Google recomenda fundo cinza (não preto) em apps com modo noturno

Google atualiza diretrizes do Material Design para ajudar desenvolvedores Android a adotarem tema escuro nos apps

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google descobriu há alguns meses que o modo noturno pode economizar a bateria do celular, e finalmente vai adotar um dark mode em toda a interface do Android Q. Além disso, as diretrizes do Material Design foram atualizadas para ajudar os desenvolvedores a adotarem um tema escuro em seus apps. A empresa explica por que é melhor usar um fundo cinza-escuro em vez de preto na maioria dos casos.

Google recomenda fundo cinza-escuro em vez de preto

As diretrizes do Material Design não recomendam usar fundo preto nos aplicativos, e sim a cor cinza-escuro: ela reduz o cansaço visual, “já que o texto claro em uma superfície cinza-escuro tem menos contraste do que texto claro em uma superfície preta”. Isso também permite dar a ideia de elevação e profundidade, porque é mais fácil ver sombras em fundo cinza.

O Google abre uma exceção para interfaces que exigem uso eficiente da bateria, como smartwatches: neste caso, o fundo pode ser totalmente preto para conservar energia. Os pixels serão ligados e desligados rapidamente em displays OLED; a empresa avisa que isso “pode causar um delay na tela durante a rolagem, fazendo com que os pixels fiquem borrados”.

As diretrizes do Google sempre levam em conta a acessibilidade. Por isso, o tema escuro deve evitar o uso de cores muito saturadas: elas têm contraste baixo com o fundo cinza, dificultando a leitura; e produzem vibrações óticas que levam ao cansaço visual.

“Interfaces com tema escuro usam superfícies predominantemente escuras, com detalhes em cores esparsas”, explica o Google. “Elas emitem baixos níveis de luz, mantendo um alto padrão de usabilidade.”

Ou seja, componentes grandes da interface — como a barra de status na parte superior, ou a barra de ícones na parte inferior — precisam adotar cores escuras. Elementos menores, como botões e textos, podem adotar outros tons.

Alguns apps do Google já adotaram o modo escuro, como o YouTube, Google Fotos, Mensagens, Contatos, Calculadora, Câmera do Google e mais. Além disso, outros aplicativos vêm testando esse recurso, como o Google Chrome e Google Drive.

O Google premia apps que adotam e adaptam o Material Design, mas a empresa já foi flagrada desobedecendo suas próprias regras (caso da Play Store). Ainda assim, é bom ver que ela está fazendo um esforço para promover o modo escuro em mais lugares no Android. Você pode conferir aqui as sugestões para o tema escuro.

Google recomenda não usar cores muito saturadas no tema escuro:

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados