Início » Internet » Sites ficam inacessíveis no Brasil devido a falha no Cloudflare

Sites ficam inacessíveis no Brasil devido a falha no Cloudflare

Cloudflare tem problema em servidores no Brasil; sites carregam lentamente ou não abrem devido a erro de conexão

Felipe Ventura Por

Você teve — ou está tendo — dificuldade em acessar o Tecnoblog? Diversos sites no Brasil foram afetados nesta terça-feira (14) por um problema no Cloudflare, que oferece serviços de CDN para acelerar o carregamento de páginas e evitar indisponibilidades (pois é). Em alguns casos, as páginas carregam devagar ou simplesmente não abrem, dando erro de conexão.

Foto por Michal Jarmoluk/Pixabay

À 0h56 (horário de Brasília), o Cloudflare detectou problemas de desempenho na rede no Brasil. A falha foi identificada às 3h11, e uma correção foi aplicada às 14h39. A empresa ainda está acompanhando a situação, e diz que “alguns clientes ainda podem experimentar um desempenho reduzido enquanto nossa rota de fibra óptica está sendo restaurada”.

Atualmente, o Cloudflare está redirecionando o tráfego chegando ao data center de Porto Alegre para outros pontos de sua rede; enquanto o data center de São Paulo opera com “desempenho reduzido”. O serviço parece estar funcionando normalmente no Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza.

O Cloudflare é bastante conhecido por sua CDN (rede de entrega de conteúdo): a empresa tem data centers espalhados pelo mundo que guardam um cache de sites e serviços online. Dessa forma, é possível distribuir conteúdo mais rápido: por exemplo, se você mora no Nordeste, pode abrir um site dos EUA se conectando a um servidor de Fortaleza, acelerando o carregamento.

No entanto, diversos sites acabam sendo afetados quando a CDN para de funcionar: diversas empresas usam os serviços do Cloudflare, e nem sempre é prático desviar o tráfego para contornar o problema.

Por enquanto, só resta esperar até que o serviço seja normalizado. Você teve problema em acessar algum outro site?

A rede global do Cloudflare com 180 data centers:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Braga

Valeu!

Rod

Descobri um macete agora. Quando rolar pra baixo até chegar nos comentários, basta rolar até o fim da página, que quando os comentários carregarem, você não é empurrado pra cima pra ver os ads.

Matheus Alexandre

Descobri agora a pouco que isso estava acontecendo porque tempo atrás usei uma aplicação para barrar anúncios no Spotify e acabou que tá barrando alguns no navegador também...Mas enfim..os anúncios no Tecnoblog são bem posicionados e não atrapalham a leitura - com exceção dos que ficam aparecendo no corpo do texto

Alexandre Cordeiro

Também tive esse problema no meu site (Tecnoup), desde que uso os serviços da Cloudflare isso foi a primeira vez que aconteceu. Mas agora está normalizado e espero que não de mais problemas.

Souza

Também não tenho nenhum problema.
E mesmo propagandas esporádicas não me atrapalham e já que gosto do site, é uma maneira de apoiar já que o acesso é pago com publicidade e não com meu dinheiro diretamente.

Souza

Alguns sites estão assim ainda.
O Tecnoblog está ok neste instante.
https://uploads.disquscdn.c...

Barroso Filho

O problema não afetou o serviço de resolução de nomes (DNS) da Cloudflare. Afetou apenas a funcionalidade de proxy ("nuvemzinha laranja" habilitada).

Eu tinha/tenho 20 sites na Cloudflare. Após detectar essa falha, imediatamente desabilitei o modo proxy, e todos eles permaneceram operantes. Tive 0% de downtime em todos os meus sites que estavam na Cloudflare.

A Tecnoblog não precisaria mudar os names servers pra poder permanecer operante. Só bastava desativar o modo proxy. Desta forma contornariam o problema de forma imediata e não precisariam aguardar o prazo média de expansão de DNS.

Jhonatan Paiva

Mesma coisa aqui, estranho.

ribeiro

Abri só essa página o adblock bloqueou 29 anúncios. rsrs

Raphael

o que teve de usuario enchendo o saco ontem foi brincandeira !!! kkkk

johndoe1981

Russian + tracker.

johndoe1981

Que faaase do Tecnoblog Cloudflare!

johndoe1981

Sei bem que site é esse, é filé mesmo pra encontrar discografias inteiras em FLAC.

Epic Mac Fadden - ODZ -

MeioBit também ficou fora, mais um monte de sites que costumo acessar diariamente... inclusive o meu tracker russo pra música lossless.

Fábio de Jesus

Configurei o Cloudflare no celular pra ter uma velocidade maior e saiu ao contrário, quanta ironia, só hoje percebi uma melhora

Exibir mais comentários