Início » Celular » WhatsApp deixará de rodar no Windows Phone e terá novo app no PC

WhatsApp deixará de rodar no Windows Phone e terá novo app no PC

WhatsApp perde suporte no Windows Phone 8.1 e Windows 10 Mobile em 31 de dezembro de 2019, mas deve ganhar app universal

Felipe Ventura Por

O WhatsApp atualizou sua lista de dispositivos suportados para avisar que o aplicativo do Windows Phone 8.1 e Windows 10 Mobile deixará de funcionar em 31 de dezembro de 2019, encerrando o suporte à plataforma móvel da Microsoft. No entanto, a empresa estaria preparando um app universal para PCs com Windows 10.

Em seu blog oficial, o WhatsApp alerta que "todos os sistemas operacionais Windows Phone" perderão suporte em 31 de dezembro de 2019. Isso engloba o Windows Phone 8.1 e Windows 10 Mobile, que ainda recebem atualizações do aplicativo.

Isso não é exatamente uma surpresa: a própria Microsoft encerrou suporte ao Windows Phone 8.1 em 2017 (!), e avisou que fará o mesmo com o Windows 10 Mobile em 10 de dezembro de 2019. "Recomendamos que os clientes mudem para um dispositivo Android ou iOS", diz a empresa. Facebook, Instagram e Messenger já descontinuaram seus aplicativos para as duas plataformas.

O WhatsApp também deixará de funcionar em celulares com Android 2.3.7 Gingerbread e anteriores, e em iPhones com iOS 7 e anteriores; a data limite é 1º de fevereiro de 2020. Ele já perdeu suporte no Symbian S60, Nokia S40 e BlackBerry OS.

WhatsApp deve ganhar novo aplicativo para Windows

Parece que o WhatsApp tem planos de um novo aplicativo para PCs com Windows 10. O WABetaInfo diz que a empresa está trabalhando em uma versão UWP a ser lançada até o final deste ano.

A UWP é uma plataforma universal pensada para aplicativos da Microsoft Store que podem rodar em computadores, celulares, Xbox e HoloLens. No entanto, nem todo aplicativo UWP é compatível com todas essas plataformas; isso cabe ao desenvolvedor.

Sim, o WhatsApp Desktop já está disponível para download na Microsoft Store há mais de um ano. No entanto, ele não usa a UWP: trata-se de uma versão adaptada do programa Win32 tradicional (mesmo caso do Apple iTunes e Spotify). O cliente desktop é basicamente o WhatsApp Web rodando em uma instância própria do Chrome.

Esse rumor faz algum sentido: não espero ver o WhatsApp rodando de forma independente no PC, mas ele poderia ganhar uma integração maior com o Windows, como notificações e blocos dinâmicos. Além disso, o Facebook anunciou que vai lançar uma versão nativa do Messenger para Windows e macOS; eles poderiam aplicar o mesmo esforço para o WhatsApp também.

