Início » Aplicativos e Software » Google diz que foco do novo sistema Fuchsia não é substituir Android

Google diz que foco do novo sistema Fuchsia não é substituir Android

Para Google, Fuchsia é um projeto experimental, não um "novo Android" ou "um novo Chrome OS"

Felipe Ventura Por

O mistério do Fuchsia vem se desenrolando desde 2016: trata-se de outro sistema operacional do Google, desenvolvido em código aberto, que poderia substituir o Android no futuro. A empresa geralmente evita falar sobre o assunto; mas, nesta edição da conferência I/O, ela decidiu contar alguns detalhes. O Fuchsia não é exatamente um "novo Android" ou "um novo Chrome OS", e sim um projeto experimental que poderia rodar em todo tipo de dispositivo, inclusive na Internet das Coisas.

Foto por Ars Technica

Hiroshi Lockheimer, chefe do Android e Chrome, explica ao The Verge que o Fuchsia é "uma nova abordagem para o que um sistema operacional poderia ser... a ideia é avançar o estado da arte em termos de sistemas operacionais; as coisas que aprendemos com o Fuchsia, nós podemos incorporar em outros produtos".

Parece que o foco do novo sistema operacional não é substituir o Android. Ele diz: "as pessoas estão muito entusiasmadas dizendo que 'esse é o novo Android' ou 'esse é o novo Chrome OS', mas essa realmente não é a ideia do Fuchsia... todo mundo presume que o Fuchsia é feito para celulares, mas e se pudesse ser usado para outras coisas?"

OK, mas... quais coisas? Em um bate-papo durante o Google I/O, Lockheimer deu pistas sobre isso. "Existem diversos tipos de dispositivos que exigem sistemas operacionais, não são apenas celulares e computadores. No mundo da Internet das Coisas, há um número crescente de dispositivos que exigem OS, novos runtimes e assim por diante", diz o executivo.

"Acho que há muito espaço para múltiplos sistemas operacionais com diferentes pontos fortes e especializações", ele completa. "O Fuchsia é um deles, por isso, fiquem ligados."

No bate-papo, Lockheimer também mencionou que o Fuchsia não é pensado para suplantar o Android: "muitas pessoas presumem: 'este é um novo sistema operacional do Google, então deve ser o futuro. O OS único do Google', sabe. Não é assim que o vemos, e sim como um lugar onde podemos experimentar novas ideias".

Fuchsia pode ser lançado em 2021 para substituir Android

Fuchsia emulado em modo celular, em 2018

Talvez fosse ingênuo acreditar que o Google realmente estaria pensando em manter só um sistema operacional, dado que a empresa vem lançando produtos concorrentes há anos — por exemplo, ela tem seis aplicativos de chat (Hangouts, Chat, Meet, Duo, Mensagens e Voice).

No entanto, o Google vem fazendo uma limpeza nessas duplicatas: o Inbox acabou, deixando só o Gmail; o Allo foi encerrado; o Hangouts "clássico" pode deixar de funcionar em 2020; e o YouTube Music vem recebendo recursos do Google Play Música.

Talvez o Fuchsia possa entrar nessa mesma estratégia: segundo a Bloomberg, ele deve ser lançado em 2021 para substituir o Android em smartphones ao longo de cinco anos. Inclusive, o código-fonte do sistema aponta que ele será capaz de rodar apps do Android.

O Fuchsia usa um kernel chamado Zircon (baseado no LK) em vez do Linux. O Google vem testando o sistema no Pixelbook, enquanto a Huawei faz o mesmo no smartphone Honor Play. Alguns sinais apontam que ele também roda no alto-falante inteligente Google Nest Hub (antes chamado de Home Hub).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jadir Gomes da Silva

QUEM ASSINA ESTE TEXTO ? OLHA ATÉ A WIKIPEDIA TA CERTA KKK https://pt.wikipedia.org/wi...

