Google precisa de ajuda com nomes de doce para o Android Q

Temos oito sugestões de sobremesas que o Google pode usar como o nome do Android Q, como Queijadinha e Quindim

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Quindim (foto por Roberto Berlim/Flickr)

O Google vem usando nomes de sobremesa para cada grande versão do Android, mas alega que está difícil escolher um doce para o Android Q. Peraí, como é? Nós temos nove sugestões de pratos que poderiam ser adotados, incluindo alguns bastante famosos no Brasil, como Queijadinha, Quindim e Quebra-queixo.

“Estamos super empolgados com as sobremesas”, diz Sameer Samat, vice-presidente de gerenciamento de produto para Android e Play, à CNET. “Ao mesmo tempo, Q é uma letra difícil. Mas estamos de olho nisso.”

O Android sempre recebeu nomes divertidos, como Cupcake, Donut e Marshmallow. Teve até mesmo acordo para usar marcas registradas como KitKat (Nestlé) e Oreo (Nabisco).

Isso o acaba diferenciando da Apple, que conta apenas o número de versão do iOS. É também algo mais simples do que a Microsoft geralmente oferece (o Windows 10 tem mais de dez variantes diferentes).

Google terá que escolher entre sobremesas com Q

Mas não existem muitas sobremesas que comecem com a letra Q. Por isso, o Google provavelmente terá que fazer uma escolha difícil entre as opções a seguir:

  • Queijadinha: doce tipicamente brasileiro e de origem portuguesa, feito com queijo, coco ralado e leite condensado;
  • Quindim: outro doce característico do Brasil, com influência portuguesa e africana, feito com açúcar, gema de ovo e coco ralado;
  • Quindão: um quindim maior e mais semelhante a um pudim;
  • Quebra-queixo: mais outro doce brasileiro, este feito de coco e açúcar;
  • Queensberry Jam: apesar do nome, esta marca de geleia é brasileira, mas quem sabe o Google possa usar — ela pertence ao conglomerado alimentício Hero Group, da Suíça, desde 2015;
  • Quiche: geralmente salgado, mas existe quiche doce, então serve;
  • Quesito: doce recheado com cream cheese, típico de Porto Rico;
  • Queen of Puddings: prato tradicional do Reino Unido, que consiste em uma base de creme com cobertura de geleia e merengue;
  • Quetschentaart: receita de torta vinda de Luxemburgo feita com uma fruta chamada zwetschge, “parente” da ameixa — OK, o Google provavelmente não vai usar essa.

Será que desenvolvedores do mundo inteiro estão prontos para aprender a falar “Quindim” ou “Queijadinha”? Ou será que o Google vai escolher algo menos trabalhoso, como “Quiche”? Saberemos no terceiro trimestre, quando será lançada a versão final do Android Q.

Queijadinha (foto por Rainer Rillke/Flickr)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados