Início » Celular » Google Assistente fica muito mais rápido e faz compras na web por você

Google Assistente fica muito mais rápido e faz compras na web por você

Google Assistente ficará mais rápido por rodar direto do celular, e poderá alugar um veículo ou comprar ingressos na web

Felipe Ventura Por

O Google Assistente vai ganhar algumas novidades em breve: ele ficará mais rápido por rodar sua inteligência artificial direto do celular, dependendo menos da internet; poderá realizar algumas tarefas na web automaticamente, como alugar um veículo, graças à tecnologia Duplex; e trará um modo especial para quando você estiver dirigindo.

Na conferência I/O, o Google anunciou o Assistente da próxima geração: ele processa seus comandos de voz direto no celular, sem depender de internet, e consegue responder com latência quase zero. Você também poderá ditar texto — para compor um e-mail, por exemplo — muito mais rápido do que antes.

Isso é possível porque o Google conseguiu espremer suas ferramentas de IA para caberem em 0,5 GB; elas normalmente ocupam 100 GB na nuvem. Trata-se de um novo modelo de reconhecimento de fala e entendimento de linguagem que pode rodar localmente no celular, acelerando o uso.

“Usar seu celular através do toque vai parecer lento”, disse o CEO Sundar Pichai na conferência. A empresa demonstrou uma sequência de sete comandos por voz, e o celular respondeu a cada uma delas quase que instantaneamente. O Assistente da próxima geração estará disponível em novos celulares Pixel ainda este ano.

Duplex na Web aluga carros e compra ingressos de cinema

O Google também apresentou algo chamado Duplex na Web. No ano passado, vimos essa tecnologia sendo usada para conversar com salões de beleza e restaurantes, a fim de reservar um horário ou mesa. Desta vez, ela navega por determinados sites de compra automaticamente.

A demonstração envolveu aluguel de carro: o usuário diz o comando “reserve um carro na National para minha próxima viagem”, e o Assistente entende que precisa encontrar um veículo em Chicago. Então, o Duplex na Web preenche automaticamente os dados de retirada, devolução e idade (para fins de seguro).

Ele também vasculha seu e-mail para saber se você alugou outro carro na National antes, e sugere o mesmo modelo. Por fim, ele deixa você escolher itens adicionais, preenche o formulário com seus dados, e completa a reserva.

O Duplex na Web estará disponível este ano em inglês nos EUA e Reino Unido em celulares Android, para aluguel de carro e compra de ingressos de cinema.

Google Assistente terá dashboard para quem dirige

Por fim, temos o Modo de Condução (Driving Mode). O Google Assistente reúne ações como navegação, mensagens, ligações e mídia (músicas e podcasts) em uma só lista com fontes e botões maiores, para facilitar o uso dentro do carro.

O Assistente dará sugestões personalizadas: se você tiver um compromisso mais tarde, ele vai exibir um botão para dirigir até o local. Se você começou a ouvir um podcast em casa, pode terminá-lo no carro.

Caso a navegação esteja ativa, você pode dizer comandos de voz; o mapa continuará aberto. Ligações vão aparecer como um card na parte inferior, e o Assistente dirá quem está ligando e perguntará se você quer atender.

O Modo de Condução será lançado este ano para dispositivos Android com Google Assistente.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Buldego

E cara, não tem nada demais no vídeo. Nada que o GA já não faça, acho que até a Siri deve fazer isso.

Buldego

Mas não tem nada nessa promessa da MS que o Google Assistente não faça há bastante tempo.

O vídeo só está basicamente mostrando incluir agendamentos por voz aahahahah

A MS nem entregou isso que é o básico, ainda.

Daniel R. Pinheiro

Você está certo... ;)

hopæja

mas você contou pontos para a MS com esse video que é um conceito mas o Duplex está presente nos Pixel's dos EUA e o Duplex segue avançando como podemos ver nessa matéria, a Assistant demorou para chegar aos outros celulares mas está ai com a voz (se não contar o Português, realmente) e conversa mais natural, e sim, natural, desde 2018.
a MS falta foco sim, fora o Office e a linha Surface (note que são os produtos mais cotados), nada atingiu as expectativas de ninguém. o Windows mesmo, uma bagunça com promessas contando vários anos para se concretizar, já a Google matou alguns produtos mas as promessas vem se concretizando e a experiencia de usuário é coerente nos serviços de desktop e Android = deram uma limpa para o melhor, como receber as novidades de hoje.
[a intenção não é soar arisco, sinto muito por qualquer coisa 🎈

Daniel R. Pinheiro

Só que você não tem o Duplex em lugar nenhum pro usuário comum. Nem mesmo a conversa natural. Nesse ponto a Google tá parecendo a MS mesmo...

hopæja

legal para corporações mas duvido que você vai poder criar uma arvore genealógica e atribuir quem é quem no seu celular, já que foi apresentado como uma nova implementação da Azure.
de notório aqui foi quando a assistente soube que o restaurante tinha assento externo e era uma boa ideia porque o clima estava ensolarado.
a Assistant dá um banho com o Duplex, conversa natural e agora integração inteligente com o sistema, a Google foca muito mais no que util do que a MS como sempre e a MS sempre com falta de foco para concretizar o que prometem, isso não vai muito longe.

Daniel R. Pinheiro

Siri nunca entrou xD

uB.

Duplex foi anunciado há n sei quanto tempo e os produtos Google ainda n utilizam aquela voz tão natural.

Acho tão agonizante a voz robotizada daquela mulher do Maps

Daniel R. Pinheiro
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Siri desde o começo só servia pra responder perguntas bobas e ser engraçada, nunca vi alguém usando pra criar um compromisso na agenda, tocar músicas, nada....

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Estranho, aqui dificilmente dá problema...

Mickão

Siri saiu da sala.

Leandro Nascimento

Siri chegou pra abrir esse mercado com o iPhone 4S e depois disso, parou no tempo. Só.

Douglas B

Finalmente! Atualmente, mesmo estando em uma conexão excelente e com latência mínima, na maioria das vezes o assistente não consegue se conectar, tornando ele praticamente inútil. Quase sempre eu falo e ele simplesmente fala que não foi possível alcançar o servidor. Minha internet é fibra ótica, ping de 3 ms, 35 Mbps de velocidade. E ainda sim dá esse problema. No 4G, mesma coisa.