O mistério do Fuchsia vem se desenrolando desde 2016: trata-se de outro sistema operacional do Google, desenvolvido em código aberto, que poderia substituir o Android no futuro. A empresa geralmente evita falar sobre o assunto; mas, nesta edição da conferência I/O, ela decidiu contar alguns detalhes. O Fuchsia não é exatamente um “novo Android” ou “um novo Chrome OS”, e sim um projeto experimental que poderia rodar em todo tipo de dispositivo, inclusive na Internet das Coisas.
- Google prepara celulares dobráveis, mas não deve lançá-los tão cedo
- Google leva reconhecimento de voz a quem tem dificuldade de fala
Foto por Ars Technica
Hiroshi Lockheimer, chefe do Android e Chrome, explica ao The Verge que o Fuchsia é “uma nova abordagem para o que um sistema operacional poderia ser… a ideia é avançar o estado da arte em termos de sistemas operacionais; as coisas que aprendemos com o Fuchsia, nós podemos incorporar em outros produtos”.
Parece que o foco do novo sistema operacional não é substituir o Android. Ele diz: “as pessoas estão muito entusiasmadas dizendo que ‘esse é o novo Android’ ou ‘esse é o novo Chrome OS’, mas essa realmente não é a ideia do Fuchsia… todo mundo presume que o Fuchsia é feito para celulares, mas e se pudesse ser usado para outras coisas?”
OK, mas… quais coisas? Em um bate-papo durante o Google I/O, Lockheimer deu pistas sobre isso. “Existem diversos tipos de dispositivos que exigem sistemas operacionais, não são apenas celulares e computadores. No mundo da Internet das Coisas, há um número crescente de dispositivos que exigem OS, novos runtimes e assim por diante”, diz o executivo.
“Acho que há muito espaço para múltiplos sistemas operacionais com diferentes pontos fortes e especializações”, ele completa. “O Fuchsia é um deles, por isso, fiquem ligados.”
No bate-papo, Lockheimer também mencionou que o Fuchsia não é pensado para suplantar o Android: “muitas pessoas presumem: ‘este é um novo sistema operacional do Google, então deve ser o futuro. O OS único do Google’, sabe. Não é assim que o vemos, e sim como um lugar onde podemos experimentar novas ideias”.
Fuchsia pode ser lançado em 2021 para substituir Android
Fuchsia emulado em modo celular, em 2018
Talvez fosse ingênuo acreditar que o Google realmente estaria pensando em manter só um sistema operacional, dado que a empresa vem lançando produtos concorrentes há anos — por exemplo, ela tem seis aplicativos de chat (Hangouts, Chat, Meet, Duo, Mensagens e Voice).
No entanto, o Google vem fazendo uma limpeza nessas duplicatas: o Inbox acabou, deixando só o Gmail; o Allo foi encerrado; o Hangouts “clássico” pode deixar de funcionar em 2020; e o YouTube Music vem recebendo recursos do Google Play Música.
Talvez o Fuchsia possa entrar nessa mesma estratégia: segundo a Bloomberg, ele deve ser lançado em 2021 para substituir o Android em smartphones ao longo de cinco anos. Inclusive, o código-fonte do sistema aponta que ele será capaz de rodar apps do Android.
O Fuchsia usa um kernel chamado Zircon (baseado no LK) em vez do Linux. O Google vem testando o sistema no Pixelbook, enquanto a Huawei faz o mesmo no smartphone Honor Play. Alguns sinais apontam que ele também roda no alto-falante inteligente Google Nest Hub (antes chamado de Home Hub).
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
QUEM ASSINA ESTE TEXTO ? OLHA ATÉ A WIKIPEDIA TA CERTA KKK https://pt.wikipedia.org/wi...
