Início » Internet » Sites ficam inacessíveis no Brasil devido a falha no Cloudflare

Sites ficam inacessíveis no Brasil devido a falha no Cloudflare

Cloudflare tem problema em servidores no Brasil; sites carregam lentamente ou não abrem devido a erro de conexão

Felipe Ventura Por

Você teve — ou está tendo — dificuldade em acessar o Tecnoblog? Diversos sites no Brasil foram afetados nesta terça-feira (14) por um problema no Cloudflare, que oferece serviços de CDN para acelerar o carregamento de páginas e evitar indisponibilidades (pois é). Em alguns casos, as páginas carregam devagar ou simplesmente não abrem, dando erro de conexão.

Foto por Michal Jarmoluk/Pixabay

À 0h56 (horário de Brasília), o Cloudflare detectou problemas de desempenho na rede no Brasil. A falha foi identificada às 3h11, e uma correção foi aplicada às 14h39. A empresa ainda está acompanhando a situação, e diz que "alguns clientes ainda podem experimentar um desempenho reduzido enquanto nossa rota de fibra óptica está sendo restaurada".

Atualmente, o Cloudflare está redirecionando o tráfego chegando ao data center de Porto Alegre para outros pontos de sua rede; enquanto o data center de São Paulo opera com "desempenho reduzido". O serviço parece estar funcionando normalmente no Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza.

O Cloudflare é bastante conhecido por sua CDN (rede de entrega de conteúdo): a empresa tem data centers espalhados pelo mundo que guardam um cache de sites e serviços online. Dessa forma, é possível distribuir conteúdo mais rápido: por exemplo, se você mora no Nordeste, pode abrir um site dos EUA se conectando a um servidor de Fortaleza, acelerando o carregamento.

No entanto, diversos sites acabam sendo afetados quando a CDN para de funcionar: diversas empresas usam os serviços do Cloudflare, e nem sempre é prático desviar o tráfego para contornar o problema.

Por enquanto, só resta esperar até que o serviço seja normalizado. Você teve problema em acessar algum outro site?

A rede global do Cloudflare com 180 data centers:

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Braga

Valeu!

Rod

Descobri um macete agora. Quando rolar pra baixo até chegar nos comentários, basta rolar até o fim da página, que quando os comentários carregarem, você não é empurrado pra cima pra ver os ads.

Matheus Alexandre

Descobri agora a pouco que isso estava acontecendo porque tempo atrás usei uma aplicação para barrar anúncios no Spotify e acabou que tá barrando alguns no navegador também...Mas enfim..os anúncios no Tecnoblog são bem posicionados e não atrapalham a leitura - com exceção dos que ficam aparecendo no corpo do texto

Alexandre Cordeiro

Também tive esse problema no meu site (Tecnoup), desde que uso os serviços da Cloudflare isso foi a primeira vez que aconteceu. Mas agora está normalizado e espero que não de mais problemas.

Souza

Também não tenho nenhum problema.
E mesmo propagandas esporádicas não me atrapalham e já que gosto do site, é uma maneira de apoiar já que o acesso é pago com publicidade e não com meu dinheiro diretamente.

Souza

Alguns sites estão assim ainda.
O Tecnoblog está ok neste instante.
https://uploads.disquscdn.c...

Barroso Filho

O problema não afetou o serviço de resolução de nomes (DNS) da Cloudflare. Afetou apenas a funcionalidade de proxy ("nuvemzinha laranja" habilitada).

Eu tinha/tenho 20 sites na Cloudflare. Após detectar essa falha, imediatamente desabilitei o modo proxy, e todos eles permaneceram operantes. Tive 0% de downtime em todos os meus sites que estavam na Cloudflare.

A Tecnoblog não precisaria mudar os names servers pra poder permanecer operante. Só bastava desativar o modo proxy. Desta forma contornariam o problema de forma imediata e não precisariam aguardar o prazo média de expansão de DNS.

Jhonatan Paiva

Mesma coisa aqui, estranho.

ribeiro

Abri só essa página o adblock bloqueou 29 anúncios. rsrs

Raphael

o que teve de usuario enchendo o saco ontem foi brincandeira !!! kkkk

johndoe1981

Russian + tracker.

johndoe1981

Que faaase do Tecnoblog Cloudflare!

johndoe1981

Sei bem que site é esse, é filé mesmo pra encontrar discografias inteiras em FLAC.

Epic Mac Fadden - ODZ -

MeioBit também ficou fora, mais um monte de sites que costumo acessar diariamente... inclusive o meu tracker russo pra música lossless.

Fábio de Jesus

Configurei o Cloudflare no celular pra ter uma velocidade maior e saiu ao contrário, quanta ironia, só hoje percebi uma melhora

Cássio Linden Albert

Pior que o Disqus tá se passando nos ads. O Mobilon estava falando no Twitter sobre trocar o sistema de comentários justamente por conta disso.

Renato Frota

Se não quer expor IP / tomar DDoS é só subir um droplet de $5, criar uma regra de redirecionamento direto no fw ou um nginx proxy apontando para o IP real, e apontar o DNS do domínio pro droplet. Pronto, seu próprio "CDD" (Content Delivery Droplet).

Vitor

Pessoal damo Tecnoblog, o CDN da Singular é bem melhor que a Cloudflare, experiência própria, com mais de 1 mi de acessos mensais.

Eduardo Braga

Aqui aparece alguns. No celular é bem chatinho de usar, principalmente quando chego aqui nos comentários.

compranoexterior

Também tive esse problema e resolvi desabilitando o Cloudflare durante o período, vários sites caíram e quando percebi que era generalizado logo percebi que podia ser algo na rede da cloudflare .

Abraão Caldas

Parece que o problema foi numa fibra da embratel.

Matheus Alexandre

Engraçado que mesmo sem adblock não aparece nenhuma publicidade aqui no meu navegador. Tanto no Firefox como também no Chrome

Matheus Alexandre

Tive problemas durante toda a tarde e só agora pela noite consegui acessar o site.

Keaton

Antigamente era a AMAZON que quebrava a Internet... agora, pelo visto, é a Cloudflare.

Rookie naz

Dos que eu acesso o Udemy também caiu no horário de almoço.

starssurfer

várias panes ontem e ainda hoje, em alguns de meus sites sequer consigo visualizar

Gabriel

Só não entendo o pq estou no Rio de Janeiro (a minha rota pra cloudflare cai na CDN deles do RJ) mas também tive problemas para acessar diversos sites, discord por exemplo morreu.

Gabriel

UBER também caiu ontem no mesmo horário. Precisei usar e só ficava "sem conexão", por wi fi e 4G. Tive que pegar Taxi...

Capitão Caverna

Não mais difícil que acessar o tecnoblog sem adblock

Abraão Caldas

Talvez isso mostre que a infra do cloudflare no Brasil ainda não seja suficientemente redundante.

Jacques

Minha dificuldade em acessar o site é só pelo excesso de propaganda mesmo

Thiago Oliveira Santos

Aqui em Unaí-MG no meu wi-fi que possui link do provedor Master Internet tava impossível acessar já pelo 4G da Claro estava acessando com um pouco de lentidão.

Franco Luiz

Tirando a dificuldade normal quando to sem adblock de usar o Tecnoblog, eu reparei que algumas vezes o site ficava como off mesmo

Gabriel Novaes

Aqui no Mato Grosso do Sul estamos com esse problema somente em algumas operadoras de internet.

A solução é temporariamente desviar o trafego da cloudflare.

uB.

Precisamos de uma Cloudflare para a Cloudflare. N é a primeira vez q tivemos um problema parecido por aqui!

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Aqui no RS não consegui abrir o tecnoblog e o meiobit no início da tarde e agora no início da noite.

igorruckert

Aqui só Facebook e YouTube e alguns outros sites que abrem normalmente, o resto está lento ou nem carrega (Rio Grande do Sul). Já ia ligar no meu provedor pra reclamar, mas então o problema é mais grave.

Jacques

Começou por volta das 00:20 quando alguns amigos meus perceberam que o Discord caiu, meia hora depois tava de volta, mas a rota tava indo pra Miami e não SP como acontecia sempre aqui.

Ai a tarde tava impossível, maioria dos sites no cloudflare não abriam de maneira alguma, no final dela que normalizou só.

Caio Garcia

Porque não utilizam o cloudfront da aws ? Já que vocês , suponho , tem a infra já na aws? Ou estou enganado ?🤔

Leumas Ninguém

Por isso aqui não estava abrindo kkkk

Fora os sites de anime, pensei que era minha internet

JeronimoPW

Agora voltou. Consigo acessar os sites que não estavam abrindo, inclusive o Tecnoblog. A única forma de acessar era usando o Tor.

Queen

Claro que sim, Vou aqui expor meu servidor, pra tomar DDos pra cacete, só porque um CDN a nível mundial fez merdinha.

Renato Frota

É só desligar a função de CDN na guia DNS e os requests vão direto pro seu servidor. E não leva 24h, como você falou. Em 5 ou 10 minutos já estariam todos vendo o IP novo nas consultas de DNS, pois o CloudFlare usa um TTL baixo.

Daniel Taiguara

é o tecnoblog algumas vezes não abriu para mim hoje fora outros sites

Credulos

Tive problemas com vários sites que uso diariamente, e com alguns simples testes de rota deu pra notar que o problema era na CloudFlare. Inclusive aqui ainda estou tendo dificuldades.

Claudio Tavares

Sim. Tive dificuldade pra acessar o Tecnoblog hoje (além de outros sites). Achei que fosse problema da minha conexão. Obrigado.