Google Maps ganha modo anônimo e acesso rápido a informações da conta

Além do Maps, o acesso rápido à área de privacidade será levado aos apps de Chrome, YouTube, Maps, Search, Assistente e News

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google anunciou nesta terça-feira (7), em seu evento anual para desenvolvedores, algumas mudanças em seu serviços para oferecer mais privacidade aos usuários. A principal delas é ligada ao Google Maps, que ganhou um modo anônimo no Android.

Assim como acontece no Chrome e no YouTube, o modo anônimo do Google Maps permitirá pesquisar por locais sem que as informações fiquem armazenadas no histórico da conta. O aplicativo exibirá uma barra no topo da tela para indicar que a opção está habilitada.

“O modo anônimo tem sido um recurso popular no Chrome desde seu lançamento e estamos trazendo ele para o Maps”, disse o CEO do Google, Sundar Pichai. Além do serviço de mapas, a opção chegará ainda este ano no aplicativo do Google Search.

Google Maps ganha modo anônimo e acesso rápido a informações da conta

Pichai destacou a inteção da empresa de facilitar o acesso às informações da conta e ao modo anônimo, nos apps em que ele está presente. Por isso, Chrome, YouTube, Maps, Search, Assistente e News terão pequenas mudanças em seu visual.

Os aplicativos passarão a exibir, no canto superior direito, sua foto de perfil. Você poderá tocar sobre a imagem para ver o menu que permite ativar o modo anônimo, quando ele está disponível, e verificar as informações de sua conta.

Isso inclui preferências de privacidade e histórico de buscas, por exemplo. A seção também ganhou um recurso para excluir dados automaticamente após um determinado período. Além da opção de apagar informações de forma manual, o Google poderá apagá-las após 3 ou 18 meses.

Por enquanto, a solução vale apenas para os dados relacionados à atividade na web e em aplicativos. Em junho, o recurso para excluir informações automaticamente também será liberado para o histórico de localização.

O Google também anunciou que o Android já pode ser usado como chave para autenticação de dois fatores. A solução está disponível em 1 bilhão de dispositivos compatíveis, isto é, qualquer celular com Android 7.0 Nougat ou superior com Play Services.

Google Maps ganha modo anônimo e acesso rápido a informações da conta

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados