Início » Celular » Android Pie chega a 10% dos dispositivos; Oreo é versão mais popular

Android Pie chega a 10% dos dispositivos; Oreo é versão mais popular

Android 9 Pie chegou a 10% mais rápido que Oreo e Nougat; para Google, isso é sinal de que Projeto Treble está funcionando

Felipe Ventura Por

As atualizações do Android são notoriamente lentas na maioria dos casos, mas a situação está melhorando um pouco: o Pie atingiu participação de 10,4% entre os dispositivos com acesso à Play Store, atingindo esse marco mais rápido que versões anteriores; o Google diz que isso ocorreu devido ao Projeto Treble. Enquanto isso, o Oreo se tornou a versão mais popular.

Android Pie

Como nota o VentureBeat, o Android Nougat e Oreo levaram 10 meses para chegar a 10% de adoção; o Pie conseguiu acelerar um pouco esse ritmo, demorando cerca de 8 meses para chegar à mesma porcentagem.

Para o Google, isso é um sinal de que o Projeto Treble está funcionando. A arquitetura do Android foi dividida em módulos para acelerar atualizações. Isso está disponível desde o Oreo, então a migração para o Pie é seu primeiro teste real.

O início não foi muito auspicioso: em outubro, dois meses após o lançamento do Android Pie, ele ainda estava em menos de 0,1% dos dispositivos. Desde então, Asus, HMD/Nokia, Motorola e especialmente a Samsung passaram a atualizar seus celulares já lançados, além de vender novos smartphones com Pie direto da caixa.

A Asus atualizou o Zenfone 5 e 5Z; a Motorola contemplou a linha Moto G6 e Motorola One, entre outros; enquanto a HMD distribuiu o Pie para quase todos os celulares que lançou com a marca Nokia. A Samsung, por sua vez, preparou a interface One UI e vem distribuindo o update para as linhas Galaxy S9, S8, Note 9, Note 8, além de intermediários como Galaxy A6+, A7, A8+, J4, J6 e J8.

Claro, o Android continua sendo atualizado de forma mais lenta que o iOS, sistema controlado pela Apple. O iOS 12 já estava instalado em 50% de todos os iPhones e iPads 23 dias após o lançamento. Em fevereiro, 80% desses dispositivos estavam usando a versão mais recente.

O Google anunciou que existem mais de 2,5 bilhões de dispositivos Android ativos no mundo. Enquanto isso, a base instalada ativa da Apple tem 1,4 bilhão de dispositivos, incluindo unidades em uso do iPhone, iPod Touch, iPad, Mac, Apple TV e Apple Watch; desse total, 900 milhões são iPhones.

Oreo e Nougat são versões mais populares do Android

O Google costumava informar a distribuição de versões do Android todo mês, dizendo a porcentagem de dispositivos no Oreo, Nougat, Marshmallow e outras. A empresa parou de fazer isso em novembro para “manutenção”; ela sofreu uma perda de dados inesperada envolvendo a versão dos celulares que solicitam serviços da Play Store, segundo o Android Police.

Felizmente, foi possível encontrar outra fonte para realizar essa medição. No entanto, essas atualizações não serão mais oferecidas mensalmente; o Google ainda não decidiu, mas acredita que revelará os números a cada trimestre.

Estes são os números de cada versão, coletados durante um período de sete dias acabando em 7 de maio de 2019:

  • Oreo (8.0 e 8.1): 28,3%
  • Nougat (7.0 e 7.1): 19,2%
  • Marshmallow (6.0): 16,9%
  • Lollipop (5.0 e 5.1): 14,5%
  • Pie (9.0): 10,4%
  • KitKat (4.4): 6,9%
  • Jelly Bean (4.1, 4.2, 4.3): 3,2%
  • Ice Cream Sandwich (4.0): 0,3%
  • Gingerbread (2.3): 0,3%

Com informações: VentureBeat, Android Police.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso

E é o que ela está fazendo, mesmo que aos poucos.
Atualmente uma fabricante, mesmo que regional, ao utilizar Android Oreo ou superior, é obrigada a entregar, pelo menos, 1 patch mensal de segurança a cada 90 dias (que dá 4 no ano).
Pode parecer pouco relevante agora, mas lá na frente possivelmente isso evoluirá para medidas mais interessantes (como a questão das atualizações do sistema via Google Play Store a partir do Android Q)

Celso

O máximo que chegou foi 42%, no Android 4.1 Jelly Bean.

ochateador

É... eu estava com um moto g2 desde 2015.
Resolvi arriscar no g7 power pela bateria e porque meu pai está com um desde o lançamento. Já estou me arrependendo de ter desperdiçado a compra de um Samsung S9+ por 1900...

Buldego

Jogou o abacaxi na cara dele.

Gaius Baltar

Deu uma banana 🍌

LemmiNoW

desde que a lenovo comprou a motorola eu desisti da marca por motivos óbvios.

Dispister

Sim Man

Jarbas Coqueiro

Oreo tem 28,3%
Refrutado

Jarbas Coqueiro

Em questão de ser usável do Android 6 em diante já é tranquilo. Você consegue usar todos os aplicativos e não falta nenhuma função super importante.

ochateador

O meu g7 power começou a exibir um bug irritante depois que desliguei o aparelho pela 1ª vez.
Diz que o sistema android está instável e precisa ser restaurado...

PsicodeliaDark

É...a Motorola contemplou a linha moto G6 COM BUGS isso sim. Pegou mal para a empresa, uma grande vergonha, pois a linha J da Samsung recebeu o Pie e tá rodando perfeito e sem fazer restauração. Lenovo/Motorola é decepcionante

Dispister

Exatamente

Dispister

Essas matérias de quantos Android estão rodando a versão mais atual é muito sem noção.
VC é obrigado a pegar celular que tenha Lineage para o aparelho durar por mais tempo e ter patch de segurança atual...fim.

Jefferson Rodrigues

Ainda esperando a LG atualizar o K10 Power. Desde o ano passado, ela atualizou variantes internacionais desse aparelho.

Nope

Curioso é que uma versão do Android nunca ocupará 20% do marcado pois a próxima versão mata nessa faixa de distribuição.

Exibir mais comentários