KKKK ANIMAL QUEM ASSINA O TEXTO ? E VAI ESTUDAR LINUX PRA PARAR DE FALAR TANTA MERDA KKKKK PROCURA SABER SOBRE KERNEL JUMENTO KKKKK MAIS QUE BURRO USA WINDOWS 95 SÓ PODE KKKKKKK
CARA O TEXTO ESTA ERRADO TÃO ERRADO QUE ME FALA QUE SISTEMA OPERACIONAL É ESTE QUE NÃO EXISTE ? LINUX É SÓ O KERNEL TANTO É QUE A MATERIA DIZ ISSO TBM. UM TEXTO ERRADO . DEIXA DE SER BURRO PELO AMOR DE DEUS FORA QUE NEM TEM O NOME DO JUMENTO QUE ESCREVEU. MAS TU NEM QUER APRENDER QUER É CONTINUAR SENDO BURRO OK. OLHA A SUA BURRICE. LINUX É UM SISTEMA OPERACIONAL E O UBUNTU É ? O SLACKWARE É ? O RED HAT É ? E SE O LINUX É UM SISTEMA OPERACIONAL POR FAVOR MOSTRA UM PRINT DO LINUX ELE POIS MEU CERTIFICADO DE 2001 DA RED HAT ATÉ HOJE NÃO VIU POIS ELE É SÓ UM KERNEL MAS . SE VOCUER SER BURRO QUE CONTINUE CHEGA A SER ENGRAÇADO POIS DE KERNEL TU NÃO FALA POIS NEM SABE O QUE É NUNCA VIU KKKK
OPEN SOURCE = código aberto . Você vai no site https://www.kernel.org baixa o LINUX . O linux é só isso ele é só um KERNEL. Como é OPEN SOURCE código aberto você pode modificar para as suas necessidades. Feito isso você tem um LINUX modificado adicione uma interface gráfica e aplicativos e você possui um sistema operacional . O ANDROID é isto um sistema operacional que utiliza um núcleo LINUX modificado para as suas necessidades. UFA quem sabe assim tu aprende algo e para de comentar assuntos que não sabe. Tenha um bom dia e pelo amor de DEUS v~e se aprende sobre qualquer sistema operacional e deixa de ser um usuário burro que nem sabe o que é KERNEL .
Meus Deus! pela ultima vez LINUX não é um sistema operacional . Seu conceito está errado . Faça uma faculdade de TI e entenda sobre sistemas operacionais só assim vai entender a diferença de KERNEL e sistema operacional. No mais sim eu estou certo o seu conceito que está errado até tentei explicar mas a sua falta de conhecimento sobre o núcleo de sistema operacionais o impede de interpretar KERNEL e SO e o que é o LINUX em si .
Acho muito interessante a intenção. A Google já mostrou que sabe o que faz. Todo dia inventa uma solução para acabar com a preguiça das inúmeras empresas que utilizam-se do Android (e elas só não seguem pq não querem) em manter o Android com a melhor experiência possível. Mas infelizmente o Android inicialmente não foi pensado para mobile... Dá até pra dizer que começou através de um port para concorrer com a Apple. O Fuchsia pelo menos já nasceu com o objetivo correto, tem anos que está em desenvolvimento e pode realmente trazer inovação e uma experiência mais completa. E ainda se não fizer tudo que promete, pode abrir as portas para esse futuro onde os OS de dispositivos diferentes, conversem melhor!
Google e sua mania de reinventar a roda...
tenho que concordar com você infelizmente é causa perdida
Aqui tbm, de boa no meu Top Exynos 2017.
Acho que ele tá reclamando de um android one ou um entrada qualquer...
Esquece, nem desenhando os caras vão entender, rsrs
Que isso, jamais.
Com todo respeito eu acho que quem está precisando pesquisar é você amigo. GNU/Linux é um sistema operacional, Linux é apenas um kernel. Se todos os S.O. que usam kernel Linux podem ser chamados de Linux o Android também pode.
sim e não. o objetivo era esse porém já virou apenas poucos meses após o início do desenvolvimento: "But even back then, the market for stand-alone digital cameras was declining, and a few months later, Android Inc decided to shift gears towards using the OS inside mobile phones."
Fonte: https://www.androidauthorit...
Eles não querem a pressão de ter que apresentar ele logo, mas é lógico que querem aposentar o Android.
Corre que o nerd ta puto.
Tinha como objetivo um SO para câmeras digitais, não era pra smartphones
Somente com a compra pela Google que eles mudaram isso
Justifique
O que é Linux? Ubuntu é Linux? Linux é o kernel amigo, nada mais. Nunca foi um sistema operacional.
Eu fui taxado. Achei justo. Abraços!
Veja bem, não recomendo nada. Eu assumi os riscos. Eu penso da seguinte forma: já economizei tanto dinheiro importando, que se eventualmente tomar um prejuízo ainda estarei no lucro. Como eu disse, se fosse pra comprar um aparelho no Brasil, um Moto G6 estaria de bom tamanho PARA MIM.
o meu é importado da china, tenho um xiaomi redmi 5 (com root e custom rom) :)
só não acho certo essa galerinha bostejando para comprarem aparelhos importados para pessoas mais leigas/simples, ou como se fosse um padrão para se fazer as dezenas de milhões de unidades, isso é um nicho mto restrito.
o problema relatado pelo autor, deve ser analisado com os smartphones comprados legalmente por aqui, pq o padrão de compra é esse, pessoas que importam são minorias, pessoas que colocam custom rom e arrumam seus próprios aparelhos em caso de quebra tbm.
No meu comentário, eu usei como exemplo um aparelho antigo e de entrada para mostrar que o problema apontado pelo autor do comentário não era condizente com a realidade.
Expliquei a possível causa e ainda mostrei o que seria o ideal. Mas você está focando unicamente no exemplo.
Se você tem ódio de aparelhos importados, ótimo, mas saiba interpretar textos.
não se esqueça q a gente paga dólar turismo, a gente paga 6% de iof na fatura do cartão, a gente corre um risco de ser taxado da encomenda demorar entre 45 a 90 dias para chegar, hj smartphones dessa faixa de preço estão vindo com snapdragon 6XX.
e 90 reais já significa algo, um aumento de 13%, não pode ser ignorado,
Dólar Comercial
11/05/2016 - 3,50
10/05/2019 - 3,95
Um aparelho de US$ 200,00 custou em 2016 R$ 700,00, e custa hoje R$ 790,00.
Agora me explica qual é seu ponto, porque R$ 90,00 de diferença num significa nada.
bem antes o PALM OS já era todo touch kyocera 6035 de 2001 isso 6 anos antes do Iphone existir. Então sim o palm os pode ser até esquecido mas aposto que ios e android tem o palm os como base
vc já viu o que aconteceu com o dólar 3 anos pra cá?
800 reais hj c não compra nada com snapdragon 821 (ainda mais incluindo impostos)
e vc recomenda comprar da china para todas as pessoas?
como fica a garantia, o tempo de espera, e se for taxado?
isso é conceito. Linux é um Kernel. Quem chama Linux de sistema operacional esta errado. Ubuntu é um sistema operacional com Kernel Linux . Slackware outro sistema operacional com kernel Linux . Debian Android Gentoo Fedora Red Hat esses são alguns sistemas operacionais que utilizam Kernel Linux. OBS: tem como trocar o kernel LINUX de alguns sistemas operacionais pelo kernel FREEBSD
Mas e se a alteração for no kernel primeiramente? e se do android 7 em diante a compatibilidade com o novo kernel foi criada ? . Sempre acreditei que um dia escreveria um kernel do zero para AMR.
Ele é baseado mas n eu Linux
Pois isso q to dzd
Quer mais provas??? https://uploads.disquscdn.c...
Qualquer um que pesquisar no Google sabe disso. Bjs https://uploads.disquscdn.c...
Eu li matérias que comentam que refizeram várias coisas no projeto do Android após a apresentação do iPhone, e realmente não era pensado para ser 100% touch.
É Linux ss, o núcleo é Linux
O meu tem 6GB de ram e processador snapdragon 835, o bixo voa
Verdade. Mas, será que em 2 anos o sistema estaria completo a ponto de substituir o android? Digo, com pelo menos todas as funções já existentes?
