Início » Gadgets » Como ajustar a TV para cenas muito escuras de Game of Thrones

Como ajustar a TV para cenas muito escuras de Game of Thrones

Depois da Batalha de Winterfell, ajuste sua TV para não perder nenhum detalhe da última temporada de Game of Thrones

Por
10/05/2019 às 18h54

É fato que o terceiro episódio de Game of Thrones, da Batalha de Winterfell, deixou muitos decepcionados por conta da imagem ter sido escura “demais”. Também é fato que a qualidade final que é apresentada aos telespectadores tem muitas variantes, desde a recepção do sinal até a configuração da TV. Veja no que é possível melhorar.

HBO GO Game of Thrones

Como ajustar a TV para Game of Thrones

A qualidade final que é exibida depende de vários fatores. Começando pela compressão do vídeo, o que possibilita que ele seja distribuído para mais pessoas, dentre aquelas com uma conexão excelente e um aparelho de TV incrível àquelas que travam o vídeo do YouTube e nem mesmo uma Smart TV possuem. Há outros fatores, ajustáveis.

  1. Streaming: Se o episódio está sendo assistido via streaming (pela internet), a velocidade da conexão é um fator decisivo na qualidade recebida; e nesse caso não há o que o usuário possa fazer (não a tempo) a não ser tentar contratar um plano de internet melhor, o que às vezes não está disponível.

  2. Aparelho receptor: O dispositivo que o streaming está sendo executado também interfere na matemática. Nesse ponto vale fazer o teste com outro aparelho que rode o HBO GO, se for o caso, como um console ou um notebook ligado ao HDMI. Não é certeza que possa melhorar, mas às vezes é um caminho.

  3. Perfis de cena: Quase todas as TVs têm perfis de cores predefinidos, que são ideias para cada cena ou agradam mais os usuários, é válido testar cada um deles com alguma referência na TV e escolher aquele que melhor agrada o usuário, o mais indicado, no caso de Game of Thrones, é usar o perfil Filme ou Cinema, dependendo da nomenclatura usada na TV.

  4. Ajustes manuais: Caso os perfis não tenham solucionado o problema, é hora de testar os controles de imagem até obter uma melhora na imagem.

    Veja em que cada um é responsável:

    1. Luz de fundo: ajusta a saída de luz da TV LCD. Essa configuração muito alta pode deixar a imagem lavada, aquele aspecto esbranquiçado;
    2. Brilho: Por mais que tenha a função de ajustar as sombras e tornar áreas escuras mais visíveis, também pode lavar a imagem;
    3. Contraste: Tem influência nas cores da imagem, podendo as deixar mais vibrantes ou acinzentadas. Para imagens escuras, não é uma boa opção mexer nesse ajuste, podendo deixar o objeto ainda mais escuro ou opaco.
    4. Cor e Matiz: Também altera diretamente as cores da imagem, não funciona no caso de Game of Thrones, que a ideia é visualizar os elementos de sombra.

Lembre-se que sempre é possível redefinir os ajustes de cor no menu. Note que as configurações de imagem podem ser perfeitas para uma cena mais escura e desinteressantes para outra, como um filme de praia e verão, por exemplo. A opção para restauração dos padrões de imagem deve ficar na mesma tela que os ajustes.

Ah, e não esqueça de apagar todas as luzes, afinal como é mesmo que vemos filme no cinema?

Mais sobre: ,