Telegram ganha opção para arquivar chats e atualiza design no Android

O Telegram oferece uma saída para quem não deseja ver uma conversa, mas também não quer apagá-la

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Telegram finalmente tem uma opção de arquivar chats. Na nova versão do mensageiro, basta deslizar uma conversa à esquerda para que ela seja enviada a uma pasta que armazena outras que também não são exibidas na tela principal.

Com o recurso, o Telegram oferece uma alternativa para quem não quer ver uma conversa, mas também não quer apagá-la. À medida em que elas são arquivadas, o aplicativo exibe a pasta Chats Arquivados no topo da lista de conversas.

Para que a pasta também desapareça da tela inicial, deslize-a para a esquerda. Ela é exibida novamente ao deslizar toda a lista de conversas para baixo. Caso você queira que uma conversa específica volte a aparecer na lista principal, acesse o arquivo e arraste-a novamente para a esquerda.

Como acontece no WhatsApp, as conversas arquivadas voltam a aparecer automaticamente na tela principal sempre que há uma nova mensagem. Isso só não acontece com as conversas silenciadas, que seguem no arquivo independentemente do que é enviado.

A atualização também liberou um recurso que permite destacar a uma pessoa trechos específicos de grupos ou canais privados dos quais vocês fazem parte. Como em grupos públicos, é possível copiar o link e enviá-lo na conversa privada.

As mudanças no design do Telegram para Android

O Telegram aproveitou sua atualização para realizar algumas mudanças em seu design no Android. Elas envolvem ícone e menus, além de um novo botão para encaminhar as mensagens. Agora, ao selecionar uma mensagem, o mensageiro exibe um botão no canto inferior direito da tela.

Ao tocar sobre ele, basta escolher um contato ou um grupo para o app abrir a conversa. Caso você erre o destinatário, não é preciso começar todo o processo novamente. Em sua nova versão, o Telegram permite tocar sobre o ícone do encaminhamento e corrigir quem irá recebê-lo, evitando erros.

O aplicativo também anunciou as ações em massa. A solução permite fixar, silenciar, arquivar ou excluir conversas mais rapidamente selecionando várias de uma só vez.

Há, ainda, uma opção para ver mais informações de um chat antes de acessá-lo. Além do modelo padrão, com duas linhas (para o nome do contato e a última mensagem), o mensageiro oferece a opção com três linhas. Neste caso, é possível ver um trecho maior da última mensagem mesmo que ela seja mais longa.

Mudanças exclusivas do iOS

Por fim, o Telegram anunciou algumas novidades voltadas apenas para usuários de iOS. Entre elas, está a opção que permite dar mais segurança às conversas. Além das senhas de 4 dígitos, o aplicativo também passou a suportar senhas com 6 dígitos.

O mensageiro liberou ainda um recurso para apagar stickers usados recentemente e mudou a exibição de emojis em conversas: as mensagens em que só eles aparecem deixaram de contar com um balão e ficaram mais parecidas com stickers.

Com informações: Telegram.

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados