Windows 10 vai ganhar kernel Linux mais completo

Windows 10 terá versão mais atual do Linux graças ao WSL2, compatível com Ubuntu, Debian, Fedora e outras distribuições

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Vem mais por aí

O Windows 10 vai ganhar uma versão mais completa e atual do kernel Linux para acelerar o desempenho e reduzir o consumo de memória: o WSL2 (Subsistema do Windows para Linux 2) será liberado para testes em junho e poderá ser usado com praticamente qualquer distribuição do sistema, incluindo Ubuntu, Debian e Fedora.

Como explica o Ars Technica, a Microsoft atualmente usa um kernel próprio que traduz as APIs do Linux para APIs do Windows. Isso impede os desenvolvedores de usarem drivers do Linux, em particular drivers de sistema de arquivos.

Além disso, o desempenho na escrita e leitura de dados é até 20 vezes mais lento que no kernel Linux real, porque o sistema de arquivos é uma camada por cima do NTFS do Windows.

Windows 10 terá kernel Linux com suporte de longo prazo

Tudo isso vai mudar com o WSL2: ele vai rodar um kernel Linux em uma máquina virtual que consome poucos recursos. O núcleo do sistema será adaptado para funcionar no Windows, oferecendo inicialização mais rápida e suporte reduzido a hardware (porque isso ficará a cargo do próprio Windows).

Como o kernel Linux é publicado sob a licença de código aberto GNU GPL (General Public License), a Microsoft é obrigada a publicar quaisquer mudanças feitas no código, e ela fará exatamente isso. Todos os patches e modificações que ela realizar no kernel serão disponibilizadas ao público também sob a licença GPL.

Assim como antes, o Windows 10 dará apenas a base para que o desenvolvedor instale sua distribuição Linux preferida através da Microsoft Store: há a opção do Ubuntu, OpenSUSE, SLES (SUSE Linux Enterprise Server), Kali e Debian. Também é possível usar uma ferramenta para instalar outras variantes.

O WSL2 será inicialmente baseado no kernel 4.19, versão estável mais recente do Linux com suporte de longo prazo, ou LTS. (Já existem as versões 5.0 e 5.1, mas elas devem receber suporte por menos de um ano.) O plano da Microsoft é sempre atualizar seu subsistema Linux para a versão LTS mais recente e com mais novidades.

A primeira prévia do WSL2 deve ser lançada em junho para usuários no programa Insider do Windows 10.

Com informações: Microsoft, Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados