Como usar o Hand Talk [tradutor para libras]

Hand Talk é um app brasileiro que traduz texto do português para Língua Brasileira de Sinais

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

A Libras, Língua Brasileira de Sinais, é a segunda língua oficial do Brasil, depois do Português. Por ser a principal forma de comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, ainda é pouco disseminada para o restante dos brasileiros. É nesse sentido que o app brasileiro Hand Talk busca ajudar.

Como usar o Hand Talk

O aplicativo está disponível para Android e iOS. No primeiro acesso, serão solicitadas algumas permissões para que o app funcione adequadamente. Depois de iniciado, o usuário já encontra o Hugo, o personagem responsável pelas animações da tradução.

  1. Na caixa de texto no rodapé da tela, insira o texto a ser traduzido pelo Hugo.
    Ou segure o botão do microfone para falar;
  2. Após o processamento, o personagem fará a tradução na tela.
avatar Hugo do Hand Talk

É possível ajustar a velocidade da animação, repeti-la quantas vezes for necessário e rotacionar o avatar em 360º; o app também permite exportar um GIF para ser compartilhado em qualquer lugar.

Importante: É necessário conexão com a internet para realizar as traduções.

No menu, no canto superior esquerdo, o usuário pode encontrar o histórico das traduções anteriores feitas e um dicionário com termos mais específicos separados pelas categorias Português, Matemática, História, Ciências e Geografia. A exemplo são palavras como abajur e abdômen que têm seus sinais próprios.

Há também a seção #HugoEnsina, composta por uma série de curtos vídeos explicativos sobre sinais ainda mais específicos como informática, supermercado, datas comemorativas, instrumentos musicais e super-heróis.

O Google premiou o Hand Talk em cerca R$ 5 milhões durante o evento para desenvolvedores Google I/O, que ocorreu entre 7 e 9 de maio, no qual a companhia selecionou 20 organizações no Desafio Google de Impacto em IA (inteligência artificial). Ao todo foram 2.602 inscrições de 119 países.

O Hand Talk inclui propagandas para monetização do app, mas é possível removê-las por R$ 7,90 (valor da App Store).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre hand talk na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados