Início » Computador » Microsoft Edge para macOS é lançado antes do previsto

Microsoft Edge para macOS é lançado antes do previsto

Microsoft não lançava um navegador para computadores da Apple desde 2003

André Fogaça Por

A Microsoft acredita tanto no sucesso do navegador Edge que lançou uma versão dele que roda em computadores com macOS. O browser marca o retorno da gigante do software aos computadores da Apple, depois de 16 anos sem criar este tipo de programa para a plataforma.

Já existiu um Internet Explorer feito para os Macs, lançado em 1996 e que foi descontinuado pela Microsoft em 2003. Depois de 16 anos ele volta, mas com o Edge e que apareceu para download um pouco antes do esperado – já que ele foi anunciado rapidamente ontem (6). Além disso, usuários de macOS terão o mesmo acesso para as versões de desenvolvimento e testes (canal Canary) que estão disponíveis para o Windows 10.

Nesta versão, o navegador conta com suporte para atalhos comuns nos Macs (como utilizar a tecla command no lugar de control para algumas funções) e Touch bar, que está em modelos de Macbook.

Uma alteração visual importante está nas abas com quinas arredondadas, algo que não existe na interface para Windows e que já está na lista de mudanças que o Edge por lá receberá. O detalhe é pequeno, mas aproxima ainda mais o Edge do que existe atualmente na interface do Chrome.

Se você quer instalar a versão Canary, que foi encontrada, é só clicar aqui.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LekyChan

para padronizar não precisa usar a mesma engine, na época do IE existia-se tags HTML exclusivas dele como a bgsound, fora que ele não interpretava varios atributos do HTML da mesma forma que os demais navegadores, oque causava distorções na pagina, e vc precisava criar um condicional no seu código que detectava se a pessoa estava usando alguma versão do IE, se estivesse o condicional mudava alguns códigos da pagina principalmente ligados a CSS, para a pagina funcionar direito no IE e nos demais navegadores.

DanielBastos

Pq isso diminui a concorrência.

Alan Henrique

em que problema de creshes poderia me enviar os crashes.
volta pouco pro beta ser lancado mais e uniofficial

Baio-kun

O que o idioma tem a ver?

Gaba

Eu uso Chrome, mas não entendo essa galera reclamando que o Edge virou chromium... Passaram 15 anos da vida reclamando que IE não seguia padrões web e agora que padronizaram com chromium reclamam tbm...

Eduardo Braga

A matéria dá a entender que a versão estável já foi lançada, mesmo citando as versões de teste.

Lucas Santos

E sem Google Services(que tem até no Chromium).

Daniel R. Pinheiro

O Chrome é o navegador que usa o Chromium (código fonte) como base. Mas o Chrome tem muitas firulas desnecessárias que faz o navegador ficar pesado. O EDGE não tem isso, embora adote o Chromium.

Anakin

Qual a principal diferença?

Alan Henrique

eu nao tenho problema com creshes por causa que eu navego quase todos os sites english and español latino. ums 20 dias o edge vai esta com ie

Baio-kun

Usando a Canary desde que foi lançada, e estou impressionado com a estabilidade. Apenas 2 crashes em todos esses dias e consistentemente consumindo menos RAM que o Chrome com as mesmas abas/extensões. Uma das coisas que mais estranhei, porém, é o consumo de RAM do GPU Process ser bem mais alto que no Chrome, talvez seja alguma mudança que fizeram pra otimização, mas sei lá, não entendo muito.

thejorsias

Até porque geral tem o Chromium instalado em seus computadores

/s

João

Tô gostando muito dele e não tem os "bloats" do gugol.

Mustached Eye

"Yet Another Chromium Browser". Queria ver o Edge competindo com Firefox e Safari, mas parece que eles jogaram a toalha nesse setor, triste mas verdade.

Daniel R. Pinheiro

Chrome ≠ Chromium

Exibir mais comentários