Sim... Mas aí tem que ver quais as estruturas do sistema né, se são compatíveis e tal.
Pq normalmente quando empresas desenvolvem um SO do zero, costuma-se mudar a linguagem em que ele é baseado, a estrutura, etc. Como a Microsoft já fez muitas vezes com o Windows, da série 90 para a Me, do XP para o vista ou do Windows phone 7 para o 8.
Se os sistemas compartilharem uma base comum, pode ser que sim, eles se unifiquem gradativamente no futuro ao invés de serem substituídos em uma tacada só
Fora que esta substituição não precisa necessariamente ser "Olha, acabou o Android e agora é tudo Fuchsia, beleza gente?"
Eventualmente uma nova versão do Android pode ser movida à Fuchsia ou progressivamente ter componentes substituidos
Aliás, "número crescente de dispositivos" não significa necessariamente que estão sendo lançados novos tipos de dispositivos todos os dias, mas sim que a adoção deles pela população vem crescendo e novos modelos/variantes estão sendo desenvolvidas.
Cada um com uma base, precisando de protocolos particulares para se comunicar com outros dispositivos. Ter um SO, não quer dizer que ele seja bom, muito menos prático. Talvez a ideia seja justamente essa, unificação para facilitar a conversa entre dispositivos.
Boa parte desses aí já usam SO faz tempo. Ele disse "número crescente" (novidade).
No meu antigo celular chinês, de 3 anos atrás (3Gb+SnapDragon 650), não existiam essas atividades penosas, e era um aparelho de R$ 500,00.
Eu entendo que no Brasil smartphones são caros, mas o caso aqui não é nem o Android. Possivelmente essa experiência você está tendo em um celular da Samsung, que já modifica o sistema para colocar a aparência dela, em um hardware de 1Gb de RAM. Esse tipo de dispositivo deveria vir apenas com o Android Go, que já é otimizado para tal.
Wearables, TVs, alguns outros eletrodomésticos, centrais de automação/segurança, centrais veiculares, auto-falantes conectados... Exemplos existem aos montes, por mais restrito que um dispositivo seja (como não ter tela), não quer dizer que o mesmo não necessite de um SO.
Cadê os vários exemplos pra respaldar essa afirmação? Isso vai ser é o substituto do Android mesmo, deixa de queixo.
Concordo contigo, um dos motivos pelos quais eles mentem é não atrapalhar o andamento do produto que está em evidência atualmente, no caso o Android.
700~800 reais (China) contando com os impostos. Mas um Moto G6 comprado no Brasil de 700 pila já garante uma boa experiência.
Falar que um sistema vai ser substituído deve influir até em vendas e valor de mercado. Pode ser que estejam ainda escondendo o jogo. Por tudo que vi acho que o caminho é ter uma substituição mesmo mas deverá passar ainda por algumas fases.
O que talvez ele queria dizer é que o kernel Linux (base do Android) não é otimizado pra dispositivos móveis e com baixo consumo de energia, que é exatamente o foco do Fuchsia.
Na minha opinião, seria muito vacilo o Google não aproveitar todo esse investimento em tempo e desenvolvimento e descartar ele como SO multi-plataforma.
Bastaria apenas criar uma camada de compatibilidade pra rodar os apps do Android, semelhante ao que o Chrome OS já faz.
o pessoal faz cara feia por causa do java, mas foi um tiro certeiro, pois pegou uma comunidade enorme que estava prontamente disposta a desenvolver apps.
Um LG G6 custa ~2 mil taokeys.
Executivos mentem, principalmente quando é pra esconder um produto ou o próximo passo da empresa. Não dou 2 anos pro Google fazer do Fuschia o seu principal SO
Que?
que legal fera, diz ai quanto pagou
o android deveria mesmo ter um esquema onde o usuário gerencia quais aplicativos podem ficar executando em 2º plano, o windows phone tinha isso, era muito bom, eu detestava a idéia de aplicativos que eu vou usar 1x por mês ficar 24x7 rodando em background consumindo cpu, memória e bateria.
por isso eu instalo a menor quantidade possíveis de aplicativos no meu smartphone.
o iPhone quebrou paradigmas né, com certeza influenciou no desenvolvimento do Android. Mas não podemos tirar o mérito da comunidade que trouxe muitas boas idéias, cyanogenmod, paranoid android, que acabaram sendo adotadas definitivamente no Android e que também influenciaram a evolução do iOS.
Certamente o Android n irá morrer exatamente por ser um projeto open source e se o Fuchsia for sucesso, vai demorar muito pra substituir, mas isto n deixa de ser uma possibilidade pro médio prazo e uma realidade pro longo.
A nível de apps o Google lançou o Flutter há mais de um ano e já fala q ele será o framework nativo pra dev de apps pro Fuchsia. Então este pensamento de que o Fuchsia poderá substituir (nem q seja aos poucos) o Android faz muito sentido, mas de novo, n é pra ontem, vai demorar um cadin.
Eu tenho um aparelho com snapdragon 821, 4GB de ram (configuração mediana) e a minha experiência é a melhor possível.
Definitivamente não substituirá o Android. Na melhor das hipóteses não tão cedo. Como esperam que se substitua um sistema maduro, completo, com o maior ecossistema entre os S.O. mobile, com o kernel mais utilizado no mundo e a linguagem de programação mais utilizada no mundo da noite pro dia? E mesmo que isso aconteça, o Android ainda viverá como projeto open-source que é, tocado pela comunidade.
Eu tenho uma dúvida sobre o Android, no meu muitas vezes ações como despertar a tela, desbloquear ou abrir o discador se tornam atividades penosas, lentas e que impactam muito uma boa experiência com o aparelho. Por que o sistema Android simplesmente não suspende atividades em segundo plano (muitas vezes geradas por apps) e dá total prioridade ao que o usuário quer fazer neste momento, ao que está em primeiro plano? Por exemplo, se eu quero despertar a tela, suspenda o processamento de boa parte das coisas em segundo plano e dedique-se ao despertar da tela, a mesma coisa para aplicativos.
Pois é, e a Google comprou o Android em 2005, 2 anos antes do iPhone existir.
Agora o q n sabemos é se realmente a Google já tava focando o Android pra ser totalmente touch ou eles só mudaram depois q viram o iPhone. Pois o 1o Android (n o primeiro comercial) era muito diferente do q é hoje, tinha muitos botões e tal.
Ele n foi feito às pressas, o projeto existia muito antes do iPhone ser lançado.
Mas claro, após o lançamento do iPhone, aí sim, pode ser q eles tenham se "inspiraram" em muita coisa e mudaram bastante a UI do Android, pois eles viram que iriam lançar um OS q já seria ultrapassado. Neste ponto até concordo q talvez fizeram algo às pressas.
Nada disso amigo, a Android INC foi fundada em 2003, e tinha como objetivo competir com Windows CE e Symbiam. iPhone só veio em 2007.
Que gambiarra amigo? Você pelo visto desconhece o open-source e o que ele representa. O Android foi criado usando tecnologias populares e bem estabelecidas, e graças a isso se deve a rápida adoção, adaptação e evolução do S.O, não tem nada de Gambiarra, é Linux e Java basicamente.
Anos de desenvolvimento pra nada... ATA
Ele tá sendo pensado pra ir muito além do mobile, mas duvido q o time n considera substituir o Android no médio prazo dependendo da aceitação do Fuchsia.
E uma coisa é certa, mesmo que o Fuchsia n dê certo, ele servirá de inspiração para a evolução/construção dos outros SO. Fuchsia é o primeiro OS q é construído do zero com foco em mais de um tipo de dispositivo.
Feito nas pressas para não ficar atrás da Apple com o primeiro iPhone
Espero que sim. Android é um sistema feito na gambiarra.