Início » Telecomunicações » Elon Musk mostra primeiros 60 satélites da rede Starlink de internet

Elon Musk mostra primeiros 60 satélites da rede Starlink de internet

Estes serão os 60 primeiros de mais de 4 mil satélites que formarão a rede Starlink

Emerson Alecrim Por

O plano de Elon Musk de criar a Starlink, rede global de satélites que promete levar internet banda larga a várias partes do mundo, está um pouco mais próximo da realidade: no último domingo (12), o empresário divulgou imagens dos primeiros 60 satélites do projeto sendo preparados para o lançamento.

Space X

Há pouco mais de um ano que a SpaceX obteve autorização da FCC (sigla em inglês para Comissão Federal de Comunicações, órgão americano equivalente à Anatel no Brasil) para implementar uma rede com 4.425 satélites de órbita baixa e criar um serviço de acesso à internet global, rápido e com baixa latência (em torno de 25 ms, bem abaixo da média de 600 ms dos satélites convencionais).

Musk liberou as imagens para dizer que o primeiro grupo de satélites tem lançamento previsto para esta semana — provavelmente, para esta quarta-feira (15). As expectativas são grandes, mas o próprio empresário alerta que, por este ser o primeiro lançamento oficial para a rede Starlink (dois satélites foram lançados no início de 2018, mas apenas para testes), não são pequenas as chances de a missão ter problemas.

 Satélites no foguete Falcon

Uma das fotos mostra os 60 satélites posicionados em um compartimento na parte superior de um foguete Falcon 9, da SpaceX. Para dar uma noção um pouco mais precisa das dimensões do equipamento, Musk também publicou uma imagem do Tesla Roadster que, no ano passado, foi lançado ao espaço em um foguete similar (Falcon Heavy).

A foto mostra que os satélites, todos com formato achatado, foram empilhados de modo bem organizado dentro do compartimento. Só não ficou claro ainda como eles serão desacoplados no espaço: Elon Musk só adiantou que não haverá nenhum mecanismo dispensador. Detalhes técnicos deverão ser liberados no dia de lançamento.

Sabe-se, pelas palavras do próprio Musk, que mais seis lançamentos com 60 satélites também estão previstos, embora as suas respectivas datas não tenham sido divulgadas. A ideia é criar uma rede com cobertura mínima; outros seis lançamentos serão necessários para obtenção de uma cobertura mediana.

Se os planos funcionarem, os 4.425 satélites formarão apenas a primeira fase da rede Starlink. Para a segunda, a SpaceX pretende colocar aproximadamente 7.500 satélites adicionais em órbita. A intenção é estrear o serviço de acesso à internet em 2020.

Com informações: Business Insider.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emx Derick

Sempre aparece um bosta pra falar merda.
Deturpando os fatos(padrão). O exemplo dele pode não ter sido bem feito, mas a ideia passada foi correta seu imbecil. Agora a questão não é só ter internet.
A População teve sim uma possibilidade real de votar em um outro viés político graças a Internet, mas também pq pôde ter acesso às informações passadas por outros grupos de opinião, já que infelizmente a esquerda maldita da qual vc deve fazer parte, soube de forma astuta construir suas bases na Mídia desde a impressa a até a de vídeo, assim como souberam atacar a educação e cultura, em geral. Isso fez com que as principais lideranças desses meios e os mais influentes se tornassem automaticamente os cabos eleitorais dessa escória maldita chamada esquerda. Seguiram fielmente as teses de Antonio Gramsci: E aí?

Deu no que deu: conseguiram mesmo contaminar e influenciar pessoas a aceitarem essa merda como um pensamento bom, como algo produtivo. Mas quem ganhou com isso foram só seus líderes.

Defender causas às vezes nobres, sempre foi um pretexto, pois, isso fazia mobilizar pessoas e essas acabam por inércia aceitando que a esquerda seria o local certo para estar. E a prova está aí: Resultados pífios na educação, últimas colocações no (PISA), 79.ª posição no IDH, baixo crescimento/desenvolvimento socioeconômico, alto índice de desemprego com números oficiais na casa dos 13 milhões, desconsiderando quem trabalha sem CLT. Nenhum Prêmio Nobel e um sofrido prêmio Fields. Isso é o resultado do que a esquerda deixou no país.

Agora se houvesse um índice de como implantar uma ideologia, um conceito, e outro índice de como tomar o poder. Ah! Nisso vcs teriam notas 10. Institutos todos tomados, reitorias, universidades. Mas não por que isso é ser inteligente seu bosta e sim pq isso é um método para fortalecer esse lado maldito que existe. Uma prova são professores que são de direita, mas não têm espaço, prestígio ou oportunidades iguais a quem se apresenta como de esquerda. Outra Prova é que nas universidades a literatura que revela os podres da esquerda ou que narram o viés de direita não estão em suas prateleiras.

Editoras são raras, com provavelmente no máximo duas que se permitam falar da direita sem o viés propositalmente distorcido.

Graças a Internet onde não há como essa escória da esquerda controlar e ditar regras é que um outro lado da informação chegou. Chegou e ainda mostrou o quanto vcs foram astutos, safados, o quanto deturparam e controlaram a informação como quiseram. Isso é tão verdade que vc acabou de fazer isso seu merda, subvertendo, pra não dizer mentindo, sobre um fato real ocorrido no Brasil na sua cara nas últimas eleições. Isso pq mentir é algo muito tranquilo pra vcs.

Fake News foi a Folha que disse que Jair pagou 12 Milhões de para impulso de internet, mas provar que é bom nunca. Soltou essa mentira e nada lhe aconteceu inclusive. E qual objetivo tirar o prestígio de Jair nas eleições. Isso é coisa que gente decente faça não, somente coisa de esquerdista de merda. O Kit gay como termo(nome) não existiu institucionalmente, pois, foi só uma forma pejorativa e hilária de se chamar o projeto de orientação sexual nas escolas, Mas SIM isso ocorreu e consta no site da câmara como projeto arquivado, pela Dilma e lamentado pelo bosta do Jean Wyllys.
https://www2.camara.leg.br/...

Fake News foi o Filho da puta do HADDAD ter a audácia e a astúcia de mentir em uma entrevista dizendo que Mourão era torturador sendo que na época nem no exército estava e só tinha 16 anos.

A população que votou em Jair Bolsonaro o acompanhou pelas redes sociais SIM que, portanto, estão na internet. Enquanto a bosta da sua esquerda achando que estava tudo cominado, mesmo depois dos enormes absurdos e escândalos de corrupção teriam seu triunfo nas urnas graças a suas bases em todos as esferas possíveis do poder, da influência dos seus líderes, graças as enormes cifras que dispuseram pagar para as campanhas de seus candidatos facínoras.

ENTÃO, SIM SEU BOSTA, quanto mais pessoas de classe social de baixa para miserável tiverem acesso à internet e puder filtrar ou apurar melhor as informações regiões como o nordeste não serão mais reduto de governo esquerdista que preferem ficar dando migalhas para garantir votos e prestígio eterno, sem dar a eles a condição real de subsistência.

OK SEU FILHO DA PUTA?

O Olavo não é o melhor guru do mundo, mas pelo menos não é filho da puta como Paul Freire nem Covarde como HADDAD. Faculdade superior por faculdade superior não quer dizer nada se filhos da puta como vc podem ser formados com visões deturpadas sobre educação e segurança pública. A esquerda nunca esteve ao lado de questões ambientalistas a não ser para angariar prestígios e essa ideia só existe porque pessoas viram no meio política a esquerda defendê-los, mas qdo os defendia a intenção era atacar a direita ou os republicanos, Atacar o capitalismo. Qualquer coisa para atacar aos EUA e o Capitalismo vale Até fazer pacto com o Diabo se for preciso. OK

Qto mais a população tiver acesso a internet vai sempre votar na esquerda POR QUÊ? Se agora é fácil correr atrás de todas as mentiras de vcs e jogá-las nas suas caras de descarados???
HEIN SEU FILHO DA PUTA??

Edps #NãoVoteiNoBozo(Nem PT)

mas de onde vc tirou dessa cabecinha que ser de esquerda é sinônimo de burrice?
mas a internet é tão perigosa quanto boa, pois o povo pode aprender as coisas certas ou erradas, e serem manipuladas como foi seu caso.

Comentário Mil Grau℗

Enquanto o meu bairro ainda está começando a ser instalado com internets de fibra optica de pequenos provedores, os caras lá dos States já estão com internet via satélite com ping mais baixo que a minha atual ADSL porca da Morto Vivo.

Alexandre Salau

Estão em órbita baixa, vão decair em poucos anos e queimar na reentrada.

Macedo

sabe que o lance de fake news é usado pesadamente há mais de década pelo partido que perdeu a eleição dessa vez né? como disse o rapaz aí, corrupção e jogo sujo não é exclusividade de um lado político apenas....

agora, sobre a quantidade de informação vs alinhamento direita x esquerda, do meu meio, a esmagadora maioria do pessoal que sabe fazer conta que conheço é de direita (>90%), e até hoje nunca encontrei ninguém de esquerda que consiga mostrar que a conta para de pé... (e olha que sou pró apoio social como função do governo)

Baio-kun
Há pouco mais de um ano que a SpaceX obteve autorização da FCC


Até porque a soberania do FCC se estende até o espaço...

Baio-kun

Mas a latência é maior já que os satélites tem que ficar em uma órbita maior.

Paquito78

Já pensou se ele tivesse mais internet? Santo Deus...Einstein! Ah, não. Esqueci que Einstein era de esquerda...

Paquito78

Não pega pesado. O rapazinho mal sabe escrever...

Paquito78

Eu também!! Impressionante. Idade mental/ cognitiva similar ao dos ídolos.

😁😁

Wagner Albuquerque Filho

kkkkkkk acertei em cheio mimimimimimi

Uriel Dos Santos Souza

Um dos donos da OneWEB já tem outra empresa que faz isso.
Então agora tem outra empresa para o mesmo serviço, mas bem mais barato e com maior cobertura.

Jadir Gomes da Silva

ideologia e brasil não sei não viu. Um gringo fez a Independência, em MG temos o Tiradentes que foi preso e condenado e era retratado como jesus Cristo de barba e cabelo longo só a alguns anos a PMMG retirou a barba do Tiradentes em seus uniformes . Opa a PMMG usa a imagem de um condenado na farda ? . brasil a historia aqui é digamos, completamente mal contada. Nem tem como saber quem é o bandido ou que é o mocinho. Ideal de uma historia mal contada é muito subjetivo

Jadir Gomes da Silva

pelo que vejo estamos novamente na corrida espacial inventada pelo sputnik. As empresas viram que explorar faixa de satélite é algo muito lucrativo em um futuro próximo , não importa seu país ou operadora o satélite é deles. Imagina se uma google da vida cria uma joint venture com facebook e satélite com internet FACEBOOGLE olha a conpiração kkkkk

Jadir Gomes da Silva

pelo que li a ideia é lançar 2.000 satélites .

Segundo Greg Wyler, presidente executivo da OneWeb, a empresa pretende
lançar à órbita quase 2 mil satélites, mas afirma que 600 deles serão
suficientes nesta primeira fase de projeto. Entre os investidores da
empreitada, estão nomes de peso como Virgin Group, SoftBank, Airbus, Qualcomm
e Coca-Cola. A OneWeb tem contratos assinados com a Roscosmos e a
Arianespace para 21 lançamentos comerciais de 672 satélites usando os
foguetes Soyuz, com quase US$ 1 bilhão envolvidos

Exibir mais comentários