Início » Negócios » PayPal agora pode atuar como instituição de pagamento no Brasil

PayPal agora pode atuar como instituição de pagamento no Brasil

PayPal foi autorizado pelo Banco Central a ser "emissor de moeda eletrônica" e gerenciar contas pré-pagas de pagamento

Felipe Ventura Por

O PayPal está autorizado a lançar cartões pré-pagos no Brasil: o Banco Central liberou a empresa para atuar como instituição de pagamento na modalidade “emissor de moeda eletrônica”. Isso significa que ela poderá gerenciar contas de pagamento do tipo pré-paga, com recursos depositados previamente.

Foto por TwistedNonsense/Flickr

Foto por TwistedNonsense/Flickr

Vale lembrar que o PayPal já oferece um cartão pré-pago no Brasil: ele permite depositar valores em real — através de cartão de crédito nacional ou boleto bancário — e convertê-los para dólar. A ideia é possibilitar compras em sites no exterior mesmo sem cartão internacional. O serviço é oferecido em parceria com a Brasil Pré-Pagos; agora, a empresa poderia fazer isso sozinha.

Claro, o PayPal está bem longe de ser um banco no Brasil: por ser uma instituição de pagamento, ele fica proibido de oferecer conta corrente, empréstimo e financiamento. Ele também não obteve permissão para gerenciar contas do tipo pós-paga, como cartões de crédito.

PayPal está interessado na América Latina

Ainda assim, este pode ser um passo importante para expandir a atuação do PayPal no Brasil. Cada vez mais empresas estão de olho nos milhões de pessoas sem acesso ao sistema bancário, como o Nubank (com a NuConta) e o Itaú (com o app Iti de pagamento por QR code).

Um cartão pré-pago permite realizar pagamentos em lojas físicas e online sem a necessidade de ter conta em banco: basta depositar os valores via transferência bancária ou boleto, por exemplo.

O PayPal tem 277 milhões de contas ativas em todo o mundo, e parece estar bem interessado na América Latina: em março, a empresa se comprometeu a investir US$ 750 milhões no Mercado Livre. O dinheiro será usado na plataforma de comércio eletrônico, logística e soluções financeiras. O Mercado Pago também está autorizado a atuar como instituição de pagamentos.

Com informações: Valor.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jacques

Não poder ter mais saldo em dolares me quebrou forte.

Por enquanto eles tão convertendo sem taxas no valor cheio, então acaba sendo até aceitável, se mandarem ver as taxas deles vou ter que ver outro meio de receber internacional aqui, transferwise parece bem melhor!

johndoe1981

O que lasca é a taxa de 2,99% pra pagamento de contas com cartão.

Eric Cerqueira

Sou usuário do PicPay, não troco também!

Jefferson Bessa

O aplicativo do PicPay tem diversas soluções de pagamentos como essas e outras facilidades há muito tempo.. e ainda rola um cashback.. não troco não!

wuhkuh

Essa semana só faltaram me perguntar a cor da cueca, pesquisa e mais pesquisa

Leonardo Feelckins

só vem paypal e lança paypal.me

uB.

Claro q é bom vir, quanto mais concorrência, melhor pra mim. Tô falando assim só de zoa, tipo... +20 anos pra vir, nuuusssahh! N conheço outra empresa q demorou tanto e olha q n depende de coisas físicas pra operar.

João

Já tem trocentos cartões pré-pagos melhores no mercado. Se continuarem com aquele cartão caro e cheio de taxa ninguém vai querer.

Daniel

Temos mesmo, mas ter mais opções é sempre bom. Talvez as taxas por aqui sejam diferentes, (ps eu sei estou sendo "extremamente" otimista)....

raphael_silva

A parte dos dólares é por conta das leis vigentes no Brasil e não por conta do Paypal, sempre usei dólares até agora.

Sobre as taxas é assim que eles conseguiram ser a maior do ramo no mundo, tendo uma bom fee, o que possibilita a empresa a crescer.

Lá fora tem uma opção F&F (Family and friends) só que não liberaram no Brasil por provavelmente abuso.

uB.

Nem demorou...

"Fundada em 1998 por Peter Thiel e Max Levchin"

Precisa vir mais n, temos outras opções mais em conta!

Thiago Xavier

Uma coisa ruim do Paypal, lá fora todo mundo usa ele. Sou freelancer e todos meu clientes me pagam por ele. Mas suas taxas são muito muito altas... E tem outras coisas ruins como por exemplos. Não é possível enviar dinheiro entre contas sem pagar taxas. Não é possível mais ter dólares em sua conta... e por ai vai.