PayPal agora pode atuar como instituição de pagamento no Brasil

PayPal foi autorizado pelo Banco Central a ser "emissor de moeda eletrônica" e gerenciar contas pré-pagas de pagamento

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por TwistedNonsense/Flickr
Foto por TwistedNonsense/Flickr

O PayPal está autorizado a lançar cartões pré-pagos no Brasil: o Banco Central liberou a empresa para atuar como instituição de pagamento na modalidade “emissor de moeda eletrônica”. Isso significa que ela poderá gerenciar contas de pagamento do tipo pré-paga, com recursos depositados previamente.

Vale lembrar que o PayPal já oferece um cartão pré-pago no Brasil: ele permite depositar valores em real — através de cartão de crédito nacional ou boleto bancário — e convertê-los para dólar. A ideia é possibilitar compras em sites no exterior mesmo sem cartão internacional. O serviço é oferecido em parceria com a Brasil Pré-Pagos; agora, a empresa poderia fazer isso sozinha.

Claro, o PayPal está bem longe de ser um banco no Brasil: por ser uma instituição de pagamento, ele fica proibido de oferecer conta corrente, empréstimo e financiamento. Ele também não obteve permissão para gerenciar contas do tipo pós-paga, como cartões de crédito.

PayPal está interessado na América Latina

Ainda assim, este pode ser um passo importante para expandir a atuação do PayPal no Brasil. Cada vez mais empresas estão de olho nos milhões de pessoas sem acesso ao sistema bancário, como o Nubank (com a NuConta) e o Itaú (com o app Iti de pagamento por QR code).

Um cartão pré-pago permite realizar pagamentos em lojas físicas e online sem a necessidade de ter conta em banco: basta depositar os valores via transferência bancária ou boleto, por exemplo.

O PayPal tem 277 milhões de contas ativas em todo o mundo, e parece estar bem interessado na América Latina: em março, a empresa se comprometeu a investir US$ 750 milhões no Mercado Livre. O dinheiro será usado na plataforma de comércio eletrônico, logística e soluções financeiras. O Mercado Pago também está autorizado a atuar como instituição de pagamentos.

Com informações: Valor.

Receba mais sobre PayPal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados