Início » Brasil » São Paulo proíbe patinete elétrico na calçada e obriga uso de capacete

São Paulo proíbe patinete elétrico na calçada e obriga uso de capacete

O descumprimento das novas regras para os patinetes elétricos poderá levar a multas de até R$ 20 mil

Victor Hugo Silva Por

Os usuários que circulam com patinetes elétricos em São Paulo deverão seguir novas regras. As medidas foram apresentadas para evitar acidentes à medida em que os veículos se tornam populares em algumas regiões da cidade.

A Prefeitura deverá publicar ainda nesta segunda-feira (13) o documento com as exigências. Ele proíbe a circulação dos patinetes elétricos nas calçadas e torna o o uso do capacete obrigatório. Os veículos só poderão ser usados em ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e ruas com limites de velocidade de 40 km/h.

Prefeitura de São Paulo anuncia regras para uso de patinetes elétricos

Para reduzir riscos, a cidade permitirá que os equipamentos circulem com velocidade de até 20 km/h. O descumprimento das regras poderá levar a multas entre R$ 100 e R$ 20 mil, de acordo com a gravidade da infração.

A penalização, no entanto, será aplicada somente daqui a 15 dias. Nesse intervalo, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e GCM (Guarda Civil Metropolitana) ficarão responsáveis por orientar pessoas sobre as novas regras.

“As multas são aplicadas em cima das empresas que detêm os patinetes, da mesma forma que a gente multa uma empresa locadora de veículos. Depois a locadora, a dona do patinete, pode passar essa multa para o usuário”, afirmou o prefeito Bruno Covas (PSDB) à TV Globo.

As regras funcionarão de maneira provisória nos próximos três meses. Após esse período, a Prefeitura de São Paulo se reunirá com empresas que alugam patinetes elétricos para definir regras mais detalhadas e, então, iniciar uma fiscalização mais rigorosa.

Com informações: G1.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sergio Lauro

Como somos um povo muito egoísta e ignorante a unica forma de colocar ordem na casa é mexendo no bolso.

Nioshi

gente... porquê 20 mil reais? é só um patinete velho, se tu mata alguém de carro tu não paga essa multa LUL

Danilo Cursino

Abaixa esse tom pra falar comigo que não seus amigo e nem seus parentes não, meu querido.

Quem está com achismos aqui é VOCÊ eu estou baseado ESTATÍSTICAS pra dizer que capacetes diminuem sim a ocorrência de acidentes com morte, não tô a chando nada ao contrário de vc, eu tenho dados, que inclusive são públicos de órgaos de trânsito e tráfego nas cidades, se vc souber ler, claro.

Você quem não apresentou um dado pra dizer que realmente inviabilizaria o serviço porque isso sim é crença econômica, o famoso neoliberalismo, onde encostou estado os bebezões choram sem nem analizar a problemática como um todo. "AIN EM OUTROS PAISES QUE NÃO SEI O QUE" porra então mostra um dado de outro país, observação não é estatística.

Danilo Cursino

Mas vc tá bravo, meu anjo? hahahaha

Mickão

Capacete é desnecessário? Parei.

Trillo da Silva

O fato de vc querer que usam nao torna correta tbm, é desnecessário ou autoritário isso. 8 anos de bikerio sem essa putaria, chega a patinete vira necessário. Nao é uso de 40km na rodovia, é de 2km em ruas de baixo movimento. Nada a ver a lei.

Trillo da Silva

Menos, bem menos. O unico argumento fraco aqui é o seu, que mistura tocar em algo, que facilmente pode ser resolvido lavando a mao ou usando alcool gel com ENFIAR A CABEÇA EM ALGO SUADO, COM CASPA OU PIOLHOS.

È desnecessário sim!, em varios paises nem se quer usam, lei completamente inutil e que vai inviabilizar o uso em muito lugares, visto que as pessoas o pegam na rua sem o capacete, é logico. sem falar do preço. É desnecessário sim! Capacete nao evita acidente, o que evita é educação e multa, isso sim é necessário.

Problema é seu, então use e pague o capacete SÓ VC. Nao precisa impor essa idiotice aos outros. Em muito lugares e ha muito tempo ja se usa motorizadas na calçadas.

Vc só se baseia em achismo e intervenção estatal, que doente.

Roberto Furutani

Tomara que a fiscalização sobre patinetes seja aproveitada para multar os ciclistas que andam pela calçada feito loucos.

Pierre Diniz

No caso dos patinetes da yellow/grin é fácil: Pelo login do usuário que liberou. Daí é igual locação de carro, onde a multa vai pra locadora e ela te repassa.

E pra patinetes com velocidade maior de 40km/h já é necessário placa e pagamento do IPVA e licenciamento.

leoleonardo85

Vcoês vivem em uma Utopia, queria viver nela também.

Na cidade de SP que eu conheço isso ai só é possível com reeducação, e é um processo demorado.

Porto Velho

Maldito estado que não deixa eu voar meus drones em rotas de aviões ou andar de patinete na contra mão..

Sim, tem coisas que o Estado se mete além da conta, mas isso é só organização de trânsito. Se o Estado não organiza, alguém tem que organizar.

Danilo Cursino

O carro já não deu certo, estão tentando alternativas pra isso.

Danilo Cursino

Transformar a rua em modal de transporte pra deixar as cidade mais espertas e fazer melhor uso dos espaços, super possível. Mas não, é mais fácil abraçar o problema do carro e pular no abismo de uma vez.

Danilo Cursino

Se vc for pensar em higiene, você sequer colocaria sua mão em um patinete pra começo de conversa, logo esse argumento é fraco. Desnecessário ele não é, ele evita acidentes graves e pode salvar vitas, isso é estatística, não achismo. Prefiro um serviço um pouco mais caro do que proibido e inviabilizado pelo número de mortes e acidentes. Quanto a inviabilização, não acredito, isso é puro achismo. Calçada preciava, sim, não é lugar de veículo morizado, minha questão é só se os outros modais passarão a oferecer igual segurança.

DanielBastos

Usar aquele capacete suado de 20 usuários anteriores vai ser uma beleza.

Vou a pé mesmo.

Exibir mais comentários