Início » Aplicativos e Software » O que é e-book?

O que é e-book?

Descubra o que é e-book, o formato de livro digital que você pode ler no seu computador, celular, tablet ou leitor dedicado (e-reader)

Ronaldo Gogoni Por
27 semanas atrás

O livro digital, popularizado pelo Kindle e por tablets é uma mídia leve, prática e acessível, que nos permite ler nossos livros favoritos em qualquer lugar, com facilidade. Aprenda mais sobre o que é e-book, o livro eletrônico, quais os formatos, e onde ler.

Perfecto_Capucine / e-book / Pixabay / o que é e-book

O que é e-book?

O e-book — electronic book, ou livro digital — é um conteúdo em forma de texto e imagens como fotos e gráficos, apresentado no formato de um livro. Foi criado para permitir que esse arquivo possa ser lido em diversos dispositivos, e suporta algumas alterações como formato e tamanho da fonte para que o texto se adapte aos leitor.

Um e-book também permite que o leitor possa navegar pelo livro através do índice, selecionando os capítulos que deseja ler, e faça marcações para saber onde parou.

Alguns formatos de arquivo, como o .doc ou .txt, podem suportar algumas ou todas as características acima, enquanto outros, como arquivos .pdf, são menos flexíveis.

Quais são os formatos de e-ebook?

Existem diversos formatos de e-book, e estes são os mais populares:

EPUB

De código aberto, o EPUB é o compatível com o maior número de dispositivos: e-readers, smartphones, tablets e computadores. É oficialmente o padrão da tecnologia;

Kindle

Proprietário da Amazon, o formato Kindle é o padrão dos e-readers de mesmo nome, e conta com um sistema de distribuição próprio entre as soluções da empresa. Entretanto, também é compatível com outros produtos e possui um leitor online;

mobipocket

Baseado no padrão legado Open Book como o EPUB, o mobipocket é uma tecnologia similar à Kindle, que foi inclusive comprada pela Amazon, e se tornou o segundo formato padrão da linha Kindle. Diferente do EPUB, entretanto, ele não é aberto;

iBook

Apple / Apple Books / o que é e-book

Proprietário da Apple, o iBook é o padrão do iPhone, iPad e Mac, mas os aparelhos também suportem outras extensões. O iBook oferece recursos de áudio e vídeo. Os livros criados no iBooks Author só podem ser adquiridos na Apple Books Store;

Kobo

O formato Kobo, pertencente à Kobo Inc., é essencialmente igual ao EPUB; ele atende os e-readers da própria companhia, mas também pode ser lido através de apps para computadores e celulares. O Kobo foi o formato padrão escolhido pela Livraria Cultura, a pioneira em e-books no Brasil, após não conseguir emplacar um leitor próprio.

PDF

Proprietário da Adobe, o PDF foi criado para facilitar o compartilhamento de documentos com layout fixo. Tais arquivos não podem ser editados pelos leitores. Sendo assim, não permite o redimensionamento de fonte ou fotos. Embora seja um padrão pesado e não muito seguro, o PDF é um dos mais populares.

Onde eu posso ler e-books?

Amazon Kindle Paperwhite (2019)

O formato padrão EPUB, o PDF, um dos mais populares, e a grande maioria dos demais podem ser lidos em quase todos os leitores de e-books, bem como em smartphones e tablets Android, iPhones e iPads, e em computadores Windows, Linux e Macs.

Uma das poucas exceções, é justamente o leitor dedicado mais popular: a linha Kindle (com exceção do Kindle Fire) suporta apenas os formatos Kindle e mobipocket, ambos pertencentes à Amazon. O formato Kindle pode ser lido em outros aparelhos, bem como arquivos .mobi protegidos por DRM, através de aplicativos da linha Kindle.

Quais as vantagens e desvantagens de um e-book?

Uma das vantagens é a praticidade: você pode ler seus livros favoritos em qualquer lugar, pela tela do celular, sem ter que carregar o peso dos livros físicos.

A portabilidade é outra vantagem: como os e-books são em geral muito leves, é possível colocar centenas ou milhares de livros em um cartão de memória ou e-reader.

Uma das desvantagens, curiosamente, diz respeito também à quantidade: dificilmente teremos tempo para ler todos eles, geralmente consumimos um por vez.

Vale lembrar que há muitos livros físicos não foram disponibilizados no formato e-book, a grande maioria acadêmicos, que são bem caros. Entra também o fator preço: muitas vezes, cobra-se o mesmo valor (se não mais caro) do livro físico pela versão digital.

Disney / A Bela e a Fera / o que é e-book

Imagine esta cena com a Fera dando um pendrive de presente à Bela, ao invés da biblioteca

Além disso, nossa relação com livros é muito emocional. Gostamos de manusear, folhear, emprestar nossos livros e os exibimos com orgulho nas estantes. O e-book não permite isso. É como um prato congelado de microondas: apesar de toda a praticidade e conveniência, a receita real (no caso, o livro físico) é sempre mais saborosa.

Mais sobre: