, agora ele vai funcionar como uma arquitetura mais próxima do que são os sistemas de container. O kernel roda em um "core" virtualizado e os sistemas "consomem" isso em uma outra camada. Utiliza bem menos recursos e abre uma pá de possibilidades, você pode rodar vários sistemas que utilizam o mesmo "core" que já está rodando bonitinho e otimizado.
Alberto Prado
De modo bem grosseiro, seria quase como se fosse uma dll/biblioteca, ou seja, uma dependência para se acessar o hardware de forma mais direta que antes...?
Henrique Picanço
É a primeira vez que eu penso que usar Windows é WIN-WIN: As facilidades do Windows com as coisas que eu mais gostava do bash Linux.
Luizão
e de bônus ainda rodo meus jogos da steam no windows e não fico com lag e stuttering no youtube
Luizão
o WSL atual não é uma máquina virtual.ele é basicamente um arquivo .SYS que traduz chamadas de sistema operacional linux para sistema operacional windows e assim os binários compilados para linux conseguem rodar no windows.agora o novo WSL vai ser uma máquina virtual com kernel bem customizado e enxuto (imagino eu por ter o mesmo tempo de boot que o WSL 1) vai suportar serviços systemd, docker, mas com a experiência do bash ser apenas um shell na sua máquina e não aquela coisa de abrir o virtualbox, clicar no botão para ligar a vm, ter q esperar ela carregar e etc....
Henrique Picanço
O mesmo aqui... Troquei o Linux por Windows com Ubuntu via WSL. É mais fácil trabalhar com Git pelo Ubuntu, e acessar o meu servidor, do que baixar alguma coisa para usar no Windows.
Luizão
alguns estão cortando o pulso, outros caras do linux tão até curtindo, eu mesmo deixei de rodar debian 9 no meu notebook de trabalho para usar windows 10 com debian instalado via wsl, a experiência está sendo mto boa.
Luizão
para desenvolvimento de software web, no linux tem uma porrada de linguagens que se integram mto melhor (no linux) do que no windowsapache/nginx/phpperlpythonnode.jsrubyRgopara administração de ambientes linux (meu caso), ferramentas do linux são bem melhores, terminator, navegador de arquivos caja, suíte openssh, vim, git, kubectl e muitos outros, mas pq não usar linux de uma vez?, oras no windows tenho minha steam instalado, o windows tem drivers de placa de vídeo melhores q o linux, no geral windows tem um desktop mais bem trabalhado, o linux nesse ponto meio q parou no tempo, parou em 2005 e estacionou.minha gtx 1070 da lag no youtube quando rodo linux no lugar do windows, culpa de quem isso, culpa da nvidia que não faz driver q preste, linux não tem suporte pra minha placa de som usb, culpa da empresa q não fez drivers pra linux, por isso curto mto usar o WSL.WSL tem muitas vantagens e utilidades, mas também tem um nicho (não é ferramenta para uso geral) que são em sua maioria programadores e devops.
P. Herrera
Como os xiitas do Linux reagiram a isso? Kkkk
Gabriel Arruda
Via de regra, servidores são Linux, uma mão na roda você ter um ambiente local mais parecido possível com o real.Com toda essa mudança com foco em cloud, faz todo sentido seguir por esse caminho.
Blunicórnio
O WSL atual roda sob Hyper-V? Se sim, a nova versão vai continuar funcionando desse modo? Vi a parte do "máquina virtual que consome poucos recursos" mas fiquei na dúvida de como eles farão isso...
Lucas Santos
"Windows, agora com novo kernel Linux, traz melhorias no suporte ao desenvolvimento de aplicativos para macOS".
Ivo Machado
Para desenvolvimento, algumas ferramentas funcionam melhor num ambiente Linux
Drax
Ia perguntar isso. Mas alguma utilidade deve ter, visto que não deve ser nada fácil implementar todas essas funções pela microsoft
Maxnoob
"Windows 10 vai ganhar kernel Linux mais completo"Quem diria um dia ler isso
lucas.lop
Gente, qual é a vantagem de ter Linux sob Windows mesmo? É aprendizado ou usual realmente?
Capitão Caverna
Microsoft costurando todo mundo.