Jadir Gomes da Silva

KKKK ANIMAL QUEM ASSINA O TEXTO ? E VAI ESTUDAR LINUX PRA PARAR DE FALAR TANTA MERDA KKKKK PROCURA SABER SOBRE KERNEL JUMENTO KKKKK MAIS QUE BURRO USA WINDOWS 95 SÓ PODE KKKKKKK

Jadir Gomes da Silva

CARA O TEXTO ESTA ERRADO TÃO ERRADO QUE ME FALA QUE SISTEMA OPERACIONAL É ESTE QUE NÃO EXISTE ? LINUX É SÓ O KERNEL TANTO É QUE A MATERIA DIZ ISSO TBM. UM TEXTO ERRADO . DEIXA DE SER BURRO PELO AMOR DE DEUS FORA QUE NEM TEM O NOME DO JUMENTO QUE ESCREVEU. MAS TU NEM QUER APRENDER QUER É CONTINUAR SENDO BURRO OK. OLHA A SUA BURRICE. LINUX É UM SISTEMA OPERACIONAL E O UBUNTU É ? O SLACKWARE É ? O RED HAT É ? E SE O LINUX É UM SISTEMA OPERACIONAL POR FAVOR MOSTRA UM PRINT DO LINUX ELE POIS MEU CERTIFICADO DE 2001 DA RED HAT ATÉ HOJE NÃO VIU POIS ELE É SÓ UM KERNEL MAS . SE VOCUER SER BURRO QUE CONTINUE CHEGA A SER ENGRAÇADO POIS DE KERNEL TU NÃO FALA POIS NEM SABE O QUE É NUNCA VIU KKKK

Jadir Gomes da Silva

OPEN SOURCE = código aberto . Você vai no site https://www.kernel.org baixa o LINUX . O linux é só isso ele é só um KERNEL. Como é OPEN SOURCE código aberto você pode modificar para as suas necessidades. Feito isso você tem um LINUX modificado adicione uma interface gráfica e aplicativos e você possui um sistema operacional . O ANDROID é isto um sistema operacional que utiliza um núcleo LINUX modificado para as suas necessidades. UFA quem sabe assim tu aprende algo e para de comentar assuntos que não sabe. Tenha um bom dia e pelo amor de DEUS v~e se aprende sobre qualquer sistema operacional e deixa de ser um usuário burro que nem sabe o que é KERNEL .

Jadir Gomes da Silva

Meus Deus! pela ultima vez LINUX não é um sistema operacional . Seu conceito está errado . Faça uma faculdade de TI e entenda sobre sistemas operacionais só assim vai entender a diferença de KERNEL e sistema operacional. No mais sim eu estou certo o seu conceito que está errado até tentei explicar mas a sua falta de conhecimento sobre o núcleo de sistema operacionais o impede de interpretar KERNEL e SO e o que é o LINUX em si .

phsodre

Acho muito interessante a intenção. A Google já mostrou que sabe o que faz. Todo dia inventa uma solução para acabar com a preguiça das inúmeras empresas que utilizam-se do Android (e elas só não seguem pq não querem) em manter o Android com a melhor experiência possível. Mas infelizmente o Android inicialmente não foi pensado para mobile... Dá até pra dizer que começou através de um port para concorrer com a Apple. O Fuchsia pelo menos já nasceu com o objetivo correto, tem anos que está em desenvolvimento e pode realmente trazer inovação e uma experiência mais completa. E ainda se não fizer tudo que promete, pode abrir as portas para esse futuro onde os OS de dispositivos diferentes, conversem melhor!

davi koscianski vidal

Google e sua mania de reinventar a roda...

Jadir Gomes da Silva

tenho que concordar com você infelizmente é causa perdida

Rodrigo Gommes

Aqui tbm, de boa no meu Top Exynos 2017.

Acho que ele tá reclamando de um android one ou um entrada qualquer...

Maezono

Esquece, nem desenhando os caras vão entender, rsrs

Maezono

Que isso, jamais.

Maezono

Com todo respeito eu acho que quem está precisando pesquisar é você amigo. GNU/Linux é um sistema operacional, Linux é apenas um kernel. Se todos os S.O. que usam kernel Linux podem ser chamados de Linux o Android também pode.

Maezono

sim e não. o objetivo era esse porém já virou apenas poucos meses após o início do desenvolvimento: "But even back then, the market for stand-alone digital cameras was declining, and a few months later, Android Inc decided to shift gears towards using the OS inside mobile phones."
Fonte: https://www.androidauthorit...

Eliézer José Lonczynski

Eles não querem a pressão de ter que apresentar ele logo, mas é lógico que querem aposentar o Android.

Avatar

Corre que o nerd ta puto.

Exibir mais comentários