Com informações: Mobile Time.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Crystal
Ainda bem que ate lá vou estar com outro celular, não essa merda de windows phone que não possui aplicativos é uma grande merda
Keaton
Sim, mas funciona, uai.
Reginaldo Farias
não espero ver o WhatsApp rodando de forma independente no PCE quem disse que não irá?
Reginaldo Farias
Não é a mesma coisa.
Reginaldo Farias
Mas o Windows 10 rodará em celulares também.
Reginaldo Farias
Lógico que vai.
Adelson Calheiros de Araujo Ju
É assim mesmo. O tal consumismo. A pessoa tem um aparelho totalmente funcional e operacional que custou caro pra chuchu e tem de joga-lo fora por causa de uma porcaria de programa. E vai ter de gastar uns 2000 reias para comprar um celular novo e aí o ciclo se reinicia. O consumidor e o meio ambiente que se ferre.
Bruna C. C. de S. Wojtenko
Mas o Electron roda um Chrome dentro (ou pelo menos é reconhecido como Chrome). Quando logo no apll whatsapp-electron aqui no Linux, no Whatsapp mostra que eu loguei do Google Chrome.
Celso
KaiOS é outra pegada.Está mais pra cumprir a função do finado Nokia S40, mesmo.
Celso
Na verdade, ela vai descontinuar o app até que rápido para o Windows para dispositivos móveis.É só lembrar que o mesmo app para Android Gingerbread não é atualizado desde 2017 (as versões atuais suportam a partir do Android Ice Cream Sandwich, também descontinuado pela Google, e com marketshare parecido), e só será descontinuado em 2020, e isso falando de uma versão do Android que a Google não suporta oficialmente desde 2016.
Celso
O problema é que o app a ser descontinuado é o desenvolvido pensando no Windows Phone 8.1, que consequentemente roda no Windows 10 Mobile.Lembrando que a atualização mais recente do app para a plataforma é de Dezembro de 2018.
Felipe Cordeiro
Informação errada! Irá encerrar o suporte para Windows Phone. Windows 10 Mobile não é Windows Phone, é diferente! Basta ler a postagem no blog direito: https://blog.whatsapp.com/1...
Keaton
Mas tem uma coisa, tem de manter o Nox/Bluestacks aberto... se não a versão web para... hahaha
Trovalds
Simples: por outro dispositivo cadastrado. Aqui eu fiz reset em um celular antigo que era o "dispositivo principal". Daí ao instalar o Telegram novamente no mesmo aparelho ele pediu pra autenticar e informei que o dispositivo não estava ao meu alcance (ou coisa do tipo). Ele enviou a autenticação pro computador e consegui fazer funcionar sem problemas.
Rafael Rocha
Direto ao ponto. O Telegram é excelente nas duas plataformas.
Rodrigo Gomes
“Recomendamos que os clientes mudem para um dispositivo Android ou iOS”, diz a empresa. Caraca, isso é uma derrota inacreditável.
Valter
Pensa bem, você PRECISA do celular para receber o código, se por algum motivo você não tiver o celular, ou perder, e precisar, como você vai ter acesso?
Daniel R. Pinheiro
Uma vez apenas. E é até uma questão de segurança...
Maurício Birochi Sarti
O GPS do WP está muito ruim, como ninguém usa não tem base para saber como está o transito e os Mapas estão desatualizados.
Geraldo Lopes
https://uploads.disquscdn.c...
🌊 2000
Boa ideia. Não tinha pensado dessa forma! Valeu.
Keaton
Instala ele no Bluestacks/Nox. hahaha
Trovalds
E no que isso limita?
Felipe Liʍa
qual modelo?!
Felipe Liʍa
o modo DARK por exemplo! apesar q ele usa as cores do sistemas, e se vc escolher uma cor mais escuro, ele fica no modo DARK
Felipe Liʍa
vc pode usar ele como player de musica... navegar na internet.... usar como GPS pro carro.. tirar fotos.. e de vez enquanto ligar pra alguem
Felipe Liʍa
tem o KaiOS
Felipe Liʍa
agora sim e o fim do WM 10
Valter
Tudo bem, mas você primeiro precisa do código SMS par liberar.
Gabriel Antonio
totalmente correta, provavelmente com o electron =)
Epic Mac Fadden - ODZ -
Não precisa.
Bender Rodríguez
Tô na mesma, parceiro!
Maurício Birochi
Tive um 640XL tb, ótimo aparelho e câmera muito boa.
Maurício Birochi
Tô na mesma, com um 930 e um 1020 e sem grana pra trocar de aparelho pelo menos até o fim do ano. Se bem que o 1020 vai morrer comigo, ô câmera boa, esse não vendo e não troco kkk
Luiz Carlos Querido
Vou comprar o celular mais vagaba que existir para usar estas merdas e continuar com meu 640XL como celular, camera, Video, Audio, etc...
Luiz Carlos Querido
E sem precisar o celular estar conectado.
Luiz Carlos Querido
Enquanto existir o telegram, eu e minha familia estamos de boa. Não vou comprar 3 celulares novos por causa de uma merda dessas.
Trovalds
Mas o Telegram pode, uai! Eu uso em 2 computadores e no celular tudo ao mesmo tempo.
Trovalds
Aí você pode sonhar bastante porque duvido que isso vá acontecer tão cedo (se é que vai acontecer)...
P. Herrera
Até q demorou para eles abandonar o agora já morto, WP.O WhatsApp foi um dos poucos desenvolvedores q apoiaram o WP até o fim e, isso antes msm de o Facebook comprar.Às vezes os recursos chegavam primeiro para a versão do WP. Parece que até hoje tem coisa lá q não chegou para a versão Android. 🤔
Valter
Por isso que nem WhatsApp nem Telegram, eu preferia o MSN Messenger, pelo menos eu podia usar em vários PCs ao mesmo tempo (e no celular também).
johndoe1981
Acho que é essa mesmo a explicação exata.
Anderson Antonio Santos Costa
Usei meu celular Lumia 520 até morrer de vez no ano passado. Tive que me render ao Android no ano passado ao comprar um celular Positivo para mim.
raphael_silva
O Signal também é dependente por conta da criptografia, agora se for pra Telegram o mesmo não possui criptografia ponta a ponta na convencional salvando nos servidores deles o conteúdo, a criptografia está apenas em conversas secretas, por isso funciona.
leoleonardo85
As mensagens são armazenadas no celular, é impossível ser independente.
Jon Cazumbá
Parece que é por causa do WA não armazenar dados em servidores, igual ao Messenger; os dados ficam todos no dispositivo. Se eu estiver equivocado, alguém me corrija
johndoe1981
Pelo que comentaram aqui, isso seria impossível por causa da criptografia ponta-a-ponta.
Droga, vou ter que comprar um celular pra minha vó. A unica pessoa do bairro inteiro que ainda deve usar um Windows phone (Lumia 520)
johndoe1981
Cara, mesmo não tendo um smartphone com o sistema, eu torcia muito pelo Windows Phone, queria que ele fizesse sucesso pra termos mais concorrência em sistemas operacionais mobile.Infelizmente a própria Microsoft sabotou o sistema ao não atualizar os aparelhos para novas versões, além da eterna falta de apps pro sistema.
Bruna C. C. de S. Wojtenko
Eu vi o Windows Phone nascer, crescer e morrer. Agora voltemos ao duopólio, já que os remanescentes precisam do WhatsApp :/
John Smith
Acho que a informação está correta. Pra mim o programa Win32 sempre pareceu ser basicamente um web wrapper.
Júlio César
Esta afirmação na matéria não é verdadeira. O WhatsApp da loja é o programa Win32 convertido para UWP, não tem nada a ver com o Chrome.
Baio-kun
não espero ver o WhatsApp rodando de forma independente no PCÉ provável que rode, ainda mais se considerar que o W10 tem suporte pra redes móveis, além disso notebooks ARM são basicamente celulares com uma tela maior.
John Smith
Whatsapp na Windows Store que na verdade é uma "versão adaptada do programa Win32 tradicional" que é "basicamente o WhatsApp Web rodando em uma instância própria do Chrome".Ou seja, já passou de hora de ter um aplicativo decente pra Windows, porque o nível de esforço foi zero em fazer o atual.Enquanto isso, o Telegram...
🌊 2000
Só queria que ele fosse independente do celular. Só isso.