Exclusivo: Samsung está contratando pessoas para testarem assistente Bixby no Brasil

Vagas para teste de software em Campinas (SP) indicam que Bixby vai estudar português do Brasil nos próximos meses

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Bixby

Dois anos depois do lançamento, o assistente pessoal Bixby ainda não entende português do Brasil. Ele ganhou suporte para italiano, alemão e outros idiomas em sua última atualização e, ao que tudo indica, os brasileiros estão entre os próximos: a Samsung abriu vagas para contratar pessoas que serão responsáveis por “performar testes de software em smartphones, focando em testes para o Bixby”.

O Tecnoblog apurou que estão abertas 18 vagas de emprego para testes de software com foco em Bixby. Os requisitos incluem “português fluente”, “conhecimentos em automação de testes” e curso superior em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Telecomunicações ou áreas semelhantes. Além disso, “inglês avançado será diferencial”, diz a empresa.

As vagas são para Campinas (SP), onde a Samsung mantém um de seus centros de pesquisa e desenvolvimento no país — o outro fica em Manaus. Um detalhe que nos permite especular a possível data de lançamento do Bixby em português do Brasil também está no anúncio: ele diz que o projeto tem “prazo determinado de 8 meses”, indicando que a atualização poderia chegar até o final de 2019 ou início de 2020.

Samsung Bixby em português / Vagas de emprego

A notícia chega em um momento em que a Samsung não cansa de falar de internet das coisas, casa conectada e comandos de voz. No evento mais recente de lançamento de TVs no Brasil, a fabricante destacou a presença do recurso SmartThings mesmo em modelos mais básicos, para controlar a máquina de lavar, o ar-condicionado ou o refrigerador — no entanto, para iniciar um ciclo de lavagem ou alterar a temperatura do ambiente por voz, é necessário alterar o idioma do televisor para o inglês.

Outros assistentes de voz já entendem o português do Brasil. A Siri foi uma das primeiras, ganhando o suporte ao idioma em 2015. O Google Assistente também incluiu a nossa língua em 2017 e, recentemente, a Amazon começou a convidar usuários brasileiros para testarem a Alexa, inclusive oferecendo alto-falantes inteligentes de graça.

Procurada pelo Tecnoblog, a Samsung confirmou que o Bixby em português “está em desenvolvimento”, mas que “ainda não há previsão da data de lançamento”.

Dica do leitor Diego Nascimento. Obrigado!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados